Matcha: tudo que você precisa saber

img_6256

Este pó de cor verde vibrante sempre dá umas voltas na cabeça de quem não o conhece! O matcha, conhecido como Chá Verde Matcha é tão especial que eu resolvi dedicar um post inteiro para explicar melhor para vocês tudo o que vocês precisam saber sobre ele, onde encontrar e como evitar comprar um falso matcha! Senta e lê com calma, você vai ficar fascinado/a!!

O que é o Matcha?

Para começar, posso dizer que o Matcha é um pó moído bem fino, quase impalpável, de coloração verde forte (parece até corante em pó) de uma plantação de Camellia Sinensis especial, colhido e escolhido à mão, folha por folha.

Como é plantado e produzido?

Sim! As Plantas de Ché Verde (Camellia Sinensis) para a produção do matcha são “cobertas”, para que a luz do sol não chegue diretamente nas plantas, incentivando assim um crescimento lento. Isso é feito para que aumente os níveis de clorofila das plantas, que é o que deixa o matcha com uma cor verde tão vibrante, e também aumenta a produção de L-teanina, um aminoácido presente nos chás e em alguns cogumelos, que é o que produz a sensação de relaxamento, alterando os níveis de serotonina e dopamina no cérebro. Loucura total!

Na hora da colheita, os trabalhadores só escolhem as melhores folhas. Existem duas maneiras de secar as folhas, que é o que vai diferenciar entre o matcha premium, ou chá sencha e o matcha comum, ou tencha.

Sencha: as folhas são submetidas ao vapor, intensificando sabor e cor, logo são secas com movimentos. Ou seja, as folhas são movimentadas sem parar, depois são enroladas varias vezes em movimentos circulares, estiradas em placas e secas a uma temperatura bem baixa e por horas. Só depois de tudo isso são moídas ou consumidas inteiras. Separei um video para vocês verem que loucura é o processo manual.

Tencha: as folhas também são submetidas ao vapor, intensificando sabor e cor, logo são secas em um forno especial a baixa temperatura, sem movimentação, apenas estiradas sobre uma placa. As folhas são separadas dos talos, que viram outro chá. As folhas por fim são moídas finamente e lentamente para evitar o calor, o que ao final é o matcha. Também separei um video explicando o processo.

Qual o sabor do Matcha?

O matcha tem uma doçura intensa e um sabor profundo, diferente dos chás verdes comuns. Isso é o que o torna tão perfeito para a confeitaria. Seu aroma também é adocicado.

Como identificar Matcha de verdade?

O matcha tem duas características principais, a cor verde vibrante e o sabor “cremoso”. É muito fácil identificar a cor do matcha e eu separei uma foto que mostra a diferença entre uma baixa qualidade e uma qualidade boa.

3dd1a159898dd938ecad33a9a130300e-2

Uma vez fui no Mercadão de SP ver se encontrava matcha e muitas lojas tinham um pó que eles chamavam de matcha que na verdade era o chá verde comum moído, e nem era um moído muito fino, era grosso e com uma cor horrível. Então, não caia na roubada de pagar caro por um matcha falso.

Quanto custa o matcha?

Caro! Prepara o bolso, porque alguns gramos de matcha custam uma pequena fortuna. Mas convenhamos, depois de ver o processo de fabricação dá para entender o preço alto do produto! É quase um ouro da gastronomia! hahaha

Quais os benefícios para a saúde?

O matcha é uma fonte melhor de nutrientes, devido à maneira como é plantado e processado. Fonte de pequenas porções de  vitaminas e minerais, é rico em antioxidantes que preveem o câncer e doenças cardiacas.

Onde eu compro o meu matcha?

As últimas vezes que eu fui para NYC comprei meu matcha em uma loja que se chama MatchaBar. Fica no Brooklyn, mas agora eles já tem uma filial em Manhattan. É uma “cafeteria” que substitui o café por matcha, ou seja, lá você encontra todas as bebidas possíveis de matcha e também doces e salgados de matcha. Tudo de matcha, paraíso!!

Onde comprar no Brasil?

Hoje em dia se você jogar no Google, aparecem muitas alternativas. Na Liberdade em SP também é possível encontrar em algumas lojas. Definitivamente não compre no Mercadão!! Os melhores lugares são lojas japonesas ou chinesas, ou empresas que importam o produto direto desses dois países. O melhor matcha é produzido no Japão embora seja originado na China.

Espero que este Guia seja útil na sua vida como foi na minha! Eu já fiz umas bolachinhas do Yoda de Matcha que ficaram deliciosas, clique AQUI para ver a receita! E espere que vem receita com matcha! ❤

Anúncios

Um comentário sobre “Matcha: tudo que você precisa saber

  1. Pingback: Rocambole de Matcha e Morango – Thinking Sweet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s