Meu Bolo de Aniversário – Yellow Cake

img_6139

Dia 23 foi o dia do meu aniversário e para celebrar não só o meu aniversario como também a chegada da primavera maravilhosa, resolvi fazer o meu bolo de aniversario favorito. Segundo a minha mãe, o que eu sempre pedia no meu aniversario, era bolo com brigadeiro (quem não pediria?!), e até hoje, essa é uma das minhas combinações simples favoritas, baunilha com chocolate.

A massa desse bolo é amanteigada e deliciosa e o recheio é um brigadeiro tradicional que eu já ensinei AQUI, bem no comecinho do blog! Para essa receita eu usei uma receita do brigadeiro e foi a quantidade justa! Por fora, o bolo é coberto com uma capa de Buttercream de Chocolate… ou seja, só coisa boa!!!

Outra coisa que eu sempre fazia também era “ser”a Ariel, da Pequena Sereia, e sigo sendo até hoje, com meu belo cabelo turquesa em homenagem a aquela barbatana maravilhosa que Ariel tinha! hahaha e para comprovar, ai estão as fotos do meu aniversario de 3 anos, que teve a temática de Ariel, feito todinho pela minha avó e minha mãe em 1993!!

Bolo de Aniversário da Carol:

Rendimento: 1 Bolo de 23cm diâmetro, 16 porções / Tempo de Preparo: 2 horas

Ingredientes Yellow Cake:

img_6043

  • 3 1/4 xic. (425g) de farinha de trigo
  • 1 colh. sopa de fermento em pó
  • 1 colh. chá de flor de sal (ou sal normal)
  • 1 xic. (225g) de manteiga sem sal
  • 2 xic. (400g) de açúcar cristal
  • 2 colh. chá de extrato de baunilha
  • 6 gemas de ovo
  • 1 1/2 xic. (360ml) de leite integral

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 175ºC. Unte tres fôrmas redondas de bolo de 23cm de diâmetro e forre o fundo com papel manteiga.

Na batedeira, junte a manteiga com o açúcar e bata em velocidade média/alta até obter um creme esbranquiçado. Eu estou usando meu açúcar de baunilha, porque eu quero uma massa bem “baunilhada”, e para fazer seu próprio açúcar de baunilha, é só juntar em um pote os restos das favas de baunilha com açúcar e deixar alguns dias fechado. Conforme for acabando é só completar com açúcar.

img_6047

Adicione as gemas de ovo, o extrato de baunilha e bata até homogeneizar. Nessa receita, o creme nao vai ficar branco e fofinho pela ausência das claras, fica mais grosso mesmo.

img_6054

Adicione alternadamente, batendo em velocidade baixa, os secos e o leite até obter uma massa lisa e sem grumos. Cuidado para não bater demais a massa, não queremos que o gluten da farinha se desenvolva.

img_6057

Divida a massa entre as três fôrmas e espalhe por toda a fôrma com uma espátula, deixando a superficie lisa e nivelada!

img_6063

Leve ao forno pré aquecido a 175ºC por 20-25 minutos, ou até a superficie estar dourada.

img_6071

Deixe esfriar por completo em cima de uma grade. Desenforme e nivele o topo dos três bolos, para deixa-los o mais reto possível.

img_6081

Aproveite enquanto os bolos esfriam para fazer a cobertura de chocolate que vai por fora do bolo e o brigadeiro do recheio, que é essa receita AQUI.

Ingredientes Buttercream de Chocolate:

img_6097

  • 170g de manteiga sem sal
  • 2 3/4 xic. (340g) de açúcar de confeiteiro
  • 1/4 xic. (25g) de cacau em pó
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha
  • pitada de sal
  • 1/4 xic. (60ml) de creme de leite fresco (ou de lata sem soro)
  • 125g de chocolate meio amargo (eu usei 54%)

Modo de Preparo:

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro e o extrato de baunilha até obter um creme esbranquiçado e fofo, adicione o cacau em pó e o sal e bata até homogeneizar.

Ao mesmo tempo, derreta o chocolate e junte com o creme de leite. Adicione a mistura de chocolate na batedeira e bata bem até obter um creme aveludado de chocolate.

img_6103

img_6107

Montagem do Bolo:

Comece transferindo o brigadeiro para um saco de confeiteiro e 1/4 do buttercream em outro saco de confeiteiro.

img_6114

Em um prato normal, ou no prato giratório de confeitar, comece a montar o bolo colocando a primeira camada de massa. Contorne o borde com o buttercream do saco de confeiteiro, isso vai impedir que o brigadeiro saia pelos bordes, logo, recheie o centro com uma camada generosa de brigadeiro.

img_6119

Acomode a segunda camada de bolo em cima e repita o mesmo processo, fechando com a terceira camada.

img_6123

Leve o bolo ao congelador por 10 minutos, para que todas as camadas se afirmem bem e não fiquem molengas na hora de confeitar.

Com uma espátula lisa, comece a espalhar o buttercream por toda a superficie do bolo, sem se preocupar muito com perfeição, depois vamos arrumar e nivelar tudo com uma régua.

img_6132

img_6129

img_6128

Com o bolo coberto totalmente, comece a tirar o excesso de buttercream e nivelar as laterais, com uma régua ou com uma espátula lisa e larga. Se você estiver usando o prato giratório, vai ser ainda mais fácil, porque não precisa mover a régua.

Com as laterais lisas, é só passar a espátula no topo, de fora para o centro, espalhando o excesso de buttercream dos bordes.

img_6135

Pronto, agora é só decorar!! Eu fiz um dripping com o proprio brigadeiro por cima e coloquei alguns confeitos que eu amo!! Para finalizar, velinhas para o parabéns!

img_6154

O brigadeiro deixou a massa bem úmida e tudo ficou deliciosamente harmonioso!! O gostoso desse bolo é que como eu uso chocolate meio amargo e cacau, não é super doce, pelo contrario, é balanceado e com sabor a chocolate! É sempre bom procurar e utilizar o melhor chocolate que você puder comprar!! Eu uso um dos melhores chocolates do mundo (na minha opinião), que a marca que se chama Republica del Cacao, o link deles é ESSE AQUI. Mas infelizmente eles não vendem no Brasil, por todas as burocracias e dificuldades. Mesmo assim, no Brasil estão algumas marcas muito boas também, como Callebaut.

img_6194

img_6197

img_6206

Espero que vocês tenham gostado, PARABÉNS para mim e BEM VINDA primavera!! hahaha Beijos ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s