Pão de Batata Doce com Alecrim e Sal Marinho

Para receta en Español haz click aqui

Pao.Camote-16

Quem me conhece já sabe que eu tenho profundo amor por pão, inclusive eu já ensinei vários aqui no blog (clica aqui)! Dessa vez eu quis fazer um pão de batata doce para o nosso jantar de domingo com os vizinhos que foi hamburguer!

A idéia veio porque eu amo e sempre compro uma batata doce laranja que é vendida pelos peruanos aqui como “Camote”, no Perú essa batata doce é muito utilizada na preparação de sanduíches como o famoso “Chicharrón”!! Aqui em Santiago, nós sempre vamos a uma sanduicheria peruana que se chama “La Glória”, onde eles vendem essa batata camote frita, no lugar da batata frita normal, e é uma das coisas mais deliciosas que eu já comi na vida!! Enfim, você pode fazer essa receita com qualquer batata doce, branca, roxa, laranja…

O pão é super fácil de fazer e é o típico pãozinho fofinho de leite, que fica com um sabor mais delicado. É parecido a um brioche, mas não leva tanta manteiga! Eu fiz um purê com as batatas doces, para poder fazer esse pão, e deixarei uma breve explicação de como fazer.

Eu embrulhei 3 batatas em papel aluminio e assei por 1 hora a 180ºC. Até ficarem bem macias. Depois disso, passei pelo processador para fazer o purê que utilizei na receita!! Olha a cor dessa batata doce!!

Com o purê pronto, comece essa receita e nunca mais compre pão de hamburguer!! Se você buscava a receita perfeita de pão de hamburguer, essa é ela!

Pão de Batata Doce com Alecrim

Rendimento: 15 pães de 100g / Tempo de Preparo: 1h / Tempo Total: 3h30min

Ingredientes:

Pao.Camote-4

  • 1/2 xic. de água morna
  • 1/4 xic. de leite integral morno
  • 1 pacote (10g) de fermento biológico seco
  • 1/3 xic. de açúcar
  • 2 ovos
  • 90g de manteiga derretida
  • 1 xic. (250g) de purê de batata doce
  • 5 1/2 xic. de farinha de trigo
  • 1 1/2 colh. chá de sal marinho
  • 2 1/2 colh. sopa de alecrim picado
  • 1 ovo para pincelar

Modo de Preparo:

Em um bowl, ou no bowl da batedeira, misture o leite morno, água morna, fermento e açúcar e deixe o fermento ativar por 10 minutos. Adicione os ovos, a manteiga e o purê de batata doce e misture bem, pode ser com um fouet ou na própria batedeira.

Adicione a farinha, o sal e amasse por 15-20 min, ou até que a massa fique lisa. Adicione o alecrim picado e amasse até obter uma massa homogénea e lisa, nesse ponto, a massa não deveria grudar na mesa ou na batedeira.

Passe a massa para um bowl untado com um pouco de azeite de oliva, coloque um pano limpo tapando e deixe a massa fermentar, em um ambiente quente e livre de corrente de ar, por 1-2 horas, ou até dobrar de tamanho.

Passe a massa para uma superficie com um pouco de farinha, corte pedaços de 100g (ou corte na metade para fazer pães grandes).

Pao.Camote-12

Comece dobrando as pontas para o centro da massa, formando uma bola, termine de bolear na superficie e coloque as bolinhas sobre uma bandeja untada com azeite de oliva ou com papel manteiga. Tape com um pano seco e deixe fermentar por mais 1 hora, ou até dobrar de tamanho. Pré aqueça o forno a 180ºC.

Pao.Camote-13

Pao.Camote-15

Pincele o ovo batido sobre os pães e asse a 180ºC por 20-25 minutos, ou até que fiquem bem dourados. Deixe esfriar ou mornar e sirva! Por fora o pão fica crocante e por dentro super macio.

Pao.Camote-19

Eu não consegui fotografar o hamburguer montado, porque nós devoramos todos em minutos, mas posso garantir que foi sucesso! O sabor da batata doce é bem leve e combina muito com o toque de alecrim! O sal marinho dá o contraste com o doce da batata, se eu posso te dar uma dica é: use um bom sal!! Eu não uso nunca e para nada o sal refinado, sempre compro sal de mar de boa qualidade e uso com moderação!!

Pao.Camote-18

Espero que você goste dessa receita e faça em casa! Quando fizer lembra de postar a foto no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca, assim eu posso ver todas as suas comidinhas!! Essa receita está no meu top10!! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s