Chocottone com Pistache

Para receta en Español haz click aqui

img_7036

Finalmente está chegando o Natal, a época mais maravilhosa do ano, época de comer como se não houvesse o amanhã, época de brigar com a família para decidir se o arroz vai ter ou não passas (polemica), época de decorar a casa e escrever a sua cartinha!

O natal não pode passar sem você ter comido pelo menos um panettone ou chocottone. E como eu odeio mortalmente frutas secas e/ou cristalizadas, resolvi fazer um chocottone, que né, junta o melhor do panettone com a maravilhosidade do chocolate! E para dar um “twist” não tão ousado, resolvi colocar pistaches, porque eu amo pistache!!

O panettone teve origem no norte da Italia e hoje em dia já dominou o mundo todo, assim como muitas coisas boas italianas! Essa receita é bem versátil e você pode substituir o chocolate e o pistache por frutas cristalizadas, ou fazer metade-metade. Mas não deixe de provar fazer rabanada com esse chocottone que eu vou ensinar hoje, fica DIVINO!!

Chocottone com Pistache

Rendimento: 3 chocottones / Tempo: 5h

Ingredientes Esponja:

img_6958

  • 1 1/3 xic. (325g) de leite integral morno (temperatura de mamadeira)
  • 1 xic. (125g) de farinha de trigo
  • 3 colh. chá (22g) de mel
  • 2 pacotes (20g) de fermento biológico seco

Modo de Preparo:

Em um bowl, utilizando um fouet ou um garfo, misture o leite morno com todos os outros ingredientes até obter uma mistura homogênea. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 15 minutos, ou até dobrar de tamanho.

Ingredientes Chocottone:

fullsizeoutput_d03

  • 7 xic. (875g) de farinha de trigo
  • 1 1/3 xic. (300g) de açúcar refinado
  • 2 colh. chá de sal
  • 6 ovos
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha
  • 1/2 colh. chá de extrato de amêndoa
  • zest de 1 limão
  • zest de 1 laranja bahia
  • 1 xic. (226g) de manteiga sem sal
  • 1 xic. de chocolate ao leite, picado ou em gotas (eu usei um 40% caramelizado)
  • 1/2 xic. de pistaches descascados (pode ser salgado)
  • toda a esponja

Modo de Preparo:

Em uma superficie lisa, ou em um bowl, misture a farinha, açúcar, sal. Faça um buraco no centro e coloque os ovos e a esponja que fizemos anteriormente.

Amasse a massa como uma massa de pão. Quando toda a massa estiver junta, e um pouco seca, comece a adicionar a manteiga em cubos pequenos e amassar para incorporar tudo.

A consistencia da massa final é brilhante, macia e nem um pouco pegajosa. Adicione o chocolate picado e o pistache e amasse só até incorporar na massa, nesse ponto, não amasse muito para não romper o glúten da massa.

img_6988

Passe a massa para um bowl untado com um pouco de óleo, tape essa massa com um pano limpo e deixe descansar por 2h ou até dobrar de tamanho.

Quando a massa tiver dobrado de tamanho, despeje sobre uma superfície lisa e enfarinhada, e corte em 3 pedaços iguais. Forme uma bola com cada massa, com movimentos bem suaves, para não tirar todo o ar, e não tem problema se não ficar perfeita a bola. Coloque cada massa dentro de um molde de papel para Panettone e tape com um pano limpo.

img_6998

Deixe descansar por mais 1h30min, ou até dobrar o tamanho. Pré aqueça o forno a 190ºC.

img_7005

img_7004

Antes de colocar no forno, com uma faca bem afiada, faça um corte em X na superfície do Chocottone.

img_7007

Leve ao forno por 40-45 minutos, mas fique de olho, eu deixei 45 mas o meu forno é muito potente e acabou ficando bem pertinho no topo. O ideal é ficar dourado. Se precisar, na metade baixe o forno para 180ºC.

img_7013

O Panettone é uma massa bem fofinha e airada, é sumamente necessário que deixemos esfriar de cabeça para baixo, assim ele não murcha. Enfie palitos de churrasco pelos lados e deixe em um bowl, ou entre livros… utilize a sua criatividade!

img_7009

Quando estiver totalmente frio, cubra o topo com um ganache, ou apenas polvilhe com açúcar de confeiteiro. É maravilhoso para presentear alguém amado!! Decore como quiser! Meu ganache eu fiz com o mesmo chocolate que usei no Chocottone e utilizei 100g de chocolate para 100g de creme de leite fresco.

img_7025

O perfume de natal que fica na sua casa quando o chocottone está pronto é inigualável. A mistura de perfumes entre a casaca de laranja, baunilha, limão, pão, açúcar, chocolate é a definição perfeita de natal!! Quando eu era pequena eu pensava que só panettones industrializados podiam ter esse cheiro, ou que era preciso comprar essência de panettone, mas NÃO, é apenas saber a mistura perfeita!!

fullsizeoutput_d07

img_7047

Espero que você tenha gostado, se fizer essa receita já sabe, posta no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca!! Nos vemos na próxima semana com uma receita não tão natalina como essa! ❤

img_7046

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s