Pudim de Leite Ninho – Dia da Cozinha Chilena

Para receta en Español haz click aqui

Pudim-12

Hoje é dia da cozinha chilena e com o pessoal do Blogi Cocina fizemos um desafio para cada um postar uma receita de sobremesa chilena. Eu escolhi o pudim, que aqui se chama “leche asada”, porque para mim é uma sobremesa que representa a America Latina como um todo e apesar de existem muitas maneiras de se fazer um pudim de leite, seja no Chile ou no Brasil você sempre vai comer um bom pudim! 

A historia de como eu aprendi a fazer esse pudim é bem interessante e eu nunca vou esquecer esse dia. Quando eu era bem pequena, tinha uma amiga do colégio chamada Luisa e minha mãe era bem amiga da mãe de Luisa, a Angelica. Eu acabei mudando de colégio e minha mãe acabou perdendo contato com a Angélica, mas como a vida é cheia de reencontros, um dia minha mãe reencontrou a Angelica, que nesse momento, era a chef desenvolvedora de receitas do açúcar União! Minha mãe e a Angelica fizeram alguns eventos juntas na União, ela com os doces maravilhosos e minha mãe com a parte salgada, e nessa época, eu já me interessava pela confeitaria. Foi em um desses eventos, que a Angélica com a equipe dela me ensinaram a fazer esse Pudim maravilhoso, que fica com essa textura lisinha e bem cremosa!

Pudim-7

Eu pedi autorização à Angelica para poder dividir essa receita com vocês, já que não é uma receita minha, e fiquei muito feliz em poder compartilhar uma receita que eu AMO de uma pessoa que eu admiro e que esteve presente na minha transição do design para a confeitaria! Hoje a Angelica tem o DoceLab, que é uma cozinha experimental onde desenvolve receitas para marcas e eventos! Obrigada Angelica e espero que o post faça jus à maravilha que é esse pudim!

Pudim de Leite

Rendimento: 1 pudim grande; 12-14 porções / Tempo de Preparo: 20 min / Tempo Total: 13h (porque tem que descansar na geladeira)

Ingredientes:

Pudim

Calda

  • 1 xic. (200g) de açúcar cristal
  • 1/2 xic. quase cheia (100ml) de água

Pudim

  • 6 ovos grandes (360g)
  • 3 3/4 xic. (470g) de leite em pó
  • 3 xic. + 2 colh. sopa (780ml) de água
  • 2 xic. (200g) de açúcar cristal
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha (opcional)

Modo de Preparo:

Para a calda, junte o açúcar com a água em uma panela pequena e leve a fogo alto sem mexer, até a mistura adquirir uma coloração dourada clara. Apague o fogo, despeje a calda sobre a fôrma de pudim e espalhe a calda movimentando a fôrma. Cuidado para não se queimar, a fôrma vai ficar muito quente, para tocarla utilize luvas ou panos de cozinha.

Pré aqueça o forno a 180ºC com uma assadeira com água para o banho maria. É sempre melhor aquecer o forno já com a água para evitar que depois a água baixe a temperatura do forno.

Para a massa, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até ficar homogêneo. Eu não tenho um liquidificador grande, então misturei tudo com um mixer, que também é uma boa opção.

Despeje a mistura na fôrma, passando por um coador para tirar as bolhas grandes e para evitar que tenha pedaços de leite ou de açúcar. Leve ao forno em banho maria por 50-55 minutos, ou até ele ficar com a consistência de gelatina, balançando. Eu usei pasta de baunilha, e todos os pontinhos de baunilha subiram dando essa aparência de queimado, mas é baunilha mesmo!

Tire do forno, deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por uma noite, ou até esfriar bem. Com o pudim gelado, passe a paste de baixo na boca do fogão para soltar o caramelo e desenforme.

Pudim-9

A minha fôrma é mais larga do que as fôrmas normais e mais arredondada, então o pudim ficou mais baixo, em uma fôrma normal ele fica bem alto e as bordas bem marcadinhas!! Mas independente da fôrma, ele fica maravilhoso!!

Pudim-10

Pudim-11

O leite em pó dá um sabor especial, aquele sabor inesquecível do leite ninho que tem uma pontinha de sal!! Eu amo o fato de ele não tem bolinhas, mas isso é um gosto pessoal que divide o mundo em: pessoas que gostam de pudim com bolinhas e pessoas que gostam sem! Você gosta como?

Pudim-13

Pudim-14

E ai, gostou dessa receita? Pudim de leite é história para todos nós, eu lembro de muitos momentos maravilhosos da minha infância!! Se você fizer essa receita, lembra de postar la no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marcar para eu poder ir lá ver!! Feliz dia da cozinha chilena e feliz Páscoa para todos!! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s