Crème Brûlée de Pu-erh com Especiarias

Para receta en Español haz click aqui

CrèmeBrûlée-14

Crème Brûlée que significa creme queimado em português é uma receita muito disputada entre os franceses, espanhóis da catalunha e ingleses, mas independente da disputa atual, sabemos que é uma receita de origem européia que leva como base creme e ovos.

CrèmeBrûlée

Eu sou apaixonada por essa sobremesa, acho que além de ser bem fácil de fazer é também uma opção muito versátil que costuma agradas a todo tipo de paladar. Por exemplo, nesse caso eu substitui a baunilha por um chá perfumado com especiarias que ganhei de presente e o resultado ficou incrível. O chá é um Safari Chai, chá vermelho pu-erh com gengibre, cardamomo, pimenta branca e preta, laranja, canela e flor de calêndula.

O mais importante para um crème brûlée perfeito, é a gordura do creme de leite e do leite que vamos usar na receita. Básicamente o resultado final depende dessa gordura, a textura cremosa e delicada que não deve apresentar consistência liquida!

Caso você não encontre exatamente esse chá, pode fazer uma misturinha de todas as especiarias, utilizando bagas de cardamomo, pau de canela, pedaços de gengibre fresco, casca de laranja, pimentas inteiras e folhas secas de chá vermelho. É uma mistura maravilhosa e perfeita para o outono/inverno!!

Crème Brûlée de Chá Vermelho com Especiarias

Rendimento: 6 porções / Tempo de Preparo: 20 min / Tempo Total: 1h

Ingredientes:

CrèmeBrûlée-2

  • 1 2/3 xic. (375g) de creme de leite fresco (ou um que tenha 35% de gordura)
  • 1/2 xic. (125g) de leite integral
  • 2 colh. sopa de chá (ou 1 fava de baunilha)
  • 1/2 xic. (100g) de açúcar
  • 6 gemas de ovo

Modo de Preparo:

Para fazer a infusão do chá com especiarias, junte o creme de leite, o leite e o chá em uma panela pequena e leve a fogo médio até a mistura começar a ferver. Apague o fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente. Se você optar por fazer o crème brûlée tradicional de baunilha, pule essa etapa da infusão.

Pré aqueça o forno a 170ºC com uma assadeira cheia de água para fazer o banho maria. O objetivo de colocar a bandeja com água no inicio é que o forno esquente junto com a água, assim quando o creme brûlée for para o forno não haverá mudança de temperatura.

Passe a mistura fria por uma peneira para tirar as folhas e pedaços. Volte para uma panela pequena e leve mais uma vez a fogo médio/alto até começar a ferver. Apague o fogo.

CrèmeBrûlée-5

Em um bowl, misture delicadamente as gemas com o açúcar, sem bater.

DICA: esbranquiçar as gemas é adicionar ar à receita, para o crème brûlée é um grande erro que muitos cometem, porque no final tudo que você não quer é bolhas de ar queimando o topo do crème brûlée!!

Adicione um pouco do creme quente à mistura de gema, misturando bem, para temperar as gemas. Adicione o restante do creme e misture bem.

Na foto acima da para ver que mesmo misturando pouco ficou um pouco de espuma no topo da mistura. Imagina se eu tivesse batido essas gemas adicionando ainda mais espuma?!

Divida a mistura entre 6 potinhos de cerâmica resistentes ao forno. Asse em banho maria, no forno pré aquecido a 170ºC por 20 minutos, ou até obter uma consistencia de pudim (que balança mais não cai).

Deixe esfriar e leve para a geladeira. Na hora de servir, espalhe um pouco de açúcar na superfície do crème e queime com um maçarico, ou esquente no fogo uma colher e use para queimar o açúcar.

A textura perfeita é quando o crème fica consistente e não liquido, mas ao mesmo tempo suave e levinho! O brûlée deve ser feito só na hora de servir, para que a casquinha fique bem durinha e caramelada!!

CrèmeBrûlée-17

O sabor fica delicioso, o chá com especiarias dá um perfumado muito bom, eu sugiro que você prove essa receita com baunilha e também com chá, é a combinação perfeita, eu gostei muito!

CrèmeBrûlée-18

Espero que você goste dessa receita e faça ai na sua casa! Se fizer, tira uma foto, coloca la no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver!! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s