Bolo Dourado de Baunilha – 1 Ano do Blog!!

Para receta en Español haz click aqui

bolo1ano-2

Esse mês o blog completa 1 ano de vida e não poderia faltar um bolinho para comemorar!! Eu estou super feliz em poder compartilhas as minhas receitas com você e espero que você goste cada dia mais do conteúdo que eu posto aqui! Eu estou sempre aberta a sugestões, duvidas, e pra bater um papo também, porque né… vamos conversar sobre a vida!!

Para esse segundo ano eu quero dedicar mais tempo ao blog e a você que me acompanha! Vamos fazer crescer essa familia!!

Eu estava desde dezembro pensando e escolhendo que bolo eu iria fazer aqui, até que eu tive a idéia de juntar duas coisas que eu amo, em um bolo. Baunilha e manteiga tostada. E não é que funcionou perfeitamente?! Aproveitei também para incorporar as frutas vermelhas que são o símbolo do verão (aqui em Santiago) e que trazem o sabor fresco para o bolo!

Para quem não conhece, a manteiga tostada é uma manteiga normal que foi cozinhada o suficiente para tostar os resíduos lácteos, criando um sabor delicioso.

Bolo de Baunilha com Buttercream Tosatado de Baunilha

Rendimento: 1 bolo de 3 andares de 20cm de diâmetro / Tempo Total: 3h

Ingredientes:

bolo-ingr

Para a Massa:

  • 226g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 2 xic. (450g) de açúcar refinado
  • 4 ovos
  • 2 gemas de ovo
  • 2 colh. chá de extrato de baunilha
  • 1 1/4 xic. (297g) de leite integral + 1 colh. sopa de vinagre
  • 3 xic. (375g) de farinha de trigo
  • 4 1/2 colh. chá de fermento em pó
  • 1/2 colh. chá de sal

Para Buttercream:

  • 200g de manteiga com sal
  • 3 xic. (375g) de açúcar de confeiteiro
  • 2 colh. sopa de leite integral
  • 2 favas de baunilha

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 175ºC e unte 3 fôrmas redondas e baixas de 20cmø. Eu gosto de forrar o fundo com papel manteiga e untar só as laterais.

Misture o leite com o vinagre e deixe repousar por 5 minutos, o vinagre vai cortar o leite e fazer um falso Buttermilk.

No bowl da batedeira, com o globo, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme.

Adicione os ovos, as gemas, a baunilha e bata até obter uma mistura homogênea e esbranquiçada. Não se desespere se a sua massa estiver com uma aparência “cortada”, é normal.

Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a massa e logo, adicione o leite com vinagre. Bata só até obter uma massa homogênea, cuidado para não bater demais.

bolo-massa7

Divida a massa entre as 3 fôrmas untadas e leve ao forno pré aquecido por 25 minutos, ou até que você sinta cheiro de bolo por toda a casa. Teste sempre com um palito antes de tirar do forno, para ter certeza que seu bolo esteja 100% assado.

bolo-massa8

Enquanto as camadas de bolo esfriam, comece a fazer o buttercream.

Com uma faca, tire todas as sementes das duas favas de baunilha e coloque em uma panela junto com a manteiga.

bolo-recheio

Leve a fogo médio/alto, mexendo sem parar até a manteiga obter uma cor dourada e você sinta cheiro de tostado. Esse é o famoso “Browned Butter”.

bolo-recheio2

Passe a manteiga toscada com a baunilha para a batedeira e bata com o açúcar de confeiteiro, adicionando o leite aos poucos, conforme necesario. Esse buttercream fica um pouco mais arenoso, porque a manteiga tostada também tem essa textura, mas fica DELICIOSO!!

bolo-recheio3

Com as camadas de bolo frias, nivele o topo com uma faca de pão e coloque a primeira camada sobre o prato que você vai servir.

bolo-montagem-1

Se você quiser molhar o bolo com alguma mistura alcoólica ou um almibar, sinta-se livre, eu achei que o bolo ficou bem úmido, então optei por não interferir nos sabores.

Espalhe 1/3 do buttercream na superficie do bolo, espalhe algumas frutas vermelhas (sem exagerar) e cubra com o segundo. Não se preocupe com cobrir as laterais agora, se preocupe com deixar as camadas retas.

bolo-montagem

Repita o processo na segunda camada, utilizando mais 1/3 do buttercream e mais algumas frutas vermelhas.

bolo-montagem-2

Cubra com a ultima camada de bolo e utilize o ultimo 1/3 de buttercream para cubrir o topo e as laterais utilizando uma espátula. Eu gosto quando mesmo com o buttercream você possa ver as camadas de bolo, acho que além de deixar tudo mais leve (e não abarrotado) também da um charme extra.

Para deixar tudo lisinho você pode passar uma espátula grande nas laterais e por ultimo trazer o excesso do topo para o centro com a espátula. Limpe o prato.

bolo-final

Leve o bolo para a geladeira por 30 minutos.

Eu aproveitei esse tempo para passar um pozinho de ouro nas minhas frutas. E com o bolo frio, passei um pouco também nas laterais, mas isso é opcional.

bolo1ano-4

bolo1ano

Esse bolo é perfeito para o verão, os sabores são bem fresquinhos e as frutas vermelhas dão aquele toque ácido que a gente tanto ama!! A massa de baunilha é bem fofinha e molhadinha, e o recheio é doce na medida certa!

bolo1ano-3

Espero que você goste dessa receita, eu amei muito!! Se você fizer ai na sua casa, tira foto e posta no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver!! Compartilha também com os seus amigos, quanto mais gente melhor!! Obrigada por esse um ano acompanhando todas as minhas maluquices!! Que venham muitos anos mais!! ❤

Anúncios

Um comentário sobre “Bolo Dourado de Baunilha – 1 Ano do Blog!!

  1. Pingback: Bolo Invertido de Ameixa com Manteiga Tostada – Thinking Sweet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s