Quindim

Para receta en Español haz click aqui

Quindim12

Chegou carnaval!! Aquela época do ano em que os problemas simplesmente desaparecem, e tudo que queremos é encher o corpo de glitter e sair cantando e dançando pelos bloquinhos da cidade! Que vontade de estar no Brasil pulando carnaval com vocês!

Nossa história com o carnaval vem des dos tempos coloniais e mesmo que o carnaval não tenha sido invenção brasileira, nós soubemos celebrarlo como ninguém! Não é a toa que somos o país do Carnaval e para comemorar essa semana de festa e felicidade, nada melhor que um docinho bem brasileiro!!

O quindim, assim como o carnaval, também é uma tradição que chegou no brasil por influência dos nosso colonizadores, mas que rapidinho se transformou e virou a cara do nosso país. Para quem não sabe, a receita originaria vem de portugal, a “Brisa do lis” que é um doce feito em conventos mas que no lugar do coco ralado, utilizavam amêndoas. Outra curiosidade interesante sobre o porque dos doces serem feitos com tantas gemas é que nos conventos, onde esses doces tiveram suas origens, a clara do ovo era usada para engomar roupa.

Agora que você já é uma pessoa mais culta, vamos à receita!

Quindim

Rendimento: 10-12 porções / Tempo de Preparo: 20min / Tempo Total: 5h

Ingredientes:

Quindim2

  • 2 1/2 xic. de açúcar
  • 1 1/2 xic. de água
  • 1 colh. sopa (20g) de manteiga
  • 100g de coco ralado seco
  • 1 xic. de água quente
  • 15 gemas de ovo

Modo de Preparo:

Em um bowl, hidrate o coco ralado com a agua quente. Reserve

Em uma panela, a fogo alto, misture o açúcar com a água e ferva por 5 minutos, ou até atingir 115ºC (ponto de fio). Adicione a manteiga, sem mexer e deixe esfriar.

Com a calda fria, misture com as gemas e adicione o coco ralado hidratado. É normal a mistura empelotar um pouco. Tape o bowl com plástico filme e deixe descansar por 3h em um lugar fresco, ou na geladeira.

Pré aqueça o forno a 180ºC com uma bandeja com água para o banho maria e unte uma fôrma de pudim com manteiga e açúcar. Esse açúcar é o que vai garantir a capa brilhante do quindim.

Quindim5

Passe a mistura para a fôrma e asse por 50 minutos a 180ºC em banho maria, ao final dos 50min, o topo do quindim deve estar levemente dourado. Desenforme morno e leve à geladeira.

Devo confessar que eu passei muitos anos da minha vida me negando a provar quindim, isso porque quando eu era mais jovem, na minha concepção louca, tudo que levava muitos ovos era estranho e deveria ter sabor a omelet. Foi só quando eu comecei a me interessar realmente pela confeitaria que eu aceitei os ovos e comecei a provar tudo.

Quindim10

Nessa jornada de aceitação eu descobri algumas coisas que fizeram a diferença, como por exemplo: a procedência do ovo e a data. Prefira sempre os ovos de galinhas “livres”, ou seja, de sitios e/ou fazendas onde as galinhas são livres para correr, a diferença é notável, a gema é mais laranja e o ovo é 20 vezes mais saboroso e cremoso. Também observe sempre a data em que os ovos foram coletados, quanto mais novo, melhor!

Voltando ao Quindim, eu fico muito feliz em ter superado essa época de rejeição ao ovo, porque realmente, o quindim é um doce maravilhoso, super cremoso e tão característico da nossa cultura. Essa receita, de todas que eu já testei, foi a que eu achei melhor, sempre funciona e fica super brilhante.

Quindim

A base de coco dá o contraste de textura com a cremosidade da parte de cima, o que eu acho super importante em uma sobremesa cremosa, porque no final não fica parecendo papinha.

Quindim19

Essa sem duvidas é uma receita que você deveria ter no seu caderninho de receitas, uma receita atemporal, que pode ser servida tão bem decorada como uma sobremesa moderna. Tudo sempre vai depender de como servimos, o prato, a decoração (flores, coco ralado, merengues…).

Quindim16

Então fica ai essa dica pra você arrasar no carnaval e também no quindim!! Se você gostou dessa receita deixa um comentário, me conta o que você achou, se você já fez, se vai fazer… e quando fizer, posta uma foto no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca porque eu adoro ver o resultado de vocês!

Tem alguma duvida? PERGUNTA!! E eu te respondo rapidinho pra dar tudo certo na sua cozinha!! ❤

Anúncios

2 comentários sobre “Quindim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s