Bélgica – Gent

Para Español haz click aqui

belgica-05

Finalmente consegui começar os meus roteiros das viagens que fiz entre dezembro e fevereiro. Parece que já faz meses que fomos à Bélgica, mas não, foi em dezembro, para passar o Natal e Ano Novo!!

Para quem não sabe, meu marido é Belga e esse foi o segundo ano que fomos juntos para lá,  eu amo muito ir com ele, porque a melhor coisa de ir com um “local” é que ele conhece a cidade muito melhor do que qualquer livro de viagem, Mat sempre me leva para comer o que eles comem e onde eles comem, acreditem, a quantidade de lugares “pega turista” que existem é monstruosa, por todo o mundo!! Quando eu viajo, gosto de viver como vivem os locais, ter as mesmas experiências, conhecer também os pontos turísticos, não existe investimento melhor do que se encher de cultura! O que eu vou compartilhas nesses posts de viagem são as dicas para conhecer de verdade as cidades da Bélgica, com pontos turísticos e também os lugares onde vão as pessoas locais.

A Bélgica é um país pequeno, com cidades pequenas, mas cada cidade merece pelo menos um ou dois dias de caminhada. O País está dividido em três, Flanders onde o idioma oficial é o Vlaams (Flemish), que é parecido ao holandês; Wallonia onde o idioma oficial é o Francês; Eupen onde o idioma oficial é o Alemão. É possível se comunicar em inglês em ambos os lados!

flandres_valonia_mapa

Nós fizemos apenas o lado Flanders, porque é onde estão as cidades principais (na minha opinião) e também por falta de tempo! Quem sabe esse ano não fazemos o lado Francês. Vou começar falando de cada cidade, com mapas separados, para ficar mais fácil de entender.

A primeira coisa a se fazer ao chegar na Bélgica é comer um Waffle de Liège, conhecido no lado Flanders como Suikerwafel (waffle de açúcar). Não importa se chegamos no aeroporto ou na estação de trem, o cheio de waffle está no ar em todos os lugares, como se fosse um aromatizante de ambiente!!

A Bélgica também é o país com a maior variedade de cervejas, mais de 1500 tipos (mas isso você já sabe né)! Existem muitos roteiros Trapistas que você pode fazer pelo país, ou você pode apenas beber as melhores cervejas nos bares das cidades e é bem barato! Na feira de Natal havia um stand da Duvel e eles te davam cerveja gratis, como se fosse água!

IMG_7841

Gent:

Capital da província de Flanders Leste

Como Chegar: em trem de Bruxelas (direto do aeroporto ou de qualquer outra estação)- 30 min.

belgica-02Gent é a cidade do Mat, então foi lá que passamos a maioria dos dias. Fizemos tudo em bicicleta e também utilizamos bastante o Tran (Lijn), que é uma espécie de três/ônibus que circula por toda a cidade com horarios programados que estão no site deles AQUI, e você pode comprar um bilhete de 10 viagens ou viagens individuais. A cidade é super plana, o que facilita muito os passeios de bicicleta e as caminhadas!

Gent é linda e com muita vida, cercada por canais onde antigamente e atualmente passam a maioria da importação e exportação da região.

, durante a noite você vai encontrar muitos bares abertos e com ótimas cervejas!!

Durante o dia é comum ver muita gente caminhando pela cidade e comendo seus sanduíches de “Americain Préparé” (steak tartare) no borde dos canais. Como quase todas as cidades europeias, as lojas geralmente fecham às 18h e a grande maioria não abre no domingo. À noite o centro histórico se transforma em uma grande atracão de luzes, tudo é muito bem iluminado e parece até que você faz parte de um filme de princesas. Depois das 18h você começa a ver muitos bares abertos, cheios de estudantes e jovens, também existem umas lojas noturnas de “multi coisas”.

No castelo Gravensteen é possível entrar e fazer um tour, dependendo da época do ano, o tour pode ser temático. No Natal era uma visita temática com show de luzes e a historia do Lago dos Cisnes. Também havia um Pop Up Bar dentro do castelo, com banda medieval, bem legal.

IMG_7950

Bem ao lado do castelo, está o bairro Patershol, um bairro muito bonito e bem cuidado, com ruas medievais que foram preservadas daquela época! Nesse bairro também estão restaurantes bem legais, galerias de arte e alguns centros de exposições. Meus restaurantes favoritos dessa área são:

  • Barbaro: restaurante italiano estilo hipster que usa produtos locais e italianos para fazer pizzas maravilhosas e outras coisas.
  • Roots: restaurante de comida local, preparada com ingredientes frescos da temporada e estilo moderno.
  • Karel de Stoute: também seguindo a mesma linha de estilo moderno de comida local com bons produtos.
  • Julie`s House: padaria/confeitaria. eles servem um delicioso café da manhã ou um chá da tarde! O melhor sem duvida são as tortas e suas variedades!

Em um recorrido no centro histórico da cidade você encontra muitos pontos turísticos como a Sint-Baasfskathedraal, que é uma catedral gótica de 942 d.C. Em frente à catedral está a torre Belfort van Gent, que é patrimonio da UNESCO. Mas à frente está o Pavilhão da Cidade (Stadshal), onde geralmente acontecem eventos da cidade. Ao lado do Pavilhão está a Sint-Niklaaskerk, igreja gótica/romanesca do século XII, casa de um dos mais importantes órgãos instrumentais da Bélgica. Ao lado da igreja está o Korenmarkt Gent, um quarteirão histórico e um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, cheio de bares e restaurante, com arquitetura medieval. No mapa esse trajeto super rápido está marcado!!

Dentro do antigo prédio do Correio, está a Le Pain Quotidien, que também é uma ótima opção de café da manhã. Nesse mesmo edificio está uma loja muito bonita chamada Sissy-Boy, com variedades de roupas e coisas para casa!!

Aqui abaixo vou deixar mais alguns lugares que eu gosto muito/indico!!

  • Aula: é uma delicatessen cheia de coisas legais, no fundo está uma vitrine cheia de recheios de sanduíche onde você pode pedir um baguete recheado com o que você quiser! O recheio mais famoso deles é o steak tartare, que comentei antes, compre um e prove, é maravilhoso!!
  • Maison Elsa: é uma casa pequena, em uma rua pequena. O dono é uma figura e ele é quem serve, ele é Drag Queen nos dias livres e o lugar é CHEIO de coisinhas da coleção dele!! O banheiro é inteiro da Coco Chanel e o estilo é bem anos 20. Vá tomar um Brunch ou um chá da tarde, a comida é ótima e acompanhada de Champagne tudo fica melhor!!
  • Dille & Kamille: minha loja favorita!! É uma loja de coisas para casa, com MILHÕES de coisas para cozinha. Foi lá onde comprei a maioria dos paninhos para as minhas produções!!
  • Tierenteyn-Verlent: uma das lojas de insumos mais antigas!! Vale a pena conhecer, a loja, tudo fica em potes lindos para comprar a granel. Compre a mostarda feita por eles, é a mais famosa do país e fica dentro de um barril, eles envasam na hora em um pote de cerâmica maravilhoso!!

No mapa que eu compartilhei aqui, tem muitas outras dicas e lugares legais. Em cada lugar eu escrevi na descrição o que você deve ver ou fazer!!

Espero que você aproveite as dicas!! Se você gostou desse post deixa um comentário aqui embaixo com o que você gostaria de saber da Bélgica para eu poder colocar nos próximos posts!! Ah, e compartilha com os seus amigos que também iam gostar de saber mais sobre a Bélgica!! ❤

Anúncios

4 comentários sobre “Bélgica – Gent

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s