Flan Parisien de Café

Para receta en Español haz click aqui

FlanParisien17

Estou tão animada com a receita de hoje, porque é uma receita tão fácil e tão deliciosa, que eu poderia fazer todos os dias, e comer todos os dias, de diferentes sabores! O sabor que eu fiz hoje, foi café, mas você pode tirar o café e deixar só baunilha, ou substituir por matcha, chocolate, etc. 

O Flan (pudim) é uma sobremesa antigua no mundo, existe desde os tempos medievais e com o tempo, foi sendo adaptado por cada país. Conhecido na Inglaterra como “custard tart”, em Portugal como “pasteis de nata” e na França como “Flan parisien”!! A receita também varia em cada país, ou em cada familia, mas no geral, é uma receita super fácil de um creme de confeiteiro assado junto com uma massa quebradiça.

Nessa receita eu usei um ingrediente muito conhecido na França, porém, não tão comum no Brasil, o pó de baunilha, que nada mas é, do que as favas secas (ou só a casca da fava) moída. Você pode começar juntando a casca de todas as suas favas de baunilha, deixar secar no forno a 100ºC e depois processar tudo, formando um pó grosso que poderá ser utilizado em qualquer tipo de preparação. Dessa maneira, você utiliza 100% das suas preciosas favas de baunilha, que convenhamos, não são NADA baratas!

Flan Parisien de Café

Rendimento: 8 – 15 porções / Tempo de Preparo: 45 min / Tempo Total: 1h30

Ingredientes:

FlanParisien1

Massa:

  • 1 1/2 xic. de farinha de trigo
  • 1 colh. sopa de açúcar
  • 1 colh. chá de pó de baunilha
  • 1/2 colh. chá de sal de mar
  • 180g de manteiga gelada
  • 1/4 xic. (60ml) de leite
  • 1 gema

Recheio:

  • 3 xic. (750ml) de leite integral
  • 1 xic. (250ml) de creme de leite fresco
  • 1 xic. (225g) de açúcar
  • 2 colh. sopa de café solúvel
  • 1 fava de baunilha
  • 6 colh. sopa de maizena
  • 4 gemas
  • 1 ovo

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 200ºC.

Para fazer a massa, na procesadora, junte a farinha de trigo, o açúcar, o pó de baunilha, o sal e a manteiga gelada. Triture tudo por alguns segundos, adicione o leite, a gema e processe por 30 segundos, ou até obter uma massa.

FlanParisien5

Abra a massa com 0,5cm de espessura, entre dois pedaços de papel manteiga e refrigere enquanto faz o recheio.

Para o recheio, em uma panela, junte o leite, o creme de leite, o café solúvel e a baunilha. Misture tudo e a fogo médio/alto, esquente até começar a ferver. Ao mesmo tempo, em um bowl, bata os ovos com a maizena, até obter um creme pálido.

Quando a mistura de leite começar a ferver, retire do fogo e com uma concha, adicione aos poucos metade da mistura sobre o creme de ovos. Batendo sem parar, para temperar as gemas. Volte tudo para a panela e cozinhe a fogo baixo, só até engrossar. Retire do fogo, cubra com plástico filme em contato e deixe esfriar.

Com o recheio em temperatura ambiente, em uma fôrma de torta ou em um aro sobre um papel manteiga (ou silpat), coloque a massa, ajeitando e apertando com os dedos, para acomodar bem, corte o exceso das bordas. Despeje o creme, arrumando com uma espatula para deixar o mais liso possível.

FlanParisien8

Asse por 40-45 minutos, ou até que a superficie fique bem queimadinha. Retire do forno e deixe esfriar. O ideal, como qualquer pudim, seria passar a noite na geladeira. Desenforme e sirva gelado.

FlanParisien10

A massa, por ser uma massa rica em manteiga, fica quase como uma massa folhada, cheia de camadas crocantes. A capa de cima do creme se queima e da uma textura mais durinha, muito maravilhosa!

FlanParisien11

FlanParisien12

O interior é cremoso e suave! Esse é o meu tipo de torta favorita e é uma ótima sobremesa para servir em um jantar com pessoas importantes! Essa receita é maravilhosa, mas eu indico que você faça sempre com um dia de antecipação, porque um dia é o ideal para ficar com os sabores bem definidos.

FlanParisien16

FlanParisien19

Espero que você goste dessa receita, e quando fizer, lembra de tirar uma foto e me mandar por instagram, assim eu posso ver as delicias que você prepara ai na sua casa! ❤

FlanParisien20

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s