Geléia Caseira de Frutas Vermelhas

Para receta en Español haz click aqui

geleia-12

Voltei meu povo!! Chegamos da Europa e eu estou a milhão, querendo fazer mil receitas pra vocês, e querendo postar aqui todos os mapas, incluindo os da Bélgica e Paris né!! Mas, ainda estou preparando todo esse conteúdo lindo e me lembrei que antes de ir de viagem, para não perder as frutas vermelhas que eu tinha em casa, fiz essa geleia MARAVILHOSA.

Eu tenho profundo amor por geléias, não só comer, mas fazer geléia é tão prazeroso e tão reconfortante. Eu sou do tipo de pessoa que tem 20 vidros de diferentes geléias em casa e sempre que viajo, compro uma nova para provar.

Essa receita foi o resultado de um teste que eu fiz pela primeira vez ha muito tempo, “a olho” e deu super certo. Eu queria tentar uma geléia que mantivesse o azedinho das frutas vermelhas, e foi o que eu consegui com essa geleia, que não leva proporções iguais de açúcar e fruta, e que te prova que a pectina das frutas vermelhas é super potente!!

Para quem acha que fruta vermelha é de inverno, eu volto a repetir, É DE VERÃO!! Isso mesmo, são frutas de verão, com exceção da blueberry e do morango que podem ser encontrados o ano todo. Em países super desenvolvidos as frutas vermelhas são encontradas o ano todo porque eles trabalham com importação de produtos de outros países. O Chile por exemplo é um super exportador de frutas. Enfim, no inverno o preço da fruta vermelha dispara, exatamente por esse motivo.

Outro ponto muito importante sobre geléias e conservas é que esse método surgiu como uma maneira de preservar os alimentos frescos para as estações em que eles não são encontrados, o que me faz pensar sobre fazer uma geleia com frutas vermelhas congeladas. Se você realmente não tiver acesso às frutas frescas, prove fazer com as congeladas, mas eu posso dizer que o sabor e a textura podem mudar. Sou super a favor das frutas frescas sempre!! E essa receita em especial, você pode alterar o tipo de fruta vermelha, desde que mantenha o 1kg de peso, ou seja, não se prenda à receita original, busque a maneira de fazer com o que você tem disponível ai na sua cidade ou país!

Na geléia eu não usei a groselha, porque para fazer geléia com a groselha é preciso ferver-las primeiro por alguns minutos, para que não endureçam. Como eu tinha só um pouquinho, acabei comendo com iogurte mesmo! hahaha Mas eu ainda vou postar uma receita de geléia de groselha, porque ela fica maravilhosa também!!

Geléia de Frutas Vermelhas

Rendimento: 500g de geléia

Ingredientes:

geleia

  • 1kg de frutas vermelhas frescas
  • 1 xic. (200g) de açúcar cristal
  • suco e raspas de 1 limão siciliano

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, coloque as frutas vermelhas de sua preferencia, cortada em metades e sem caroço (no caso da cereja).

geleia-2

Junte também o açúcar, o suco e as raspas de limão e misture bem.

geleia-4

geleia-3

Leve a fogo médio, mexendo as vezes só para não queimar o fundo da panela.

Deixe ferver por aproximadamente 20 minutos, ou até reduzir pela metade. Deixe esfriar por 10 minutos.

geleia-7

Envase em vidros esterilizados, cubra o topo com um pedaço de papel manteiga e feche ainda quente. Isso vai criar um vacuo e fazer com que a geleia dure por 1 ano fechada fora da geladeira. Uma vez aberta, dura 3 meses  guardada no refrigerador.

geleia-8

geleia-10

Se você preferir a geléia sem pedaços, pode passar as frutas por um processador. Eu AMO sentir os pedaços das diferentes frutas e para mim não há nada mais delicioso que um pedaço de pão com uma manteiga deliciosa e geléia… puro amor!

geleia-14

Espero que você goste dessa receita, essa é a minha geléia favorita e uma das minhas mais antigas receitas, dá época que eu era designer ainda! E se fizer essa receita, posta a foto lá no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver!! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s