Doughnuts de Café

Para receta en Español haz click aqui.

img_7292

Estamos todos em clima de Gilmore Girls e esse revival maravilhoso que chegou para causar com as nossas vidas. E para não passar vergonha, muitos de nós resolvemos assistir de novo todos os episódios, afinal de contas, quem ai lembrava de tudo que aconteceu em Stars Hollow nas ultimas 7 temporadas?

Inspirada na gula de Lorelai e Rory e na obsessão das duas por café, resolvi fazer uma coisinha que sempre estava ali no cantinho da bancada do Luke`s Dinner, mas que eu tenho certeza que Luke não aprovaria!

Donuts, ou doughnuts, recheados com um Crème Pâtissière de Café. Essa receita é para você nunca mais precisar ir até o Dunkin’Donuts, super fácil e deliciosa! O importante da receita é aproveitar as horas em que a massa vai crescer para adiantar o recheio e alguns episódios de Gilmore Girls também! Eu já ensinei um Creme de Confeiteiro de baunilha AQUI, se você não for fã de café pode fazer esse simplão de baunilha que fica uma delicia. Ou pode rechear com doce de leite, nutella, geléia…

Doughnuts de Café

Rendimento: 10 doughnuts de 8cm de diâmetro / Tempo de Preparo: 5 horas

Massa de Doughnut:

fullsizeoutput_d19

  • 4 1/4 xic. (530g) de farinha de trigo
  • 1/2 envelope (10g) de fermento biologico seco
  • 1/3 xic. (74g) de açúcar refinado
  • 1 1/2 colh. chá (9g) de sal
  • 3/4 xic. + 2 colh. sopa (212g) de leite integral morno
  • 3 ovos
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha
  • 55g de manteiga sem sal em temp. ambiente
  • óleo para fritar (eu usei 1.5L)
  • açúcar para decorar (opcional)

Modo de Preparo:

No bowl da batedeira, ou em um recipiente limpo, misture levemente o leite morno com o açúcar e o fermento. Deixe essa mistura descansar por 15 min, ou até aparecerem algumas bolhas. O fermento vai se ativar com o leite morno e o açúcar vai ajudar a alimentar o fermento.

Adicione a farinha, os ovos e a baunilha, e amasse por 5 minutos em velocidade baixa/média.

Quando a massa estiver inteira junta, comece a adicionar a manteiga em cubos, aos poucos, para que a massa possa absorver a manteiga.

Amasse por mais alguns minutos, até que a massa esteja brilhante e lisa. Nesse ponto, a massa vai estar um pouco pegajosa, não se preocupe. Passe para um bowl limpo e untado com um pouco de óleo, tape com um pano limpo e deixe descansar por 1 hora, ou até dobrar de tamanho.

Com a mão limpa, bata no topo da massa para tirar um pouco do ar e deixe descansar por mais 2 horas em temperatura ambiente, ou uma noite na geladeira. Aproveite esse tempo para fazer o recheio.

fullsizeoutput_d22

img_7222

Com a massa descansada (a minha ficou uma noite), abra em uma superfície enfarinhada, com aproximadamente 1cm de altura. Corte círculos com um cortador de 10cm.

Coloque os círculos sobre um papel manteiga enfarinhado, tape com um pano limpo e deixe crescer por 30 minutos ou 1 hora.

Esquente o óleo para fritar e faça o teste antes para saber se o óleo está em uma boa temperatura. Frite os doughnuts por 2 minutos de cada lado, cuidado para não queimar demais. Coloque sobre uma assadeira com papel toalha para absorver o excesso de óleo.

img_7237

Com os doughnut ainda quentes, passe-os por açúcar.

Crème Pâtissière de Café:

fullsizeoutput_d24

  • 2 xic. (500g) de leite integral
  • 1/2 xic. (120g) de açúcar refinado
  • 6 gemas de ovo
  • 40g de amido de milho
  • 1/2 colh. chá extrato de baunilha
  • 20g de café em pó (eu usei café em capsulas de papel)
  • 27g de manteiga sem sal em temp. ambiente

Modo de Preparo:

Em um bowl, misture as gemas com metade do açúcar e o amido de milho só até incorporar, não bata muito para não adicionar ar. Reserve.

Coloque o leite em uma panela e leve a fogo médio/alto até começar a ferver. Apague o fogo, coloque a bolsinha de café dentro e tape a panela. Deixe a infusão acontecer por 10 minutos. Eu usei capsulas de café, mas você pode fazer uma bolsinha com o coador de papel e um barbante.

Retire a capsula de café e esprema bem para tirar todo o leite de dentro. Se você quiser, pode adicionar uma colh. de chá de café em pó para deixar o creme com pontinhos pretos. Adicione a outra metade de açúcar no leite e leve para ferver, assim que começar a ferver, apague o fogo e adicione duas conchas desse leite quente na mistura de gemas, mexendo sem parar. Isso se chama “temperar as gemas” e vai garantir que as gemas não virem um omelete, é o passo mais importante.

Passe a mistura de gemas para a panela e leve a fogo baixo/médio, mexendo sem parar com uma espátula até o creme começar a ferver e engrossar. O ponto é quando você passa o dedo na espátula e forma um caminho que não se fecha, mais conhecido como “ponto napé”.

Com o fogo apagado, adicione a manteiga em cubos e misture bem para incorporar. Tape o creme com um plástico filme em contato e leve à geladeira até a hora de utilizar.

fullsizeoutput_d2a

Montagem:

Com o creme frío e os doughnuts fritos, faça um buraco na lateral dos doughnuts utilizando um palito de churrasco ou um palito de pirulito.

fullsizeoutput_d2b

Passe o creme de confeiteiro para um saco de confeitar com um bico redondo pequeno, ou um bico de injetar. Comece a rechear os doughnuts, sem dó e sem miséria.

img_7273

Coma enquanto ainda estiver fresco. Se você não vai comer todos agora, recheie só os que você vai comer, porque o creme precisa ficar na geladeira. Fora da geladeira o doughnut recheado dura um dia.

img_7303

A massa fica super fofinha e o recheio também não é nada pesado, é uma boa opção para um lanchinho da tarde. Eu adorei e me surpreendeu muito a mistura com café.

img_7284

E nada mais Gilmore do que acompanhar os doughnuts com uma bela xícara de café recém feito! Espero que você tenha gostado. Se fizer essa receita posta la no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver as suas aventuras na cozinha!! E VIVA a comida!! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s