Suikerbrood – Pão de Açúcar Belga

IMG_4731

Dá para imaginar a loucura cultural que é uma brasileira, casada com um belga, vivendo no Chile?! Eu já comentei aqui no blog uma vez que ano passado fizemos uma viagem incrível para a Bélgica, para visitar a minha sogra. Nessa viagem além de conhecer a Bélgica, que eu não conhecia, comi QUILOS de chocolate, pães, waffles…

E na Bélgica eles tem um açúcar muito delicioso, que está presente em muitas das preparações doces, como o famoso Waffle de Liege por exemplo. São pérolas de açúcar que se parecem muito aos cubos de açúcar que as pessoas ricas e finas usam para adoçar o café, só que um pouco menores e em formatos irregulares.

IMG_4612

Em Gent, que é a cidade do meu marido, existe uma loja dedicada para a confeitaria, cheia de produtos e utensílios. É uma loja focada para profissionais, mas qualquer um que gosta do mundo da confeitaria ficaria louco. Se chama Gent Bakkershuis e vale a pena passar por lá se você tem uma viagem para a Belgica marcada, também vale muito a pena visitar Gent que é uma cidade maravilhosa!! Ainda vou fazer um mapa com dicas da cidade para vocês!!

Enfim, comprei esse açúcar e ele estava esquecido em um dos meus armários de insumos (a louca dos produtos) e outro dia eu e Mat estávamos falando sobre o que eu poderia cozinhar com esse açúcar para postar aqui no blog, já que eu não tenho maquina de waffle. E eis que ele me fala Suikerbrood… ótima ideia!!

Para quem não sabe, nós estamos quase para abrir a nossa Bakery aqui em Santiago, que se chama Bakkerè. O nome é a releitura de como pronunciar Bakery em neerlandês “Bakkerij”. Inclusive, se quiserem acompanhar, o insta é @bakkere.cl, me segue lá também!!

Voltando para a receita, Suikerbrood é um tipo de pão de açúcar belga, que é feito com uma massa bem levinha e tem como grande característica, o molhadinho de açúcar que se mistura com as camadas de massa. Na receita eu uso fermento químico em pó, porque em casa eu não costumo guardar fermento fresco. Mas você pode substituir.

Suikerbrood:

Rendimento: 1 forma de 23x10cm / Tempo de Preparo: 1 hora / Tempo Total: 4 horas

Ingredientes:

IMG_4624

  • 2 1/3 xic. (300g) de farinha de trigo para pão (entre 14% e 15% de proteína)
  • 1 colh. sopa (15g) de açúcar refinado
  • 1 1/2 colh. chá (6g) de sal
  • raspas de 1 limão
  • 1 xic. (200gr) de leite morno
  • 1 pac. (7g) de fermento biologico seco (ou 25g de fermento biologico fresco)
  • 50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 190g de pérolas de açúcar
  • 1/2 colh. chá de canela em pó

Modo de Preparo:

Com o leite morno (não pode estar muito quente), junte com o fermento biológico e misture bem. Deixe o fermento reagir por 10 min.

Em um bowl, junte a farinha, açúcar, sal e raspas de limão.

IMG_4638

Adicione a mistura de fermento e amasse por 5 minutos, até tudo se juntar. Adicione a manteiga e continue amassando.

Parece que tudo se transforma em uma meleca, mas continue amassando por mais 15 minutos e não adicione mais farinha. A massa vai absorver a manteiga e vai ficar super lisa e bem fofinha.

IMG_4662

Cubra com um pano seco e deixe descansar por 1 hora em um ambiente quentinho, ou por 12 horas na geladeira. A massa deve dobrar de tamanho.

Misture as pérolas de açúcar com a canela.

IMG_4670

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e abra com um rolo, até obter um retângulo de 1cm de altura.

IMG_4682

Recheie com a mistura de pérolas de açúcar com canela e comece a enrolar bem apertadinho.

IMG_4697

Quando o rolinho estiver pronto e bem apertadinho, prepare a forma com um papel manteiga (que vai facilitar na hora de tirar o pão assado).

IMG_4699

Acomode o rolo de pão dentro da fôrma e se quiser, decore com algumas pérolas de açúcar.

IMG_4703

Deixe descansar por mais 1 hora, coberto com um pano, em um ambiente quentinho. Essa é sua ultima fermentação. Ele deve dobrar de tamanho.

IMG_4707

Pré aqueça o forno a 180ºC e asse o pão por 30 minutos, ou até a superfície estar dourada.

IMG_4724

Deixe esfriar por no minimo 10 minutos, desenforme e sirva. Quentinho fica uma delicia!!

IMG_4753

No final, cada volta do pão por dentro fica molhadinha com o açúcar derretido… simplesmente um manjar!! Diferente do que muitas pessoas pensam, o pão não fica super doce, fica doce na medida certa e com um toque cítrico misturado com canela que eu AMEI!!

IMG_4766

É uma ótima opção para um chá da tarde!! Na Bélgica, tradicionalmente este pão é dado de presente ao casal no nascimento do filho.

IMG_4751

Espero que tenham gostado! Compartilhe nas redes sociais, e quando fizer esse pãozinho dos deuses nórdicos, posta no instagram com a #thinkingsweet. ❤

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s