Caramelo Salgado

Para receta en Español haz click aqui

caramelo-4

Tem coisas na vida que fazem a gente sair de qualquer dieta e deixar pra lá qualquer estilo de vida saudável estilo Pugliesi, para mim, uma dessas coisas é definitivamente o caramelo salgado!! Se caramelo em si já era bom, a pessoa que teve a idéia de colocar flor de sal merece um prêmio Nobel da cozinha/amor/respeito!!

Essa receita é o tipo de receita que você precisa ter anotada em algum caderninho, porque ela pode ser usada como calda para sorvete, recheio de torta, recheio de bombom, cobertura de bolo… e mil e uma coisas mais! Por esse motivo, decidi colocar a receita aqui no blog assim quando alguma coisa for com caramelo salgado, a receita já está aqui, na categoria de molhos!!

Caramelo Salgado

Rendimento: 300ml de caramelo pronto / Tempo de Preparo: 20 min / Tempo Total: 20 min

Ingredientes:

caramelo

  • 1 xic. (200g) de açúcar cristal
  • 75g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1⁄2 xic. (115g) de creme de leite fresco
  • 1 fava de baunilha ou 1 colh. sopa de extrato de baunilha
  • 2 colh. chá de sal de mar ou flor de sal

Modo de Preparo:

Em uma panela grande coloque o açúcar e leve a fogo alto, sem mexer até começar a caramelizar. Ao mesmo tempo, em uma panela pequena, ou no microondas, aqueça o creme de leite, isso vai garantir que o caramelo não empelote ao misturar com o creme e deixa todo o processo muito mais fácil.

Quando o caramelo chegar a uma cor dourada ambar, não muito escura e nem muito clara, despeje o creme de leite aquecido e mexa bem, com muito cuidado, pois o vapor que vai sair é super quente e a mistura vai borbulhar e subir muito, por isso precisamos de uma panela não tão pequena. Mexa por 1-2 minutos e apague o fogo.

Adicione a manteiga cortada em cubos e a baunilha, mexa bem até incorporar. Por ultimo, adicione o sal e misture bem.

Você pode guardar o caramelo ainda quente em potes limpos e esterilizados, ou pode utilizar em preparações logo depois que esfriar. Muitas vezes eu uso o necesario e guardo o restante em um vidro na geladeira, quando vou usar de novo esquento um pouquinho para ficar mais maleável.

Espero que você goste dessa receita! Vamos usar muito em várias outras receitas qui no blog!! Se você fizer esse caramelo ai na sua casa, lembra de postar a foto la no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca!! ❤

Anúncios

Um comentário sobre “Caramelo Salgado

  1. Pingback: Carrot Cake (AKA: Bolo de Cenoura Americano) | Thinking Sweet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s