Brioche Francês

Para receta en Español haz click aqui

Brioche1

Eu penso em fazer essa receita há muito tempo e sinceramente eu não sei porque eu procrastinei tanto, mas acho que a vida é baseada na procrastinação não é verdade?! Enfim, tomei vergonha na cara e finalmente fotografei essa receita para que você também possa fazer, afinal de contas, é uma receita que eu amo e que faço bastante. Brioche!

Brioche, se você não conhece, é um pão de origem francesa, com alto teor de manteiga e ovos, que juntos fazem uma massa leve e fofa, com casca crocante e dourada. O brioche existe há milhões de anos e na verdade foi trazido pelos vikings que chegaram ao norte da frança, que louco pensar em como uma história tão forte foi influenciada por outras culturas, eu estou assistido “Vikings” no Netflix, que é uma série baseada nos fatos reais de como os vikings desbravaram a Europa, eu piro assistindo essas coisas!!

No mundo atual, o brioche tem várias versões, adaptações e nomes, muitas vezes essas versões fogem do que é o verdadeiro brioche, trocando manteiga por óleo e leite por água. Mas não se engane, o brioche verdadeiro é esse aqui. Com muita manteiga, ovos e leite!

Brioche Francês

Rendimento: 10-12 fatias grossas / Tempo de Preparo: 1h20min / Tempo Total: 18 horas

Ingredientes:

Brioche-2

  • 1/2 xic. (125g) de leite morno
  • 3 colh. sopa (70g) de açúcar cristal
  • 10g (1 pacote) de fermento biologico seco
  • 4 ovos
  • 4 xic. (500g) de farinha de trigo
  • 2 colh. chá de sal
  • 175g (12 colh. sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 ovo para pincelar

Modo de Preparo:

Em um bowl, ou no bowl da batedeira, junte o leite morno com o açúcar e o fermento. Deixe o fermento ativar por 5 minutos, ou até que bolhas se formem no topo. Adicione os ovos e misture, até obter uma mistura homogênea.

Brioche-4

Adicione a farinha e o sal e comece a amassar até formar a massa, se fizer na batedeira, use o gancho. Pode parecer que a massa está um pouco seca, mas depois que adicionamos a manteiga tudo dá certo.

Adicione a manteiga cortada em cubos pequenos, pouco a pouco, amassando bem entre cada adição, até que a manteiga se misture totalmente na massa. No começo fica tudo grudento, mas depois a massa adere à manteiga e fica tudo liso. Esse processo demora mais que o primeiro amassado e é muito mais fácil com a manteiga em temperatura ambiente.

Brioche-9

Feche o bowl com plástico filme e deixe fermentar por 2 horas. Depois dessa primeira fermentação, leve para a geladeira por uma noite, no mínimo 12 horas. As massas continuam fermentando até os 2ºC, e na geladeira por um largo periodo, a massa fermenta muito melhor e o resultado é um pão sem sabor a fermento e com sabor a pão de verdade!!

Brioche-10

Passado as 12 horas, tire da geladeira e deixe a massa ganhar um pouco de temperatura. Tire do bowl, corte em dois pedaços iguais e enrole esses pedaços formando dois rolos largos de aproximadamente 5cm de diâmetro.

Brioche-13

Para trançar, basta juntar as pontas e sobrepor as massas, entrelaçando uma na outra, como mostra a foto abaixo. Ao final, coloque a massa dentro de uma fôrma de pão, ou se preferir, deixe assim mesmo em cima de uma assadeira.

Brioche-16

Tape o brioche com um pano limpo e deixe fermentar por 2 horas, ou até que a massa dobre de tamanho. Essa é a ultima fermentação! Pré aqueça o forno a 180ºC. Quando dobrar de tamanho, pincele com o ovo e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 40-45 minutos, ou até a superficie adquirir uma cor dourada escura.

Brioche-17

Deixe esfriar antes de servir. Moro fica uma delicia! A casca de fora fica super crocante e por dentro ele é úmido e bem fofo, fica super leve também!!

Brioche-18

O sabor do brioche é delicioso, é perfeito para fazer sanduíches, para fazer pudim de pão, para tostadas francesas ou rabanada!!

Brioche-20

Dura 5 dias fora da geladeira, mas é preciso fechar com plástico filme ou em uma caixa para pão, porque como qualquer outro pão, ele começa a secar. Eu não recomendo colocar na geladeira, porque ai sim ele fica duro e seco.

Brioche-22

Espero que você goste dessa receita, eu sei que você pode pensar que ela é trabalhosa pelo tempo que exige, mas acredite é super fácil e esse tempo de fermentação é um tempo que você já ia perder mesmo fazendo outras coisas! Eu indico que você prove fazer essa receita pelo menos uma vez na vida, provavelmente você vai gostar tanto que vai repetir!! Enfim, se fizer esse brioche, posta a foto no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver!! E se você gostou desse post comenta aqui embaixo para eu ficar sabendo! ❤

Anúncios

Um comentário sobre “Brioche Francês

  1. Pingback: French Toast /AKA: Tostada Francesa |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s