Geleia de Tangerina Fácil

IMG_5401

As pessoas te dizem que quando você tem filho deixa de dormir e passa a viver uma vida louca de cansaço e animação, mas o que as pessoas não te dizem é que quando você abre o seu próprio negócio você também deixa de dormir e vive uma loucura que mistura MUITO cansaço com MUITA animação!! Eu estou vivendo exatamente isso, acordando todos os dias super cedo, e indo dormir super tarde, passando mais de 12h de pé e preocupada com coisas que talvez nunca aconteçam, mas ao mesmo tempo, sentindo uma animação dentro de mim muito forte e uma felicidade absurda em ver tudo o que consegui!! Para quem quiser conhecer nosso novo filho empreendimento, pode seguir no insta @bakkere.cl ou também pode passar aqui se estiver de passeio por Santiago-Chile, estamos na Avenida Las Tranqueras, 1480!!

Essa semana preparei geleias para o café da manhã da Bakkerè, e como é época de cítricos aqui, comprei muitas tangerinas. Depois de buscar muitas maneiras de como fazer, encontrei uma maneira fácil, que não precisava ferver a casca 3 vezes, e nem usar a parte branca.

Existem muitos tipos de mexerica, bergamota, tangerina… enfim, cada região tem a sua e utiliza um nome diferente. Eu provei com essa que é pequena, de casca bem fina e super laranja, mas essa receita funciona com qualquer tipo.

Geleia de Tangerina

Rendimento: 700ml de geleia / Tempo Total: 1h30min

Ingredientes:

IMG_5238

  • 1,5kg de tangerinas maduras
  • 200g de açúcar cristal
  • suco de 2 limões (eu usei siciliano, mas pode ser taiti)

Modo de Preparo:

Como eu disse, é uma geleia bem fácil, que não vai quantidades absurdas de açúcar e que fica com um sabor bem fresquinho!!

Comece tirando as raspas de todas as tangerinas. Na casca, estão os óleos essenciais e todo o aroma floral que a tangerina tem, a melhor maneira de comprovar isso é lembrar quando tirávamos a casca com as mãos e saia aquele aroma incomparável.

IMG_5243

Coloque as raspas dentro de uma panela grossa e grande. Então comece a descascar as tangerinas, com as mãos mesmo, como fizemos toda a nossa vida!

IMG_5250

Tire o máximo que puder das fibras brancas, mas não enlouqueça, não tem problema ficar algumas. Separe os gomos e veja se tem caroço, se sim, tire os caroços (vote também pode antes de descascar cortar as tangerinas em metades para tirar os caroços). As minhas quase não tinham, então foi bem fácil.

IMG_5255

Eu coloquei os gomos na panela, só porque era mais bonito para a foto, mas coloque no copo do liqüidificador e bata até obter um purê. Transfira para a panela, com as raspas, adicione o açúcar e o suco dos dois limões.

IMG_5266

Leve a fogo alto, até começar a ferver, então baixe o fogo para médio/baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 30-40 minutos, ou até reduzir pela metade.

IMG_5372

A cor continuará maravilhosa!! Esterilize potes de vidro com tampas herméticas, colocando-os em uma panela com água e levando à fervura. Encha os potes de vidro até a máxima capacidade e tampe ainda quente. Tampar a geleia quente ajuda a formar vácuo no pote, ajudando assim a sua geleia a durar mais tempo fechada!

IMG_5378

O sabor dessa geleia é de pura tangerina, é quase como comer a tangerina fresca! A geleia fechada em pote de vidro dura 1 ano em um ambiente seco e com pouca luz, após aberta, dura 3 meses na geladeira! Dá para fazer várias pro ano todo! Eu comi com um pãozinho de noz que faço na Bakkerè e ficou absolutamente DIVINO!

IMG_5394

A consistência é perfeita para passar na torrada! Espero que gostem e quem fizer com outro tipo de tangerina ou mexerica, comenta aqui em baixo como ficou!! Beijos ❤

Anúncios

Um comentário sobre “Geleia de Tangerina Fácil

  1. Pingback: Pão de Beterraba – Thinking Sweet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s