Arroz Doce do Mat /AKA Vlaamse Rijstpap 

Para receta en Español haz click aqui.

fullsizeoutput_cac

Para uma confeiteira, a confeitaria não é tão assustadora como para outras pessoas, o fato de pesar os ingredientes e seguir regras químicas é tão natural, que quando alguém te fala “uma pitada de…”, o pelo arrepia do pé até a cabeça, dá um nervoso e uma sensação de desconforto terrível. Essa é a mesma sensação quando o Mat tenta me passar uma receita dele, e se tem uma receita que ele faz muito bem e que eu sempre tento catalogar, é o bendito “Vlaamse Rijstpap” (quêêê??)!! Calma, não é feitiço de Harry Potter, é Arroz Doce no idioma desse homem que eu escolhi para amar – não tinha um homem com idioma mais fácil Carolina? – Não!

Todas as vezes que Mat faz arroz doce é um momento especial e mágico na vida dos que presenciam, na maioria dos casos, eu e os vizinhos! E ele tem toda uma história sobre o arroz doce, na cidade dele na bélgica, reza a lenda de que quando morremos e “vamos para o céu”, comemos arroz doce com colher de ouro!!

Essa semana estávamos fazendo compras no mercado e ele apareceu com uma bolsinha de arroz e sugeriu que deveríamos fazer sua receita aqui no blog, eu aceitei na hora!! Finalmente a receita foi catalogada e vocês também vão poder fazer! Fizemos toda a receita juntos e não há nada mais delicioso que cozinhar com quem a gente ama!!

Esse era o arroz que utilizamos, bem parecido ao arroz japonês, para sushi. Se você não tem esse arroz da foto, substitua por arroz de sushi e vai ficar perfeito! A receita pode parecer meio maluca, porque vai com creme de confeiteiro, mas acreditem… fica ainda mais delicioso do que o normal!

Arroz Doce do Mat

Rendimento: 15 porções generosas / Tempo Total: 2h

Ingredientes:

fullsizeoutput_ca4

  • 1 receita de Crème Pâtissière (click no nome)
  • 2 3/4 xic. (500g) de arroz de grão largo
  • 2L de leite integral
  • 1 xic. (200g) de açúcar refinado
  • 1 fava de baunilha ou 1/2 colh. chá de extrato
  • 3 pedaços de casca de limão (sem a parte branca)
  • 1 pauzinho de canela

Modo de Preparo:

Em uma panela grade e grossa, junte leite, açúcar, baunilha,  cascas de limão e a canela, misture um pouco, só para o açúcar começar a dissolver no leite e adicione o arroz.

Leve a fogo médio/baixo mexendo a cada 10 minutos, para não queimar o fundo da panela, por aproximadamente 40 minutos ou até que ao provar, o arroz quase se desfaça na sua boca, pode ser mais dependendo do tipo de arroz que você utilizar.

fullsizeoutput_ca8

Tire o pau de canela e deixe esfriar em temperatura ambiente. Se quiser, pode passar para outro recipiente para acelerar o processo. Aproveite esse tempinho para fazer seu creme de confeiteiro e também deixar esfriar.

Quando o arroz estiver em temperatura ambiente, adicione o creme de confeiteiro frio e misture bem até incorporar.

fullsizeoutput_ca9

fullsizeoutput_caa

Olha essa textura, com essas pintinhas de baunilha… é de morrer! Sirva em temperatura ambiente, ou se quiser esquente um pouco. Na Bélgica se serve com açúcar mascavo por cima, e convenhamos, como fu*k nunca pensamos nisso antes?!

img_6793

fullsizeoutput_cab

Espero que goste… faça na sua casa, essa receita é super fácil e impressiona qualquer um!! E se fizer, posta no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver!!! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s