Meu Molho de Tomate Favorito

Para receta en Español haz click aqui

shakshuka1-2

A parte dos doces, quem me conhece sabe que eu gosto muito de cozinhar em casa. Sempre estou provando uma nova receita ou uma nova maneira de executar uma receita antiga, e foi assim que eu “descobri” esse molho de tomate, que virou meu molho de tomate caseiro favorito de todos os tempos.

O preço do tomate está sempre variando – hora normal, hora altíssimo – e uma boa maneira de economizar na hora da compra é aproveitas quando o tomate está mais barato, comprar bastante e utilizar boas técnicas para transformarlo en um molho natural e muito mais saudável. Eu sempre compro vários quilos e vou utilizando, quando vejo que os tomates já estão muito maduros, coloco tudo no forno e mando ver no molhinho de tomate caseiro.

Para esse molho, você não precisa de um tipo de tomate especifico, é pra fazer com o que tiver de melhor no dia e no mercado, eu comprei variedades diferentes de tomate porque estavam disponíveis e bem atrativas, mas sinta-se livre para explorar com a variedade que quiser.

Molho de Tomate

Rendimento: 500g de molho pronto / Tempo de Preparo: 15 min. / Tempo Total: 1h20min.

Ingredientes:

shakshuka1-3

  • 1,5kg de tomates maduros
  • 1/2 cebola roxa
  • 2 colh. sopa de azeite de oliva
  • tomilho e orégano frescos
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colh. sopa de açúcar mascavo
  • 2 colh. chá de vinagre de maçã

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 180ºC.

Corte os tomates em pedaços grandes (quartos ou rodelas) e a cebola em tiras, espalhe sobre uma assadeira grande e espalhe algumas ervas sobre tudo. Regue com o azeite de oliva e salpique um pouco de sal e pimenta por cima.

shakshuka1-5

Leve ao forno por aproximadamente 50-60 minutos (dependendo do forno), ou até os tomates começarem a queimar nas pontinhas. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos.

shakshuka1-6

Bata tudo no liquidificador, ou na processadora de alimentos, até obter uma pasta lisa e grossa. Transfira para uma panela, adicione o açúcar, o vinagre e leve a fervura por 2 minutos a fogo médio, ajuste o sal se necesario e apague o fogo.

shakshuka1-7

Deixe esfriar e guarde em recipientes limpos, na geladeira. Ou, porcione e congele, assim todas as vezes que necesitar pode descongelar uma porção.

shakshuka1-8

Esse molho fica maravilhoso porque tem um sabor diferente dos molhos de tomate normais, esse sabor queimado/tostado. A cor não é um vermelho intenso, se não que um laranja forte e vivo.

Ainda essa semana usarei esse molho de tomate na Shakshuka que vou ensinar aqui no blog! Espero que você goste e faça essa receita ai na sua casa, se fizer, compartilha lá no integram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver! ❤

Anúncios

Um comentário sobre “Meu Molho de Tomate Favorito

  1. Pingback: Shakshuka | Thinking Sweet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s