Bolo Gelado de Guaraná

Para receta en Español haz click aqui

BoloGuarana-15

A primavera chegou e com ela, o calor que começa a pairar sobre o ar! Aqui em Santiago, como as estações são bem marcadas, ainda corre o ar frio do inverno, só que com tardes de sol e calor e todas as plantas florescendo!! Literalmente todas as minhas plantas floresceram, até as que eu jamais pensei que tinham flores! 

Para comemorar a chegada dessa época do ano tão bonita, e também, para ja começar a refrescar nossos corpos nos dias de calor, resolvi fazer um bolo gelado! Só que o que deixa ele ainda mais refrescante é um ingrediente bem brasileiro, que chegou faz pouco tempo no Chile… GUARANÁ!!

Então, enche a sua bóia de piscina, coloca seu óculos de sol e bora fazer essa receita pra familia/amigos!!

Bolo Gelado de Guaraná

Rendimento: 12 porções / Tempo de Preparo: 15 min / Tempo Total: 4h

Ingredientes:

BoloGuarana

  • 3 ovos
  • 2 xic. (400g) de açúcar cristal
  • 2 xic. (250g) de farinha de trigo
  • 1 xic. (250g) de guaraná em temperatura ambiente
  • 1 colh. sopa de fermento em pó
  • 1 colh. chá de sal de mar
  • 1 vidrinho (200ml) de leite de coco
  • 1 lata (350ml) de guaraná em temperatura ambiente
  • coco ralado para polvilhar por cima

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 180ºC e unte uma assadeira com manteiga e farinha.

Na batedeira, ou com um fouet, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura bem fofinha e branca. A mistura deve dobrar de tamanho.

Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura, adicione o sal e o guaraná e misture bem, para a massa não ficar com grumos. Misture com a batedeira ou à mão.

BoloGuarana-7

Despeje a massa na assadeira e não bata para tirar as bolhas, essas bolhas são importantíssimas para a massa e foi todo o ar que nós incorporamos ao bater os ovos com o açúcar! Asse no forno pré aquecido a 180ºC por 40-45 minutos, ou até que um palito saia limpo do centro do bolo.

Por não ter tanta gordura (manteiga ou óleo) esse bolo vai ficar como um merengue e é super normal que o centro baixe um pouco. isso não significa que solou o bolo tá!

Em um bowl, misture o leite de coco com o guaraná.

Com uma faca ou um palito, faça furos por todo o bolo. Despeje a mistura de líquidos, polvilhe o coco ralado por cima, cubra com papel aluminio e deixe esfriar na geladeira por no mínimo 3h, melhor ainda se for uma noite.

Depois de frio, você pode cortar quadrados e embrulhar em papel aluminio (para mandar de lanche ou para levar no trabalho), ou pode servir direto na assadeira, que foi o que eu fiz, decorando com muitas flores!!

BoloGuarana-14

Sirva o bolo bem gelado!! Esse bolo é tão refrescante e levinho, que daria para comer a assadeira inteira (hahaha), mas nós somos pessoas civilizadas e compartilhamos com os amigos/familia!

BoloGuarana-18

A textura final do bolo é bem molhadinha, é quase como um bolo gelado de coco, só com a diferença do guaraná que dá refrescância.

BoloGuarana-26

Espero que você goste dessa receita, se fizer ai na sua casa, posta uma foto la no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver! E deixa seu comentário aqui embaixo com o que você gostaria de ver aqui no blog! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s