Alfajores Chilenos com Chá Preto

Para receta en Español, haz click aqui

Alfajor06

Chega setembro e o Chile simplesmente para! Esse é o mês das festas pátrias e eles levam essa festança super a sério, bandeiras, músicas e comidas típicas por todos os lados, acontecem várias festas por todo o país, que são bem parecidas às nossas festas juninas, ou aos nossos rodeios!

Como já vivo aquí há 4 anos e meio, é impossível não entrar no clima e fazer receitar típicas para celebrar o mês de setembro! O alfajor é um doce super tradicional em todos os países Latino Americanos, chegou ao continente junto às monjas missionárias no período da colonização espanhola e como todas as receitas trazidas por colonos, se adequou e se misturou com a cultura indígena de cada país, dando origen a diferentes tipos de alfajores, por ese motivo, os alfajores uruguaios são diferentes aos argentinos, que são diferentes aos chilenos!

Aqui no Chile, o alfajor entra na categoria de “Chilenitos” que são doces tradicionais chilenos como “empolvados”, “merenguitos”, “hojarasca”, todos preparados com os mesmos ingredientes (farinha, ovos, açúcar e “manjar”). Eu fiz essa versão com chá preto, porque aqui a tradição de tomar chá é fortíssima e o chá mais consumido e mais conhecido, é o chá preto!

Alfajores Chilenos

Ingredientes:

  • 2 xic. (250g) de farinha de trigo
  • 3 gemas de ovo
  • 6 colh. sopa (90ml) de leite integral
  • 2 colh. chá de chá preto (opcional)
  • 1 pau de canela (opcional)
  • 1 colh. chá de pisco (ou cachaça) *o álcool vai evaporar
  • 1 colh. sopa (15g) de manteiga sem sal
  • pitada de sal
  • doce de leite (“manjar”) para rechear

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela, a fogo médio, ferva 100ml de leite integral, apague o fogo e adicione o chá e a canela. Tape, deixe esfriar, retire a canela e bata o leite com o chá no liquidificador para desfazer um pouco as folhas de chá. Esse passo é opcional, você pode fazer sem infusão.
  2. Na batedeira, com a pá, misture a farinha, gemas, leite, pisco, sal e manteiga, até obter uma massa lisa. Embrulhe em plástico filme e deixe na geladeira por 1h.
  3. Pré aqueça o forno a 180ºC.
  4. Abra a massa bem fininha, com 0,3cm de espessura, corte círculos de 3cm de diâmetro, coloque sobre uma assadeira com papel manteiga, fure as bolachinhas com um garfo e asse por 10-12 minutos, ou até começar a dourar. Deixe esfriar por completo.
  5. Recheie com doce de leite.

Alfajor02

Essa receita é ultra fácil e maravilhosa para o chá da tarde!! Os alfajores ficam bem delicados, as bolachinhas são finas e quebradiças e o doce de leite dá o toque doce delicioso! Eu gostei muito do resultado com o chá e a canela na massa, porque da um toque defumado e amadeirado ao sabor final.

Alfajor04

Alfajor05

Eu espero que você experimente essa receita ai na sua casa e me conte o que você achou e como ficou o seu alfajor! Se quiser também pode me mandar uma foto no instagram, assim eu posso compartilhar! Se tiver alguma duvida, deixa aqui nos comentários e eu te respondo rapidinho ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s