Shakshuka

Para receta en Español haz click aqui

shakshuka1-17

“Shakshouka” é um prato do Oriente Médio, que consiste de ovos pocheados em molho de tomate, servidos em uma panela de ferro. Geralmente apresentado como café da manhã ou brunch, a shakshuka é perfeito para surpreender! É simples e surpreendentemente delicioso que não tem uma receita padrão e pode ser adaptado a qualquer situação. 

Em uma viagem que fiz com minha amiga Dalal do blog “Recetario de Dul”, em uma noite estávamos preparando um molho de tomate normal, quando ela apareceu com saquinhos de tempero. Enquanto ela jogava canela, cominho e paprica no meu molho de tomate eu enlouquecia e dizia “Dalal, você esta louca?! CANELA???”, ela apenas me olhou e falou “fica tranquila, vai dar tudo certo”. Quando o molho ficou pronto eu ainda não tinha certeza de que aquilo iria funcionar, mas quando eu provei aquele molho de tomate… a única coisa que eu pude pensar foi “porque eu nunca coloquei canela no meu molho antes?! A minha vida inteira eu estava perdendo essa oportunidade maravilhosa.”

Dedico essa receita à Dalal, porque sem ela, minha Shakshuka jamais seria tão deliciosa! Aproveito também para convidar você que está lendo esse post a sempre provar coisas novas e inesperadas! Uma dica ótima para essa receita é que você pode reduzir a receita pela metade e fazer um prato individual.

Shakshuka

Rendimento: 4 porções / Tempo de Preparo: 10 min / Tempo Total: 20 min

Ingredientes:

shakshuka1-12

  • 1/2 cebola roxa picada em tiras
  • 1 colh. sopa de açúcar mascavo
  • 250g do meu molho de tomate (ensinei AQUI)
  • 1/4 colh. chá de canela em pó
  • 1/4 colh. chá de páprica em pó
  • uma pitada de cominho em pó
  • uma pitada de sal e pimenta moída
  • 1 colh. sopa de água
  • azeite de oliva
  • 4 ovos
  • 1 abacate
  • coentro fresco picado

Modo de Preparo:

Em uma frigideira grossa, a fogo médio/alto, adicione um fio de azeite, espere esquentar e adicione a cebola picada e o açúcar. Cozinhe até caramelizar a cebola.

Adicione o molho de tomate, todos os temperos e a agua. Baixe o fogo para médio/baixo e deixe o molho ferver por 2 min.

Adicione os ovos, tempere a gema com sal e pimenta, tampe a frigideira e deixe cozinhar por 4-5 minutos. É muito importante que só as claras cozinhem, a gema tem que ficar molinha e brilhante.

shakshuka1-14

shakshuka1-15

Finalize com um pouco de coentro picado por cima e um abacate cortado em fatias. Coentro é um tempero muito maravilhoso, mas a maioria das vezes é mal utilizado e acaba tomando conta do sabor da comida. Se você não gosta de coentro, provavelmente é porque você provou pratos super exagerados. Prove colocar só um pouquinho, sem exageros e você vai ver a diferença que faz!

shakshuka1-18

Sirva com pão fresco, ou tostado e sinta todos esses sabores do Oriente Médio tomando conta da sua boca! Quem imaginaria que um pouco de canela em um molho de tomate fariam tanta diferença?!

shakshuka1-19

Espero que você goste dessa receita e faça muitas vezes aí na sua casa! Se fizer, posta uma foto lá no instagram con a hashtag #thinkingsweet e me marca, assim eu posso ver todas as suas aventuras na cozinha! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s