Cajeta Envinada (AKA: Doce de Leite de Cabra com Whisky)

Para receta en Español haz click aqui

Cajeta-10

Fazia muito tempo que eu estava com vontade de fazer Cajeta, que é um doce de leite mexicano feito com leite de Cabra. Como a receita original é mexicana, liguei logo para a minha vizinha e perguntei se ela tinha alguma receita de familia, então ela me disse que eu deveria fazer a Cajeta Envinada e me mandou a receita que pedia rum ou whisky. Eu imaginei que seria com vinho e resolvi perguntar, até que ela me explicou que no México, tudo que não é Tequila eles chamam de vinho!! Esses pinches mexicanos estão loucos, mas não é que ficou delicioso?!

Cajeta-2Até que ser blogueira tem as suas vantagens, outro dia eu recebi um leite de cabra de um produtor chileno que queria que eu provasse e fizesse uma receita doce, eu obviamente aceitei, porque leite de cabra é comigo mesmo!! Explico… quando eu era pequena, tomava muito leite de cabra, porque segundo a minha mãe, eu tive um período de “alergia” a lactose, vai saber né! Mas o que importa é que eu gosto muito de leite de cabra, e diferente de muita gente eu não acho que tem um sabor super forte, acho bem delicioso!

Esse leite de cabra é 100% leite de cabra pasteurizado, para essa receita é super importante que seja leite de cabra integral!!

Cajeta Envinada

Rendimento: 350ml / Tempo de Preparo: 1h30min

Ingredientes:

Cajeta

  • 1 litro de leite de cabra
  • 1 xic. (200g) de açúcar mascavo
  • 1 fava de baunilha ou 2 colh. chá de extrato
  • 1 pau de canela
  • 1/4 colh. chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colh. sopa de whisky bourbon

Modo de Preparo:

Em uma panela grande junte o leite de cabra, o açúcar mascavo, a fava de baunilha* e a canela. Misture bem e leve a fogo alto, quando começar a ferver, adicione o bicarbonato mexendo bem, a mistura vai subir e por isso é importante que a panela seja grande!

*Se você estiver utilizando extrato ou essência, deixe para adicionar no final junto com o whisky, se não durante o processo a baunilha vai evaporar sem deixar sabor.

Cozinhe em fogo médio, mexendo a cada 10/15 minutos, por 1h a 1h30min. Eu fotografei a cada 15 minutos, e as duas fotos abaixo são da esquerda para a direita: 15 minutos / 30 minutos.

Abaixo: 45 minutos / 60 minutos. No final da cocção, antes de apagar o fogo, adicione o whisky (e o extrato de baunilha se for o caso) e mexa por 2-3 minutos, para incorporar bem.

A minha cajeta cozinhou por 1h e eu não quis deixar mais 30 minutos porque não queria uma consistência muito dura. Tenha em mente que quanto mais tempo cozinhando, mas consistente fica no final, se você quer uma consistencia de doce de leite, sugiro deixar 1h30min.

Cajeta-11

O sabor final da cajeta é super agradável, apesar de ser feita com leite de cabra, o sabor é suave e da aquela sensação de água na boca, a combinação com a baunilha e o whisky torna tudo mais agradável! A textura é aveludada e suuuuper cremosa!

Cajeta-12

Espero que você goste dessa receita e faça ai na sua casa!! Quando fizer, posta uma foto la no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu ver como ficou! ❤

Anúncios

3 comentários sobre “Cajeta Envinada (AKA: Doce de Leite de Cabra com Whisky)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s