Picadinho de Carne

Para receta en Español haz click aqui

Picadinho

Todo brasileiro que se preze, já comeu um bom picadinho de carne, afinal de contas, é um prato clássico da cozinha boemia brasileira. O picadinho que nos anos 50 não passava de um prato servido na madrugada, para bêbados e baladeiros (rsrs), caiu no gosto dos “ricos e famosos” e como todos os pratos famosos, foi gourmetizado por chefs bacanas. Hoje em dia todo restaurante bacaninha de SP ou do Rio, serve picadinho como almoço executivo, uma vez por semana! Me lembro de ter ido mas de uma vez ao Bar da Dona Onça só para comer o mas aclamado picadinho do centro de SP, que delicia!

Depois que eu deixei o Brasil, percebi que a nossa gastronomia realmente é muito rica. Rica em sabor, em texturas, em cores e em diversidade! Foi por essa distância e a saudade da nossa riqueza gastronômica, que eu comecei a cozinhar muitos pratos brasileiros em casa!! Essa receita de picadinho é apenas uma das mil versões que esse prato tem, na minha opinião a versão mais rápida.

Picadinho de Carne

Rendimento: 4 porções / Tempo de Preparo: 40min

Ingredientes:

  • 1kg de filet mignon picado em cubos de 1cm
  • 2 cebolas picadas brunoise (cubos bem pequenininhos)
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 2 colh. sopa de farinha (ou amido de milho)
  • 1 colh. sopa de extrato de tomate
  • 1 colh. sopa de molho inglês
  • suco de 1/2 limão
  • 3 xic. de água fervendo
  • azeite de oliva
  • sal e pimenta
  • salsinha

Modo de Preparo:

  1. Misturar a carne picadinha com sal, pimenta e a farinha.
  2. Em uma panela grande, a fogo alto, coloque um fio de azeite e com a panela bem quente, coloque 1/4 da carne e deixe dourar, sem mexer muito. Retire a carne e coloque mais 1/4, vá repetindo esse processo até ter toda a carne dourada (mas não 100% cozida), adicione mais azeite conforme precisar. Esse processo faz com que a carne não solte seus líquidos, evitando assim que a preparação fique seca no final. -É muito importante não cozinhar demais a carne, é só uma douradinha de um dos lados.-
  3. Ao terminar de dourar a carne, o funda da sua panela estará bem queimadinho e cheio de pedacinhos de carne grudados. Adicione à essa panela 1 xícara de água fervendo e o suco do limão, raspe o fundo até soltar tudo e misture esse caldinho na carne.
  4. Volte a panela para o fogo, adicione un fio de azeite e sue a cebola e o alho, até a cebola ficar transparente. Adicione o extrato de tomate, o molho inglês e mexa bem. Junte a carne com o caldinho à mistura de cebola e adicione as 2 xícaras de água restantes. Se estiver faltando sal e pimenta, adicione. Deixe tudo ferver por 6 minutos em fogo alto. Polvilhe salsinha picada na hora de servir.

Picadinho2

Essa é a receita perfeita para aqueles dias em que vem aquela vontade de comida de casa, mas não temos muito tempo. No meu caso, faltou uma farofinha para completar, mas só de sentir esse saborzinho eu já fico muito feliz!

Se você gostou dessa receita, comenta aqui que tipo de receita salgada você gostaria de ver aqui no blog. Quando fizer esse picadinho ai na sua casa, posta uma foto no instagram e me marca para eu poder ver, aproveite e usa o hashtag #thinkingsweet. ❤

 

Anúncios

2 comentários sobre “Picadinho de Carne

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s