Torta de Pêras ao Vinho Tinto

Para receta en Español haz click aqui

Torta.Peras.Vinho-18

Pêras ao vinho é uma receita que sempre me lembra demais a minha vó, ela gostava muito e sempre fazia, às vezes para seus jantares refinados e às vezes só para comer sozinha mesmo, sentada no sofá, dividindo com o cachorro!

Eu dedico essa receita à minha amada vó, que já não está mais entre nós, mas que com certeza está nos vendo de algum lugar!! Como eu queria ter podido cozinhar essa receita para ela, tenho certeza que estaria super aprovada!!

Com a chegada do outono, a maioria das frutas começa a desaparecer dos mercados por aqui, e as maçãs, pêras e cítricos vão tomando o lugar! Fazia tempo que eu queria comer pêras ao vinho e queria provar fazer uma versão torta, que para ser sincera eu adorei muito, achei que combinou e que ficou uma torta super vistosa. Apesar do visual, é uma torta bem fácil de fazer!!

Só para vocês saberem, enquanto eu redigia essa receita tivemos um terremoto de 7.1 na escala Richter!! Morri de medo e Spike não conseguia ficar de pé coitado!! Enfim… sigamos com a receita!

Torta de Pêras ao Vinho Tinto

Rendimento: 12 porções / Tempo de Preparo: 1h / Tempo Total: 1h 30min

Ingredientes:

Torta.Peras.Vinho

Para as Pêras:

  • 1 garrafa (750ml) de vinho tinto, eu usei Carmenere
  • 1/2 xic. (200g) de açúcar cristal
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha
  • 10 bagas de cardamomo
  • 1 pau de canela
  • 6 pêras maduras
  • pistache para decorar

Para o Creme:

  • 1 xic. (225g) de mascarpone em temperatura ambiente (ou cream cheese)
  • 3/4 xic. + 1 colh. sopa (200g) de creme de leite fresco
  • 1/4 xic. de açúcar cristal
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Para fazer as pêras que é o mais demorado, comece descascando as pêras, cortando pela metade e retirando as sementes. Eu usei uma colher de chá para retirar as sementes deixando esse aspecto redondinho.

Em uma panela, misture todos os ingredientes menos as pêras, até o açúcar se desfazer. Adicione as pêras e misture. Cozinhe em fogo alto até começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 30 minutos, ou até que as pêras fiquem macias (teste com uma faca).

Deixe esfriar por completo. Enquanto isso, faça a massa da torta como ensinei AQUI. Abra a massa com 0,5cm de espessura e coloque sobre o molde, tire o excesso, fure bem o fundo com um garfo para evitar que a massa forme ar embaixo, leve ao congelador por 15 minutos e asse a 170ºC por aproximadamente 15-17 minutos, ou até a massa começar a dourar.

Torta.Peras.Vinho-9

Para o creme, na batedeira ou com um fouet (e muita força no braço), comece batendo o mascarpone com o açúcar e a baunilha até que a mistura fique homogênea e sem grumos. Adicione o creme de leite fresco e bata vigorosamente até obter um creme espesso em ponto de chantilly.

Espalhe o creme sobre a massa de torta já assada.

Torta.Peras.Vinho-10

Decore com as pêras já frias e com pistache picado! A torta fica linda e muito vistosa!

Torta.Peras.Vinho-16

As pêras ficam macias e aromáticas, combinam super bem com o creme que é leve e com a massa crocante, para um jantar mais chique, você pode desconstruir essa torta e servir porções individuais empratadas, também fica maravilhoso!!

Torta.Peras.Vinho-15

É uma opção fácil para impressionar seus convidados, ou apenas para se dar aquele gostinho doce!

Torta.Peras.Vinho-14

Essa foi a minha versão de um dos clássicos da confeitaria! Espero que você goste dessa receita e se você fizer essa receita, posta a foto lá no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver!! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s