Tarte Tatin de Maçã e Feliz 2017!

Para receta en Español haz click aqui

tartetatin-final

Primeiro post de 2017 e eu já estou super animada! Não fiz muitas resoluções de ano novo, mas dentre as poucas que fiz está a de melhorar e dedicar mais tempo ao Blog e aos meus leitores e seguidores amados! Então, se você está lendo esse post agora, quero agradecer do fundo do meu coração por me acompanhar nessa jornada e espero que 2017 seja um ano incrível para todos nós!! Esse mês o blog faz 1 ano e vai ter festa por aqui!!

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que eu estava de férias com Mat na Bélgica, tomando um friozinho na cara e comendo horrores!! A gente voltou essa semana e eu decidi postar essa receita, que eu fiz lá na casa da minha sogra, para o jantar de Natal.

Tarte Tatin é uma sobremesa super tradicional da confeitaria francesa, e embora a original seja com maçã, outras frutas como pêras, damascos e ameixas também funcionam super bem. É uma sobremesa versátil, que te permite jogar com os sabores. A minha eu fiz com brandy, mas também poderia ser com whiskey, outras bebidas ou até mesmo sem bebida nenhuma.

A receita pede uma massa folhada, que você pode fazer em casa, ou comprar pronta, que nesse caso, foi o que eu fiz, porque né… nem sempre a gente ta com o espirito Julia Child/Martha Stewart de fazer as coisas. Eu ainda vou ensinar massa folhada aqui no blog, mas é uma receita que demanda tempo e trabalho, coisa que estando de férias na Bélgica ficava difícil.

Deixo aqui a receita para quem queria uma coisa rápida e fácil! Me conta o que você achou depois!!

Tarte Tatin de Maçã

Rendimento: 1 torta de 25cm de diâmetro / Tempo Total: 1h40min

Ingredientes:

tartetatin-ingre

  • 1 massa folhada, eu comprei pronta
  • 8 maças médias (ou 10 pequenas)
  • 4 colh. sopa (55g) de manteiga, eu usei com sal mesmo
  • 1/4 colh. chá de sal
  • 1/4 xic. (60ml) de brandy ou whiskey
  • 1/2 xic. + 2 colh. sopa (125) de açúcar cristal
  • 1 fava de baunilha ou 1/2 colh. chá de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Para essa receita você vai precisar de uma frigideira com cabo de metal, ou resistente ao calor, porque a frigideira no final vai ao forno.

Pré aqueça o forno a 180ºC. Comece descascando todas as maçãs.

tartetatin-maca

Corte as maçãs descascadas em quatro tirando os caroços, coloque-as em um bowl com água e vinagre ou suco de limão, para evitar que escureçam.

tartetatin-maca2

Na frigideira, junte o açúcar, sal, brandy, baunilha e leve a fogo médio/alto, sem mexer, até caramelizar e obter aquela cor dourada maravilhosa.

tartetatin-caramelo

Quando o caramelo estiver pronto, baixe o fogo e com cuidado para não se queimar, organize as maçãs cortadas sobre o caramelo.

tartetatin-mont

Com as maçãs na frigideira, distribua a manteiga em pedaços sobre as maçãs e apague o fogo.

obs: muitas pessoas costumam cozinhar as maçãs na frigideira com o caramelo antes de colocar a massa folhada, eu não acho necessário, porque no forno ela já vai cozinhar e absorver todo o caramelo. Também já vi gente cozinhando as maçãs em água antes de montar a torta, o que é totalmente desnecessário, não faça isso!!

tartetatin-mont2

Cubra tudo com a massa folhada, arrumando bem as bordas para dentro da frigideira. Fure a massa e leve ao forno pré aquecido por 40 minutos ou até que a massa esteja dourada.

tartetatin-mont3

Deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformar. Desenforme em um prato ou em uma tábua e sirva quentinha com sorvete de baunilha!!

tartetatin-detalhe

Eu não tirei fotos dela cortada, porque não durou nem um minuto. Ficou deliciosa, a maçã cozinha no forno junto com o caramelo e fica super molinha, bem saborosa! Uma dica é comer quente e logo depois de desenformar, porque com o tempo, a massa perde a crocancia devido a umidade das maçãs.

Espero que você tenha gostado dessa receita, se fizer ai na sua casa, posta lá no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver as suas criações gastronômicas!! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s