Carrot Cake (AKA: Bolo de Cenoura Americano)

Para receta en Español haz click aqui

blogi-otonoinvierno1

Outono para ter cara de outono tem que ter doces de outono!! Faz um tempinho que eu fiz essa receita de Carrot Cake para a edição outono/inverno da Revista BLOGI Cocina, que é uma revista da associação de blogueiros de Chile. A revista está em espanhol e é super bem feita, com muitas receitas legais e dicas de lugares em Santiago, vale a pena das uma olhadinha!

Antes de tirar as fotos do bolo inteiro que são da talentosíssima Catalina Carvajal @ccarvajalfoto, eu aproveitei para fazer o famoso passo-a-passo que eu não poderia deixar de mostrar para você! A receita desse bolo de cenoura é super fácil, a pesar de parecer que vai muitos ingredientes, a maioria são especiarias que você pode usar ou não! É um bolo que não precisa de batedeira, nem liquidificador, faz na mão mesmo!! O recheio é de cream cheese e também é opcional, você pode fazer esse bolo em uma assadeira e comer sem cobertura, ou fazer cobertura de chocolate, você decide!!

Agora que você não tem desculpas para não fazer esse bolo ai na sua casa, vamos começar né.

Carrot Cake

Rendimento: 14-16 porções / Tempo Preparação: 1h20min / Tempo Total: 2h30 min

Ingredientes:

CarrotCake

Massa do Bolo:

  • 1 1/2 xic. (300g) de óleo
  • 1 xic. (225g) de açúcar
  • 1 xic. (200g) de açúcar mascavo
  • 6 ovos
  • 1 colh. sopa de extrato de baunilha
  • 3 1/4 xic. (536g) de farinha de trigo
  • 2 colh. chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colh. chá de fermento em pó
  • 1 colh. sopa de canela em pó
  • 1/2 colh. chá de gengibre em pó
  • 1/2 colh. chá de noz moscada em pó
  • 1/4 colh. chá de cravo em pó
  • 1/2 colh. chá de sal
  • 600g (10 pequenas ou 6 grandes) de cenoura ralada
  • 1/2 xic. (70g) de nozes picadas

Buttercream de Cream Cheese:

  • 337g de cream cheese em temp. ambiente
  • 100g de manteiga em temp. ambiente
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha
  • 4 xic. (500g) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte 3 fôrmas baixas de 21cmø, ou uma fôrma alta (as fôrmas baixas facilitam o trabalho porque assim não precisamos cortar as camadas, também assam mais rápido).

Descasque e rale as cenouras, eu descasco só quando as cenouras não são orgânicas!

Junte a farinha, fermento, bicarbonato e todos os temperos em um bowl.

Em outro bowl, não precisa ser na batedeira, junte os açúcares, ovos e óleo, misture bem até obter um liquido homogêneo.

Adicione os secos à essa mistura e bata até obter uma massa sem grumos e lisa.

Adicione a cenoura ralada e as nozes, incorpore bem com uma espátula.

Divida a massa entre as 3 fôrmas e asse a 180ºC por 20-25 minutos, ou até que um palito saia limpo do meio do bolo. Tire do forno e deixe esfriar por completo antes de desenformar.

Para fazer o Buttercream, comece batendo na batedeira, com a pá, o cream cheese com a manteiga até ficar completamente cremoso, adicione o açúcar e a baunilha e bata até obter um creme branquinho e aerado. Na metade do proceso, raspe as laterais e o fundo do bowl para garantir que fique bem uniforme.

CarrotCake-13

Para montar o bolo eu usei o caramelo salgado que eu fiz outro dia, e postei AQUI. Comece passando um pouquinho do buttercream no centro do prato para grudar a primeira camada de bolo, unte a primeira camada com um pouquinho do caramelo salgado, coloque 1/3 do buttercream e espalhe sem se preocupar com a perfeição das laterais.

CarrotCake-14

Cubra com a segunda camada de bolo e repita o processo, colocando o caramelo e 1/3 do buttercream. Termine com a terceira camada de bolo e leve à geladeira por alguns minutos para firmar.

CarrotCake-15

Com o ultimo 1/3 de buttercream cubra o bolo todo, com uma camada fina, a idéia é que você possa ver as camadas de bolo através do buttercream, o que vai deixar tudo menos pesado no final. Para alisar as laterais, você pode usar uma régua, ou a própria espátula de metal, mas se quiser deixar desordenado também fica lindo!! Leve o bolo coberto para a geladeira por 15 min, ou até a hora de servir.

Para finalizar, e só na hora de servir, espalhe um pouco do caramelo salgado sobre o bolo, deixando cair para os lados. Como o caramelo tem muita gordura, ele não gruda em outras gorduras como o buttercream, se você colocar o caramelo muito antes de servir, as laterais vão começar a desabar! Por isso, deixe só para decorar no final, se não quiser usar o caramelo, decore com nozes inteiras que também fica lindo!

blogi-otonoinvierno2

Esse bolo fica delicioso, com muito sabor a cenoura e com um toque de especiarias! É uma ótima alternativa para sair do bolo de cenoura de liquidificador, com chocolate esse bolo também fica incrível! O cream cheese dá um sabor de bolo americano e o caramelo salgado é absolutamente opcional e dá um toque salgadinho bem especial!

Espero que você goste dessa receita, faça em casa e compartilhe com os amigos! Se fizer, tira foto e posta la no instagram com a hashtag #thinkingsweet ou compartilha na nossa pagina de Facebook!! ❤

Anúncios

Um comentário sobre “Carrot Cake (AKA: Bolo de Cenoura Americano)

  1. Pingback: Carrot Cake (AKA: Bolo de Cenoura Americano) — Thinking Sweet | Tudo Para Minha Cuba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s