O cheiro maravilhoso desse Arroz Doce de Paçoquinha vai dominar a sua casa! Essa é a receita perfeita para quem busca uma sobremesa simples, deliciosa e fácil de fazer. Vem entrar no clima de festa junina comigo.
ARROZ DOCE DE PAÇOQUINHA
Depois da enquete que eu fiz lá no meu instagram, o arroz doce com paçoquinha ganhou e aqui estou, para entregar essa receita maravilhosa para você fazer ai na sua casa!
O Arroz Doce é uma receita simples e fácil, que requer um pouco de tempo, mas que não requer daquele tempo de espera eterno que outras sobremesas requerem! Você pode escolher comer morno, em temperatura ambiente ou geladinho, o importante é se atentar na hora da cocção para ele não absorver todo o liquido e ficar cremosissimo.
A minha receita não leva leite condensado (que nada mais é do que leite e açúcar cozidos), justamente porque dessa maneira, é possível controlar o teor de açúcar e dulçor, que vai fazer com que o arroz doce seja menos enjoativo e mais saboroso! Óbvio que não tenho nada contra as receitas com leite condensado, é apenas uma preferência pessoal.
INGREDIENTES SIMPLES
Eu já falei aqui como essa receita é simples e descomplicada, e para isso, os ingredientes tem que ser também fáceis de encontrar e/ou que tenhamos em casa!
- Arroz: um ingrediente que todos temos sempre em casa, você pode usar arroz normal ou se preferir pode usar um arroz mais gordinho como o arbóreo.
- Leite: idealmente a receita leva leite integral, porém, nada te impede de fazer com um semi-integral, ou um leite vegetal.
- Açúcar: outro ingrediente básico da cozinha de todos nós. Eu gosto de utilizar açúcar demerara pelo sabor, mas o açúcar refinado comun funciona perfeitamente aqui.
- Creme de Leite: pode ser o fresco ou o de caixinha.
- Sabores: nesse caso, usamos o amendoim, a paçoquinha e um pauzinho de canela para saborizar o arroz, mas você pode usar casca de laranja, baunilha, cravo, etc.
O ARROZ DOCE NO MUNDO
O Arroz Doce é uma sobremesa conhecida e reproduzida mundialmente, e em cada canto do mundo, ele foi adaptado para pertencer às mais diversas culturas.
Porém o inicio dessa sobremesa foi lá na Ásia, onde o arroz é um elemento fundamental na culinária. Preparado geralmente com chás, gengibre e/ou flores, é uma sobremesa servida em ocasiões festivas, como um símbolo de prosperidade!
Não demorou muito para que essa delicia chegasse ao Oriente Médio, onde recebeu outros sabores como a canela e quantidades generosas de pistache. Por lá, é uma sobremesa que representa hospitalidade e alegria, normalmente compartilhada entre familiares e amigos.
Ao chegar na Europa, o arroz doce recebeu ingredientes como baunilha e raspas de cítricos. Tido como uma atração em festas e celebrações!
Nas Américas, foi recebido de braços abertos e hoje é uma tradição que não pode faltar nessa época de Festa junina! Se você tiver uma história com o arroz doce pra me contar, eu vou adorar saber nos comentários!
TIPOS DE ARROZ E A DIFERENÇA NO RESULTADO
No preparo do Arroz Doce, o tipo de arroz vai definir se o resultado final vai ser com grãos curtos, largos, grossos, fininhos, macios ou mais durinhos. Por isso, vou deixar aqui uma guia para te ajudar a definir que arroz vai ser melhor para você.
- Arroz Agulinha (Arroz Branco): esse é o tipo de arroz mais tradicional aqui no Brasil, o que todos tem em casa! Ele é largo e fino, funciona perfeitamente para a preparação do arroz doce.
- Arroz Arbóreo: esse é o arroz de risoto. Seus grãos são menores e mais redondinhos, contém mais amido, o que garante uma cremosidade extra. Foi a minha escolha, mas só porque era algo que eu tinha em casa.
- Arroz Cateto: esse é o arroz utilizado para sushi. Seus grãos são redondos e mais transparentes. Por conter um alto teor de amido, o grão fica macio e o caldo bem cremoso. Na Europa eles usam esse tipo de arroz na preparação do arroz doce, eu ainda não provei, mas imagino que fique sensacional.
VÍDEO PASSO-A-PASSO
RECEITA ARROZ DOCE DE PAÇOQUINHA
Arroz Doce de Paçoquinha
Ingredientes
- 300 gr leite integral
- 200 gr creme de leite fresco (35% gordura)
- 75 gr arroz (arborio ou normal)
- 50 gr açúcar demerara
- 1 canela em pau
- 2 unid paçoquinha (45gr)
- 30 gr amendoim picado
Método de Preparo
- Em uma panela, misturar o leite, creme, arroz, açúcar, canela e o amendoim.
- A fogo alto, deixar começar a ferver. Abaixar o fogo e cozinhar por 45min. (cronometrados), mexendo de tempos em tempos para não queimar o açúcar.
- Transferir o arroz para uma tigela grande, para cortar a cocção, e misturar a paçoquinha moída. Retirar o pau de canela.
- Fechar com plástico filme e refrigerar (se quiser servir fresquinho) ou, esperar amornar e servir.
- Servir bem fresco, com mais paçoquinha e amendoim por cima.
Notas
- Essa receita também fica maravilhosa servida com o meu Caramelo Salgado – Básico!
FEZ A RECEITA E AMOU?
Se você fez essa receita eu AMARIA que você deixasse um review nos comentários me contando o que você achou! E se for postar no Instagram me marca para eu poder ver!
FAQ ARROZ DOCE
POSSO FAZER MAIS QUANTIDADE DA RECEITA?
Com certeza! Para fazer uma maior quantidade é só dobrar, triplicar ou quadruplicar as quantidades!
POSSO TROCAR O AÇÚCAR DEMERARA POR REFINADO?
Pode, na verdade, você pode usar o açúcar que preferir. Eu gosto de usar ou mascavo ou demerara porque eles adicionam um leve sabor caramelizado, devido ao melado de cana.
POSSO USAR CREME DE LEITE DE CAIXINHA?
Por mais que eu prefira com creme de leite fresco, pelo teor de gordura que deixa o arroz doce mais cremoso, você pode sim utilizar o creme de leite de caixinha. É só utilizar a mesma quantidade.
1 Comentário
Amei essa receita. Amanhã mesmo vou fazer. Obrigada por dedicação.