Pão de Beterraba

IMG_5613

A Beterraba é um alimento que dispensa apresentações… serve para tantas coisas e é tão benéfica à saúde que eu poderia passar o dia todo falando sobre as suas qualidades!! Aqui no Chile por exemplo, não existe plantação de cana de açúcar, todo o açúcar produzido aqui vem da Beterraba… Santa Beterraba!! E para quem não sabe, a beterraba é um santo corante natural, que inclusive eu já usei aqui no blog uma vez, na receita desse Red Velvet aqui!!

Criando as receitas da Bakkerè, eu resolvi colocar um pãozinho de beterraba, porque além de ter uma cor linda, o sabor é delicioso! Todo o mundo conhece e faz esses pães tipo Brioche de Beterraba, que vai leite, ovo e um monte de outras coisas… eu queria algo simples, uma receita de pão cascudo. Até que eu tive a brilhante e tosca ideia de juntar a beterraba em uma receita de pão semi-integral que eu já tinha, e deu SUPER certo!!

Na Bakkerè eu uso sempre o meu Levain como fermento natural, para o blog, pensando nas pessoas que não alimentam um leviana todos os dias, eu vou fazer a receita com fermento fresco. Mas não se desespere se você for uma das pessoas que tem um levain, eu também vou passar a quantidade de levain para este pão!! Sobre a cor do pão, quando a temperatura do forno é muito alta, o interior do seu pão sempre vai ser marrom, mas se você usar uma temperatura mais baixa, pode ser que ele mantenha o vermelho.

Pão de Beterraba

Rendimento: 1 Pão de aprox. 1,5kg

Ingredientes:

IMG_5426

  • 650g de farinha para pão (tipo 00 e que tenha entre 13% e 15% de proteína)
  • 200g de farinha integral
  • 400g de purê de beterraba (entre 3 e 4 beterrabas médias)
  • 30g de fermento fresco (ou 300g de Levain)
  • 380g de água morna (25ºC)
  • 20g de sal

Modo de Preparo:

Para preparar o purê de beterraba, lave bem e seque as beterrabas, envolva cada uma em papel alumínio e leve ao forno por 1 hora a 180ºC. Eu uso a beterraba inteira, sem jogar fora nada! Não descasque nem tire o topo.

A beterraba deve sair bem macia do forno. Coloque-a em um liqüidificador ou processador de alimentos e processe até obter um purê grosso. Não importa se ficarem alguns pedaços, eu gosto!!

IMG_5440

Pese o purê para ter certeza de que você tem o peso certo para a receita funcionar.

Em um bowl, ou no bowl da batedeira, junte todos os ingredientes menos o fermento fresco (se você estiver fazendo com o levain, junte todos os ingredientes).

IMG_5468

Amasse por 30 minutos, ou até você ver que a massa está lisa e junta. Massas com alta hidratação demoram um pouco para se juntar, mas uma vez que o glúten comece a se desenvolver, ela vai se juntar e ficar bem brilhante. Leva tempo e paciência, não adicione mais farinha à sua massa, tenha fé e você vai ver que o resultado é maravilhoso. Na batedeira é mais fácil porque você pode lavar uma louça enquanto essa massa trabalha!

Transfira a massa para um bowl, e você vai entender na imagem à seguir, que a massa não vai ser nunca uma bolinha perfeita como essas que você vê na televisão… isso minha gente, é um pão com quase 60% de hidratação!!

IMG_5499

Feche a massa com plástico filme e deixe fermentar na geladeira por uma noite, ou se você é apressado, deixe em um ambiente quentinho até a massa dobrar de tamanho. Mas te garanto que o sabor com 12 horas de fermentação é beeeeeeem melhor!! Vem na minha!

IMG_5515

No dia seguinte, transfira essa massa linda para uma superfície enfarinhada.

IMG_5541

Dobre a massa como um envelope, em quatro movimentos. Enfarinhe a superfície e dê volta à essa massa que agora vai ter um formato mais consistente.

IMG_5546

Você agora tem duas opções, ou faz um pão grande, ou divide a massa em pães menores e boleia. Na Bakkerè eu faço pãezinhos de 200g e aqui eu resolvi fazer um Pão gigantão. Para o pão grande, você vai usar a massa assim como ficou depois da dobra de envelope. Coloque em uma bandeja de forno ou em uma fôrma retangular.

IMG_5557

Tape o pão com um pano seco e deixe fermentar por 2 horas, ou até dobrar de tamanho. Essa é a ultima fermentação. Pré aqueça o forno a 250ºC e coloque uma panela com água dentro.

Duas horas depois o seu pão vai estar incrivelmente maravilhoso!

IMG_5575

Nessa hora estava tão bonito que até o Speke ja estava querendo comer um pedacinho… coitado, ele ainda não entendeu que ele é cachorro e não pode comer essas coisas!

IMG_5566

Enfim, com uma faca bem afiada, ou uma lâmina de barbear, corte o pão e faça o desenho que você quiser. Leve ao forno e baixe a temperatura para 200ºC, ainda com a panela lá dentro!

IMG_5579

Asse por 1 hora, ou até que a superfície comece a ficar marrom. A casa vai cheirar pão!! Tire do forno e deixe esfriar em uma grade, para não suar a parte de baixo.

IMG_5586

A cor dele é simplesmente fenomenal!

IMG_5609

IMG_5600

Esse pão tem um sabor delicioso de beterraba, mas não é doce! Ele tem uma úmidade maravilhosa e dura vários dias, fechadinho em uma bolsa de papel ou plástica. Corte ainda morno e sirva com manteiga e geleia!!! Eu comi com a geleia do ultimo post e ficou maravilhoso!!

IMG_5607

Espero que vocês gostem! Comenta aqui em baixo como ficou o seu pão e o que você achou dessa receita!! Posta la no instagram com a hashtag #thinkingsweet e compartilha com os amigos!! Beijos ❤

Anúncios

4 comentários sobre “Pão de Beterraba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s