Cheesecake de Figos com Gorgonzola

Para receta en Español haz click aqui

CheesecakeFigo-19

Esses dias eu reparei que nunca havia postado uma receita de cheesecake no blog, o que é bem estranho já que eu AMO cheesecake é uma receita que sempre fica maravilhosa! Por isso eu decidi fazer uma versão de cheesecake, mas como tudo que eu faço aqui, resolvi dar um twist!

FINALMENTE chegou a temporada de figos aqui no Chile! O triste é que dura só 2-3 meses essa temporada, depois é esperar o próximo ano! O lado bom disso é que os figos são de uma qualidade e um sabor incríveis, eu fico louca no supermercado querendo comprar todas as caixas. Como o ano passado eu fiz uma receita de geléia de figo e uma crostata maravilhosa (clica AQUI para ver), esse ano quis optar por uma receita com figo cru, delicioso e docinho!

Antes que você comece a fazer aquela cara de desconfiança sobre essa receita porque você leu o nome Gorgonzola no título, sim, a cheesecake é feita com gorgonzola! O que não significa que o sabor vai ser super forte e intenso de gorgonzola, no final o gorgonzola da um toque delicioso e bem delicado ao cheesecake e como o dicionário dos sabores já nos ensinou, figo e queijos azuis tem tudo a ver, ainda mais acompanhados de um belo vinho do porto! Então, abre essas portas da aceitação do seu pré conceito e dê uma chance à essa receita, que vai deixar você de queixo caído!

PS: Se você não gosta de gorgonzola, pode substituir por cream cheese ou por outro queijo que você goste!

Cheesecake de Figos com Gorgonzola

Rendimento: 10-12 porções / Tempo Total: 3h / Tempo Preparo: 30min

Ingredientes:

CheesecakeFigo-2

  • 1 receita de Patê Sablée (eu usei a de pistache que ensinei AQUI)
  • 3 caixas (678g) de cream cheese em temperatura ambiente
  • 100g de queijo gorgonzola
  • 1 1/2 xic. (337g) de açúcar
  • 4 ovos
  • 4 colh. chá (20ml) de suco de limão
  • 3 potes (510g) de iogurte natural
  • 500g de figo
  • redução de aceto balsâmico (opcional para decorar)

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 160ºC.

Forre o fundo de uma fôrma alta e redonda de 25cmø com a massa de patê sablée, fure com um garfo e leve ao forno por 20-23 minutos, ou até a massa estar dourada. Tire do forno e deixe esfriar totalmente. Se a sua fôrma é de fundo removível, forre a parte de fora com papel film.

Baixe o forno para 100ºC.

Na batedeira, com a pá, misture o cream cheese e o queijo gorgonzola e bata até obter um creme homogêneo.

Adicione o açúcar e os ovos. Bata por aprox. 8 min, ou até que o creme fique liso, esbranquiçado e brilhante.

Adicione o iogurte e o suco de limão. Bata por mais 8 minutos, raspando as laterais do bowl, até obter um creme homogêneo e liso.

Passe a massa para a fôrma e asse em forno pré aquecido a 100ºC, por 2h ou até ficar com a mesma consistência do pudim, que quando você move o centro “balança mais não cai”. Tire do forno e deixe esfriar por 20 minutos em temperatura ambiente, depois, deixe na geladeira por 4h, ou uma noite.

Quando o cheesecake estiver completamente frio, retire da fôrma e coloque sobre o prato de servir. Decore com figos frescos e se quiser, um pouco de redução de aceto balsâmico.

CheesecakeFigo-13

CheesecakeFigo-14

Sirva geladinha e sinta a explosão de sabores na boca!! Como eu já comentei no começo do post, o sabor final da cheesecake é bem suave e com um toque do gorgonzola, mas continua doce no ponto certo! O aceto balsâmico, que é agridoce, ajuda a deixar um sabor mais intenso em toda a mistura, eu gosto muito, prove e veja o que você acha.

CheesecakeFigo-16

A massa de pistache não muda nada, poderia perfeitamente ser a mesma receita, só com farinha de amêndoa, ou de outro fraco seco. Eu usei essa porque tinha no congelador um pouco que sobrou da outra receita, e não queria jogar fora! Afinal de contas, a cozinha também se trata de cozinhar de maneira consiente e tentar reduzir ao máximo nosso desperdicio!!

Espero que você goste dessa receita e faça em casa (ou onde você quiser)! E se você fizer essa receita, posta lá no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca, assim posso ver as suas criações gastronômicas!! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s