Eton Mess

Para receta en Español haz click aqui

etonmess12

Hoje eu acordei pronta para impressionar a Queen Elizabeth II e preparei o tão famoso Eton Mess, sobremesa super tradicional britânica e a favorita dos ingleses. O eton mess consiste em uma base de suspiro coroada com morango e chantilly! Mas é obvio que eu tive que dar meu toque né, afinal de contas, não sirvo para fazer coisa basiquinha! Deixei o merengue mais gostoso com um toque de flor de azahar, incrementei o chantilly com baunilha e chocolate branco e assei os morangos com suco de limão para dar o contraste!! O resultado ficou ótimo e não poderia deixar de compartilhar com você!!

Faça essa receita e veja a reação das pessoas quando você serve, é impressionante como uma coisa tão simples como suspiro pode surpreender. O mais legal dessa receita é a falta de perfeição!

Eton Mess

Rendimento: 8-10 porções / Tempo de Preparo: 1h / Tempo Total: 4h

Ingredientes:

etonmess

  • 5 claras de ovo
  • 1 1/2 xic. (300g) de açúcar cristal
  • 1 colh. chá de água de azahar (flor de laranjeira)
  • 500g de morango fresco
  • 2 colh. sopa de açúcar mascavo
  • raspas e suco de 1 limão
  • creme de leite fresco
  • chocolate branco
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Para o morango assado: pique todos os morangos em 4, em um bowl, misture com o açúcar mascavo, raspas e suco de limão. Deixe a mistura descansar por 10 min. Transfira para uma assadeira e asse por 30 minutos a 180ºC. Deixe esfriar e se quiser guardar, coloque em potes de vidro limpos e esterilizados.

Para o chantilly de chocolate branco: derreta o chocolate branco, misture com a baunilha e o creme de leite. Leve à geladeira por mínimo 3h.

etonmess-7

Para o merengue: Pré aqueça o forno a 100ºC, se a temperatura minima do seu forno é de 180ºC, coloque uma colher de madeira na porta, deixando entre aberta.

No bowl da batedeira, juntar o açúcar cristal com as claras e deixar em banho maria, mexendo aos poucos, até o açúcar se desfazer e a mistura esquentar. Uma boa maneira de ver o ponto sem termômetro é colocando o dedo e sentindo se ainda tem cristal de açúcar ou se já dissolveu.

etonmess-2

Retire do banho maria e comece a bater em velocidade média/alta até o merengue esfriar, adicione a água de azahar e bata para incorporar. Ao esfriar, o merengue deve formar um pico firme, para testar, levante o batedor e veja a pontinha que se forma, se ela cair um pouco, é porque o merengue não está pronto.

Espalhe o merengue, sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, formando um retângulo, sem se preocupar com a perfeição. Como o proprio nome já diz, estamos criando uma bagunça.

etonmess-6

Asse o merengue a 100ºC por 2 horas. Apague o fogo, abra a porta do forno e deixe esfriar or completo ali dentro, essa é a maneira correta de esfriar o merengue e conseguir essa textura quebradiça por fora e molhadinha por dentro.

Montagem: com o creme de chocolate branco bem frio, bata com a batedeira, ou com muita força no braço, até formar o chantilly.

etonmess-11

Espalhe o chantilly sobre o merengue, por cima espalhe os morangos assados e decore com flores ou ervas. Eu acabei decorando com pétalas de rosa e violetas, mas também ficaria lindo com manjericão ou hortelã.

etonmess-12

A água de flor de laranjeira dá um sabor floral super gostoso e refrescante para o merengue, mas tem que ter cuidado, se colocar muito, vai ficar com gosto de sabonete!! O chantilly de chocolate branco é uma delicia, tem muito sabor a baunilha. O morango fica bem ácido e contrasta muito bem com o sabor doce do merengue e do chantilly. Concluindo, a mistura fica maravilhosa!

etonmess-13

A idéia na hora de servir é quebrar o merengue e fazer bagunça mesmo, não existe uma maneira refinada de servir essa sobremesa!! Outra apresentação é fazer os merengues individuais ou até mesmo servir a porção em um potinho de vidro. O legal dessa sobremesa é que você pode servir de muitas maneiras e sem se preocupar muito com a ordem e a perfeição!!

etonmess-14

E ai, gostou dessa bagunça arrumadinha?! Se você fizer essa receita ai na sua casa, posta uma foto la no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver!! Espero que você goste dessa receita e compartilhe com seus amigos e familia! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s