Bolo Invertido de Banana

Para receta en Español haz click aqui

BananaCake-14

Não há nada mais delicioso para um dia de frio que um pedacinho de bolo de banana morninho com uma xícara de café recém coado!! E é ainda melhor quando você pode usar aquelas bananas esquecidas que ficaram pretas e iam pro lixo. No Brasil a gente tem o costume de comer a banana quando ela está com manchas pretinhas, porque sabemos que é quando ela está mais doce, mas mesmo assim, ainda temos um preconceitinho com aquelas bananas que ficam molengas e pretas, com aspecto de podre, mas acontece que essas bananas “podres” são as melhores bananas para fazer bolos, panquecas, smothies… essas bananas moles são na verdade bananas praticamente “caramelizadas” que estão no auge do sabor e dulçor.

Eu morro de pena quando vejo essas bananas maravilhosas no lixo e aqui no Chile, eles tem costume de comer a banana verde, ou seja, quando ela começa a ficar pretinha eles jogam fora ou não compram, o que é um absurdo porque a quantidade de banana jogada no lixo é absurda! Foi por isso e em parceria com uma empresa de delivery de frutas e legumes daqui que eu criei o #desafiobanana para incentivar e ensinar as pessoas a usarem a banana preta! Então entra ai no desafio e posta la no instagram uma foto de qualquer coisa preparada com banana usando a hashtag!

Mas para você que está sem ideias, ta ai meu bolo invertido de banana que fica delicioso e molhadinho!

Bolo Invertido de Banana

Rendimento: 12-16 porções / Tempo de Preparo: 15 min / Tempo Total: 1h30min

Ingredientes:

BananaCake

Caramelo:

  • 90g de manteiga
  • 3/4 xic. (150g) de açúcar mascavo
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha
  • 5-6 bananas maduras

Massa:

  • 1 xic. (225g) de açúcar refinado
  • 1/3 xic. (67g) de açúcar mascavo
  • 57g de manteiga em ponto pomada
  • 1 xic. (230g) de iogurte natural
  • 2 ovos
  • 1 1/2 xic. de bananas super maduras (aprox. 3 bananas)
  • 2 colh. chá de extrato de baunilha
  • 2 xic. (250g) de farinha de trigo
  • 1 colh. chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colh. chá de sal

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 175ºC. Forre uma fôrma redonda ou quadrada com papel manteiga no fundo e unte as laterais com manteiga e farinha.

Em uma frigideira, junte a manteiga com o açúcar e a baunilha do caramelo e em fogo alto mexa até começar a ferver. Apague o fogo e despeje o caramelo sobre a fôrma. Corte as bananas ao meio e coloque na fôrma, sobre o caramelo. Reserve.

Em um bowl, ou na batedeira, bata os açúcares com a manteiga até misturar, adicione os ovos e bata bem.

BananaCake-7

Adicione a banana bem madura e bata bem. Se a banana estiver totalmente preta você não precisa nem amassar com um garfo.

Adicione a farinha, bicarbonato e sal e bata só até obter uma massa homogênea.

Despeje a massa sobre as bananas na fôrma e asse a 175ºC por aproximadamente 45-50 minutos, ou até um palito sair limpo do meio do bolo.

BananaCake-13

Desenforme o bolo ainda quente, assim o caramelo não gruda! Se deixar esfriar na fôrma o caramelo vai endurecer e o bolo pode quebrar! Sirva o bolo morno com uma xícara de café ❤

BananaCake-15

A massa fica bem fofinha e molhada, por ser um bolo com fruta ele pode parecer um pouco embetumado, mas isso acontece porque a fruta tem muita água que se solta na cocção deixando a massa úmida e deliciosa.

BananaCake-17

E ai, gostou da minha receita para o #desafiobanana? Você se anima a participar do desafio? Faz essa ou outras receitas e compartilha comigo lá no instagram usando o hashtag #desafiobanana e #thinkingsweet! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s