Perfeito para servir morno nesse friozinho, esse Bolo de Chocolate de Assadeira fica pronto em 30 minutos e é super fácil de fazer! Bem chocolatudo, a massa é de cacau e esponjosa, a cobertura é de ganache de chocolate ao leite e fica cremosissima. Para os amantes do chocolate, esse bolo é o bolo ideal!
BOLO DE CHOCOLATE DE ASSADEIRA
Fomos passar uns dias em Campos do Jordão, para aproveitar a temporada de inverno e tirar as crianças de casa. Eu aproveitei a ocasião para fazer esse bolinho de chocolate que foi muito bem apreciado por todos, à beira da lareira e com climinha invernal!
Algumas ocasiões pedem receitas mais simples, que não precisem de muitos implementos ou muito tempo. Esse bolo de chocolate é perfeito pela sua simplicidade e fica ainda mais perfeito morno. Inclusive, no dia seguinte, eu fiz questão de colocá-lo 15 segundos no microondas para amornar antes de comer!
COMO POTENCIALIZAR O SABOR DO BOLO DE CHOCOLATE
Alguns ingredientes podem potencializar e elevar o sabor de um simples bolo de chocolate.
- Cacau em pó 100%: a escolha do cacau é muito importante, pois ele vai ditar o sabor à massa. Um bom cacau em pó é fundamental para ter um bolo saboroso. Usar chocolate em pó (que contém % de açúcar) pode alterar a textura do bolo.
- Café: muitas receitas, inclusive o famoso bolo peteleco, pedem por água quente, para fazer uma pastinha com o cacau. Eu uso sempre café coado no lugar da água, isso porque tanto o café como o cacau possuem substancias chamadas polifenóis, que interagem entre elas, fazendo com que o café amplifique seus sabores ricos e profundos, tornando-se mais achocolatado.
- Iogurte Natural: a acidez do iogurte vai reagir com o cacau e com o bicarbonato, deixando massa muito fofinha, esponjosa e leve. O iogurte também vai ajudar a manter a umidade da massa.
QUE BOLO MAIS FÁCIL!
Não precisa de batedeira e fica pronto bem rapidinho! Essa massa precisa de pouquíssimo esforço para ficar perfeita, e foi por isso que eu escolhi ela para fazer na nossa viagem. Sem contar que você nem precisa se preocupar em encontrar uma forma perfeita, basta uma assadeira untada.
Você também pode assar essa massa em forminhas de cupcakes ou em uma (ou duas) formas redondas.
NOTA SOBRE SAL E TEMPERATURA DE FORNO
É sempre importante ver o tipo de sal que é pedido nas receitas. Eu uso sempre sal de mar em cristais pequenos para a massa e flor de sal maldon para dar um toque especial por fora. Se você quiser usar sal fino para as preparações, ajuste a quantidade, já que o sal fino de mesa é mais salgado que os outros.
Temperaturas são medidas convencionais, porém cada forno é um forno, e muitas vezes a temperatura interna do forno não está 100% ajustada ao que diz no botão. Por isso, eu recomendo que você compre um termômetro de forno, assim você pode “descobrir” onde fica a “temperatura perfeita” no seu forno em particular. Geralmente fornos elétricos são mais precisos que fornos à gás, porém, com a temperatura ajustada e correta, você pode assar qualquer receita em qualquer forno.
VÍDEO PASSO-A-PASSO
RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE DE ASSADEIRA
Bolo de Chocolate de Assadeira
Equipamentos
- 1 assadeira de 32x22cm
Ingredientes
Massa do Bolo
- 60 gr cacau em pó 100%
- 120 gr café coado (quente)
- 200 gr farinha de trigo
- 1 ½ colh. chá bicarbonato de sódio
- 1 colh. chá fermento em pó
- ½ colh. chá sal
- 315 gr açúcar refinado
- 2 unid. ovos
- 105 gr óleo
- 200 gr iogurte natural
- ½ colh. chá pasta de baunilha
Ganache de Chocolate ao Leite
- 375 gr chocolate ao leite
- 200 gr creme de leite fresco (35% de gordura)
- 30 gr glucose
Método de Preparo
Para o Bolo
- Pré aquecer o forno 180ºC e untar uma assadeira de 32x22cm com manteiga e cacau em pó.
- Em um recipiente, misturar o cacau em pó com o café quente até obter uma pastinha homogenea.
- Em m bowl, misturar a farinha com o bicarbonato, fermento e sal.
- Em outro bowl, misturar o açúcar com os ovos, até obter uma mistura homogênea. Adicionar o óleo, o iogurte, a baunilha e misturar até incorporar.
- Adicionar a pasta de cacau e misturar bem.
- Adicionar os secos e misturar até obter uma massa lisa e homogênea. Transferir a massa para a assadeira untada e assar por aprox. 40 minutos.
- Retirar do forno e deixar amornar por pelo menos 10 minutos.
Para o Ganache e Finalização
- Em uma panela, aquecer o creme de leite com a glucose. Quando o creme começar a ferver, retirar do fogo e misturar vigorosamente o chocolate, até obter um ganache brilhante.
- Adicionar o ganache por cima e espalhar até cobrir todo o bolo.
- Decorar com granulado de chocolate e servir morno.
FEZ A RECEITA E AMOU?
Se você fez essa receita eu AMARIA que você deixasse um review nos comentários me contando o que você achou! E se for postar no Instagram me marca para eu poder ver!
FAQ BOLO DE CHOCOLATE
COMO ARMAZENAR O BOLO?
Depende muito de quão rápido vai ser o consumo. Eu prefiro armazenar fora da geladeira, fechado com plástico filme, por até 3 dias. Na geladeira ele dura 7 dias e congelado pode durar até 3 meses.
POSSO SUBSTITUIR O CHOCOLATE AO LEITE POR CHOCOLATE AMARGO NA GANACHE?
Sim, porém, para manter a mesma textura (pensando que o chocolate amargo é muito mais duro que o ao leite), você vi precisar ajustar a quantidade de creme de leite da receita, fazendo uma matemática simples:
peso do chocolate x porcentagem de cacau / porcentagem de cacau do chocolate a ser usado
2 Comentários
Tudo o que vc faz é maravilhoso, meus parabéns!!!!
Muitas receitas que você disponibiliza vc faz uso do creme de leite fresco.
Não é um ingrediente muito ace$$ível 🙁
Varia entre 28 a 32 reais (500 ml) a depender da região.
A nata tem o custo de 17,00 (400 g) Sendo assim, não é um item que temos a disposição sempre nas nossas geladeiras.
Não há na confeitaria um plano C ?
Tal como o creme de leite de lata nestle extra cremoso 30% ( 8 a 9 reais) ou Piracanjuba Gourmet 30% ou piracanjuba bate chantilly 35 %. (8,00) ?
Oi Luciana! Obrigada!
Dasim para substituir pelo creme de leite de lata ou os outros que você citou! Eu particularmente prefiro e utilizo o fresco (que também pode ser nata) porque ele não tem nenhum espessante (como goma xantana ou goma guar), que as vezes pode alterar um pouco a textura final.