Bolo de Nutella

IMG_4136

O Primeiro bolo do blog! Eu sempre pensava “quando vou fazer um bolo de camadas?” e pirava nas receitas mais loucas possíveis, até que ontem olhando o pote de nutella no armario, eu disse: “quer saber, vou fazer um bolo de nutella!!”. Aproveitei também que é aniversário de um amigo, que é viciado em nutella, e tive uma bela desculpa para cozinhar!!

IMG_4045

As pessoas geralmente ficam bem nervosas quando querem fazer um bolo em camadas (eu fiquei aterrorizada no primeiro), porque sempre passa aquele video nas nossas cabeças das fatalidades que podem acontecer quando o dia do bolo em camadas chegar…

“E se meu bolo desmoronar?”, “E se meu bolo quebrar?”, “E se ficar todo torto?”, “E se eu cortar errado?”, “E se não ficar lisinho?”… entre outras perguntas aterrorizantes que fazemos a nós mesmos!!

A única coisa que eu posso garantir para vocês meus queridos, é que se vocês seguirem bem as dicas que eu vou dar, provavelmente vai dar certo! A minha segunda palavra de conforto é que se até os bolos do “Cake Boss” Buddy Valastro, que são de pasta americana, tem defeitinhos, porque o seu não pode ter também?! hahaha enfim… vamos para algumas dicas:

  • Tenha sempre em mão: espátula de metal grande, régua, espátula de metal pequena, faca de pão e papel manteiga.
  • Uma base giratoria facilita muito na hora de alisar a cobertura, mas é possível conseguir um bom resultado sem ela.
  • Para facilitar na hora de assar e cortar o bolo, prefira utilizar fôrmas individuais para cada camada. Utilizar 3 formas baixas no lugar de 1 forma alta vai fazer com que o seu tempo de forno diminua, as camadas do bolo cresçam melhor e facilitar na hora de cortar.
  • Forrar solamente o fundo das fôrmas com papel manteiga vai ajudar a criar uma base lisa, sem o perigo de grudar na forma e quebrar ou esburacar.

Bolo de Nutella

Rendimento: 1 bolo de 3 andares de 20cm de diâmetro / Tempo Total: 2h

Ingredientes do Bolo:

IMG_3972

  • 2 1/4 xic. (285g) de farinha de trigo
  • 2 1/3 xic. (470g) de açúcar refinado
  • 3/4 xic. (90g) de cacau 100% em pó
  • 2 1/2 colh. de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colh. de chá de fermento em pó
  • 1 colh. de chá de sal
  • 1 1/4 xic. (300ml) de leite integral + 1 colh. de chá de vinagre de maçã
  • 3/4 xic. (180ml) de café quente, pode ser coado ou expresso
  • 2/3 xic. (160ml) de óleo
  • 3 ovos grandes
  • 1 colh. de sopa de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 175ºC. Unte 3 fôrmas de 20cm com cacau em pó e cubra o fundo das formas com papel manteiga.

Em um recipiente, misture o leite com o vinagre e deixe o leite coalhar por 10min.

Na batedeira, com o globo, junte a mistura de leite, café quente, óleo, ovos, baunilha e bata por 2 minutos em velocidade média até obter uma mistura homogênea.

IMG_3975

Adicione o açúcar e bata por mais 2 minutos, para ajudar a desfazer os grãos de açúcar.

IMG_3984

Adicione farinha, cacau em pó, bicarbonato, fermento, sal e bata em velocidade média por aproximadamente 3 minutos, raspe o bowl com uma espátula e volte a bater até que a massa não tenha mais pedacinhos de farinha.

Divida a massa entre as três fôrmas e leve ao forno pré aquecido por 25-30 minutos. *JAMAIS golpeie as formas para tirar as bolhas de ar, ar é exatamente o que queremos manter na massa, assim temos uma massa muito mais esponjosa e macia.

Quando os bolos estiverem assados (faça o teste com um palito no centro do bolo) deixe esfriar por completo em cima de uma grade.

IMG_4036

Essa massa é a quantidade perfeita para 3 fôrmas de 20cm, porque você pode cortar o topo do bolo sem tirar o bolo da fôrma, garantindo assim que o corte vai ficar perfeito, sem maiores dificuldades!! Com as camadas de bolo prontas e devidamente cortadas, vamos ao recheio.

Ingredientes Buttercream de Nutella:

IMG_4053

  • 4 1/2 xic. (565g) de açúcar de confeiteiro
  • 1 1/2 xic. (340g) de manteiga sem sal
  • 1 xic. (280g) de nutella ou qualquer outro creme de avelã
  • 3/4 xic. (180ml) de iogurte grego
  • 330g de chocolate meio amargo derretido (eu usei chocolate 53%)
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Na batedeira, com o globo, bata a manteiga, iogurte e açúcar de confeiteiro até obter um creme esbranquiçado e suave.

Adicione o chocolate, a nutella a baunilha e bata, raspando o bowl com uma espátula, por 5 minutos, ou até obter um creme fofo e suave.

IMG_4083

Com o buttercream pronto, chegou a hora da verdade montagem!! Comece colocando um pouquinho do buttercream no centro de um prato (de preferência o prato onde você vai servir) e por cima coloque a primeira camada de bolo, com a paste mais lisa para baixo. Isso vai ajudar para que o bolo não saia do lugar enquanto estamos confeitando. Também outro truque que eu uso sempre é cortar tiras de papel manteiga e colocar por baixo do bolo, assim você não suja o prato e não precisa perder 20 minutos limpando tudo para servir.

IMG_4103

Coloque 1/4 do buttercream em cima da primeira camada de bolo e com uma espátula de metal, distribua o buttercream por toda a superfície do bolo, nivelando bem e sem se preocupar com as bordas.

IMG_4114

Coloque a segunda camada de bolo por cima do buttercream e certifique-se de que ela esta bem alinhada com a de baixo, assim o seu bolo não desmorona.

IMG_4117

Coloque mais 1/4 do buttercream sobre o bolo e espalhe nivelando.

IMG_4120

Por fim, alinhe a terceira camada de bolo com a parte mais lisa para cima, coloque mais 1/4 do buttercream e distribua nivelando bem, esse vai ser o topo do seu bolo.

IMG_4124

Distribua o ultimo 1/4 de buttercream sobre as laterais do bolo, sem se preocupar em deixa-lo liso, o mais importante é que toda a lateral esteja coberta. Sinceramente, eu adoro o bolo nesse momento rústico, acho super bonito!! Mas vamos fazer bonito pras amigas e terminar essa belezinha…

IMG_4129

Com uma régua (Sim!! Uma régua, pensou que nunca mais ia usar uma depois da escola, ta enganado!!) apoiando no prato, forme um angulo de 90º com a lateral do bolo e comece a correr a régua por toda lateral, tirando o excesso de buttercream e alisando. Se faltar algum lugar pode corrigir com a espátula mesmo. O importante nesse momento é alisar o máximo possível, mas convenhamos né, se até os bolos do Buddy Valastro, Cake Boss, tem alguns defeitinhos, porque o seu não poderia ter né?!

Com as laterais lisas, o topo do bolo provavelmente vai ficar com uma borda levantada, com uma espátula leve a borda da borda para o centro. mas não se preocupe muito com o topo se você for decorar.

Infelizmente a minha mutação pokemon ainda não aconteceu, e meu futuro terceiro braço não saiu para poder fotografar este processo… mas um dia esse terceiro braço sai minha gente!!

IMG_4132

Eu aproveitei o que sobrou de excesso do buttercream, coloquei em um saco confeiteiro e fiz uma decoração em cima com um bico pitanga. Também completei o centro com esse confetti coloridinho.

IMG_4140

O buttercream, depois de algumas horas, seca e fica mais durinho, o que por um lado é bom, uma vez que isso mantém a úmidade do bolo. Esse não é um bolo para guardar na geladeira, guarde em temperatura ambiente.

IMG_4152

Dica: se você mora em um lugar muito quente, talvez o seu buttercream fique pouco estável, o que você pode fazer para o seu bolo não desmoronar é a cada camada de bolo, coloque-o por 15 minutos na geladeira, para endurecer um pouco a manteiga e estabilizar o bolo.

IMG_4162

Este bolo é bem molhadinho e o café da um toque especial tostado. O buttercream é o melhor de nutella que já provei até hoje, não é tão doce, mas o sabor da nutella é o que prevalece! Espero que vocês gostem e compartilhem nas redes sociais!! Até a próxima ❤

Anúncios

Um comentário sobre “Bolo de Nutella

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s