Tortinhas de Morango com Pistache

IMG_4547

O morango é uma fruta tão maravilhosa, que diferente das outras frutas vermelhas, dá três vezes ao ano. Aqui em casa, a minha plantinha jovem deu muitos morangos agora no final de junho, começo de julho. Mas ainda é uma planta pequena e dá no máximo 10 morangos por vez. No mercado central de Santiago, conhecido como La Vega Central é possível encontrar todas as frutas da estacão super frescas, que chegam todos os dias de madrugada, e foi lá onde comprei esses morangos maravilhosos.

Aproveitei o ultimo post que foi ensinando a fazer um ótimo Creme de Confeiteiro (se você ainda não viu, clica AQUI), e fiz umas tortinhas com os morangos e pistache. Essa é pra começar a semana na dieta… só que não!!

Pâte Sablée é um tipo de massa francesa, que diferente da Pâte Sucrée leva um pouco mais de ovo, e farinha de amêndoa, tornando a massa em uma massa não tão quebradiça e um pouco mais firme. Uma das grandes características dessa massa é que ela pode receber recheios molhadinhos sem se humedecer. Além disso, é uma massa super versátil, porque você pode substituir a farinha de amêndoa por farinha de outro fruto seco, nesse caso, eu substitui por farinha de pistache.

Eu comprei farinha de pistache pronta na Central do Sabor em São Paulo, e custou R$90,00 o quilo, mas está durando uma eternidade, porque eu só uso para coisas especiais. Se você preferir, pode fazer a sua própria farinha, com pistaches sem pele, processando um pouco no processador. Para essa receita, não é necessário que a farinha seja super fina, pode ser uma farinha rústica e fica perfeito.

Tortinhas de Morango com Pistache

Rendimento: 6 tortinhas de 10cm de diâmetro / Tempo de Preparo: 1h30min

Ingredientes:

IMG_4372

  • 180g de manteiga sem sal gelada
  • 1 xic. + 2 colh. sopa (140g) de açúcar de confeiteiro
  • 1 colh. chá de sal
  • 1/2 xic. (50g) de farinha de pistache
  • 3 xic. (360g) de farinha de trigo
  • 2 ovos pequenos
  • 1 receita de Creme de Confeiteiro
  • morangos frescos para decorar
  • pistache para decorar

Modo de Preparo:

Na batedeira, juntar  manteiga, açúcar de confeiteiro, sal, farinha de pistache e farinha de trigo e bater, com a pá, em velocidade baixa/media até obter uma farinha grossa, onde não se vê nenhum pedaço grande de manteiga.

IMG_4382

IMG_4385

Adicione os ovos e bata só até a massa juntar. Embrulhe a massa em plástico filme e leve à geladeira por 30 min. Enquanto isso, prepare seu creme de confeiteiro.

IMG_4389

IMG_4394

Pré aqueça o forno a 150ºC.

Abra a massa, com 0,5cm de altura, entre dois papeis manteiga, assim ela não gruda e você não precisa adicionar mais farinha à massa.

IMG_4400

Corte círculos maiores que suas fôrmas e molde a massa apertando bem os cantinhos e tirando o excesso de massa da borda.

IMG_4476

Fure o fundo da massa com um garfo, para evitar que forme uma bolha de ar no centro. Leve ao forno por 18-20 minutos.

IMG_4490

Deixe a massa esfriar. Tire o creme de confeiteiro e se prepare para a parte mais gostosa da receita.

IMG_4515

Recheie as tortinhas com generosas porções de creme.

IMG_4522

Corte os morangos em lâminas, ou como preferir. Eu gosto de lâminas porque são mais delicadas que metades.

IMG_4533

Decore as tortinhas com morango, eu sou perfeccionista, mas também ficam muito bonitas quando não são perfeitas! Use a imaginação e a criatividade.

IMG_4539

Termine de decorar com o pistache quebradinho em pedaços, eu quebrei com a mão mesmo. Também decorei com umas pérolas de chocolate que eu tinha em casa!!

IMG_4555

Leve à geladeira se preferir comer gelada, ou coma exatamente no mesmo segundo que você terminar de decorar!! hahahaha como eu!! Mas não se esqueça de tirar uma foto antes e postar no instagram com a #thinkingsweet .

IMG_4563

Uma ultima foto pornografica para vocês se animarem em cozinhar!! Espero que tenham gostado!! Deixem seus comentários, likes, corações, duvidas, dicas, amores… tudo, menos ódio! hahaha e compartilhem nas redes sociais!!

Anúncios

4 comentários sobre “Tortinhas de Morango com Pistache

  1. Pingback: Maple Apple Pie – Thinking Sweet

  2. Pingback: Torta de Limão com Earl Grey e Lavanda – Thinking Sweet

  3. Pingback: Cheesecake de Figos com Gorgonzola – Thinking Sweet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s