Maple Apple Pie

IMG_5148

As últimas semanas foram louquíssimas, e as semanas que vem vão continuar loucas… estamos por fim inaugurando a Bakkerè, nossa padaria e confeitaria artesanal!! Com tantas coisas para resolver e produções para fazer, acabei ficando sem tempo de preparar algum post aqui no blog, mas o domingo chegou e eu me animei com alguns produtos que eu tinha aqui em casa e queria usar!!

Para começar, eu havia comprado umas maçãs “Pink Lady”, que para quem não conhece, é um tipo de maçã com a casca bem rosada e um sabor super equilibrado entre doce e ácido! Essa maçã teve origem na Nova Zelândia, mas já conquistou o mundo, conhecida como a verdadeira Maçã do Amor. E hoje em dia é muito produzida aqui no Chile, e exportada para todo o mundo, principalmente EUA.

IMG_5005

No Brasil, que eu saiba, pode ser encontrada na rede Zaffari e Bourbon. Também no Mercadão de SP e provavelmente no Santa Luzia. Se você sabe onde mais pode ser encontrada, comenta aqui em baixo!! A melhor época para maçãs é agora no inverno!

Outro produto que eu também usei, é o Maple Syrup, famoso produzido no Canadá. O que eu usei, foi trazido diretamente do Canadá pelo meu homem maravilhoso que carrega 1L de Maple na mala só para me ver feliz! Segundo os cozinheiros que estavam com ele lá, é o melhor da zona… eu gostei muito! Mas você pode utilizar o maple que encontrar nos mercados, e se não encontrar de jeito nenhum, pode substituir por mel ou favinho, o sabor vai mudar um pouco, mas também vai ficar gostoso!!

IMG_5029

E o último produto importante é a manteiga, que eu comprei de uma senhora em Pomaire (cidade de campo ha 1h30min de Santiago), que ela mesma produz, com o leite das suas 4 vacas!! Uma manteiga não pasteurizada e muito deliciosa!!

Como diz o meu marido, e dizia a sua avó: “A comida não pode ser melhor do que os ingredientes que você coloca na panela.” o que é a mais pura verdade!! Utilizar bons ingredientes é a chave para conseguir uma boa comida!! Busque sempre utilizar ingredientes de qualidade, locais, produzidos com cuidado e carinho!!

Maple Apple Pie

Rendimento: 1 torta de 25cm de diâmetro / Tempo de Preparo: 1h / Tempo de cocção: 1h / Tempo total: 2h

Ingredientes Pâte Briseé:

IMG_4986

  • 2 1/3 xic. (312g) de farinha de trigo
  • 173g de manteiga sem sal gelada
  • 1 colh. chá de sal de mar
  • 1/4 colh. chá de canela em pó
  • 7 colh. sopa (105ml) de água gelada
  • 1 ovo (para pincelar a massa)

Modo de Preparo:

Em um processador de alimentos, junte a farinha, manteiga, sal, canela e processe até obter uma farinha fina. Adicione a água e processe até que a massa se forme.

IMG_5007

Divida a massa em dois discos e embrulhe em plástico filme. Leve ao refrigerador por 30 min. Aproveite esse tempo para preparar o recheio.

IMG_5024

Ingredientes Recheio:

IMG_5036

  • 1kg de maçãs (pode ser qualquer tipo)
  • 1/3 xic. (120g) de Maple Syrup
  • 1/4 xic. (50g) de açúcar mascavo
  • 1 colh. sopa de farinha de trigo

Comece picando a maçã com casca em cubos de 1cm, tirando o centro onde estão as sementes obviamente. Muitas receitas de apple pie pedem a maçã descascada e em pedaços grandes, mas eu gosto muito da casca da maçã que é onde estão todos os nutrientes e que te dá uma textura diferente na torta.

IMG_5070

Em um bowl, junte as maçãs picadas, maple syrup e o açúcar mascavo.

IMG_5080

Misture bem e adicione a farinha. Misture tudo e deixe descansar por 5 min.

IMG_5086

Enquanto isso, tire um dos discos de massa da geladeira e com um rolo abra a massa, entre dois papeis manteiga, com uma altura de 0,5cm.

IMG_5047

Coloque a massa sobre a fôrma de torta, se sua fôrma for de teflon não precisa untar, se for de alumínio, passe um pouco de manteiga derretida com um pincel. Com as mãos, acomode a massa e aperte bem nos cantos.

IMG_5052

Coloque a mistura de maçã sobre a massa, espalhando e acomodando os pedaços de maçã por toda a torta.

IMG_5095

Abra o segundo disco de massa, entre dois papeis manteiga, com altura de 0,5cm. Nesse ponto, você tem duas opções. Pode colocar a massa sobre a torta, cobrindo totalmente a maçã e fazer alguns cortes, como a torta da Branca de Neve. Ou, você pode fazer como eu, e decorar a torta com tranças de massa, que são bem fáceis de fazer, basta cortar a massa em tiras e lembrar como se fazia tranças no cabelo das amiga.

IMG_5106

Você também pode adicionar flores de massa, folhas… coração, estrela… o cortador que você quiser inaugurar! hahaha Eu só misturei tranças com tiras de massa.

IMG_5110

Com o dedo, ou com o rolo de massa, tire o excesso de massa das bordas.

IMG_5117

Leve a torta ao congelador por 20 minutos. Pré aqueça o forno a 180ºC.

Em um bowl pequeno, bata o ovo, e pincele sobre toda a massa. Isso vai dar brilho e uma cor maravilhosa no forno.

IMG_5125

Leve a torta ao forno pré aquecido, e asse por 60 minutos. Ou até que a superfície fique dourada escura. A massa vai desgrudar da fôrma, e encolher um pouco.

Tire do forno e deixe esfriar por 20 minutos.

IMG_5132

Desenforme e sirva ainda quentinha. A maçã solta sua água, que com a ajuda da farinha e do açúcar que adicionamos, se transforma em uma calda grossa e saborosa. A massa é super crocante e mais suave que a Pâte Sablée.

IMG_5146

Eu tinha um sorvete aqui em casa, e resolvi comer com sorvete, fica ainda mais deliciosa! Pode ser com o sorvete que você preferir, o meu era de Speculoos, um biscoitinho belga sensacional, que eu ainda vou fazer aqui pra vocês!

IMG_5169

Simplesmente delicioso! Façam ai em casa e postem a foto no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marquem para eu poder ver as criações de vocês!

IMG_5173

Me despeço com esse pedaço pecaminoso de torta de maçã, que eu comi inteira… sem dó nem piedade! Beijos e até a próxima ❤

Anúncios

4 comentários sobre “Maple Apple Pie

  1. Pingback: Torta de Limão com Earl Grey e Lavanda – Thinking Sweet

  2. Pingback: Galette de Pêssego e Cereja – Thinking Sweet

  3. Pingback: Torta de Pêras ao Vinho Tinto |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s