Chocolate Quente com Marshmallow de Baunilha

IMG_3520

Como já dizia Jon Snow, “winter is coming”…

… e está vindo com força eu espero!! Aproveitei esses dias de chuva e frio (aqui em Santiago está igual) e resolvi fazer uma das coisas mais comuns e reconfortantes, chocolate quente!! E nada melhor para acompanhar um chocolate quente que um belo marshmallow derretendo lentamente!

Eu sempre tenho chocolate de varios tipos na minha despensa, então fiz um chocolate quente cremoso e aveludado. Vocês vão amar.

Marshmallow é uma receita super fácil se você tem uma batedeira, ou um batedor elétrico. Vejo sempre muita gente usando marshmallow industrializado que custa caríssimo. Aqui em Santiago é bem barato, mas mesmo assim, eu prefiro fazer o meu e saber exatamente o que estou comendo!! Então meus queridos, pega o caderninho de receita e deixa de jogar seu dinheiro no lixo com coisas que você faz em 10 minutos na sua casa, mais rápido do que ir no mercado e voltar!

Aproveita que o fim de semana está chegando, se embrulha no cobertor, seleciona a maratona no Netflix e prepara essa delicia. Depois me conta como ficou!

Chocolate Quente com Marshmallow de Baunilha

Marshmallow de Baunilha

Rendimento: 8 quadrados de marshmallows de 8cm. / Tempo total: 1h

Ingredientes:

IMG_3422

  • 4 1/2 colh de chá (15g) de gelatina em pó sem sabor
  • 1/2 xic. (125ml) de água gelada
  • 3/4 xic. (170g) de açúcar refinado
  • 1/2 xic. (125ml) de glucose (dividido em 2)
  • 1/4 xic. (65ml) de água
  • 1 fava de baunilha
  • açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:

Em um recipiente, com a água gelada, polvilhe a gelatina por cima da agua, misture e deixe descansar até a gelatina hidratar por completo. A água gelada vai fazer com que os grãos se hidratem lentamente prevenindo que a gelatina deixe uma textura granulada no final. Abra a fava de baunilha e retire todas as sementinhas de baunilha.

Em uma panela, junte o açúcar, metade da glucose, a água e leve a fogo médio para ferver. Quando começar a ferver, conte 3 minutos, ou com um termômetro de açúcar deixe chegar a 120ºC, que é o ponto de fita.

Enquanto a calda começa a ferver, derreta a gelatina hidratada e passe para o bowl da batedeira com a metade restante da glucose e a baunilha retirada da fava. Bata em velocidade média.

IMG_3448

Quando a calda alcanzar 120ºC, com a batedeira em velocidade média, despeje a calda em fio lentamente e deixe bater por 5 minutos. Suba a velocidade da batedeira e deixe bater por mais 5 minutos. O marshmallow deve estar morno quando estiver pronto.

Passe óleo em uma fôrma de 20x9cm e se quiser, forre com papel manteiga.

IMG_3460

Passe rapidamente o marshmallow para a fôrma antes que esfrie e acomode bem apertando com uma espátula.

IMG_3462

Feche com papel manteiga e deixe descansar até estar firme e frio, aproximadamente 30 minutos é suficiente. Passe um pouco de óleo em uma faca, corte os marshmallows em quadrados e polvilhe açúcar de confeiteiro para evitar que eles grudem uns nos outros.

IMG_3486

A textura do marshmallow caseiro é ainda melhor que a do industrializado! E nada é mais apaixonante do que o branquinho do marshmallow com as sementinhas da baunilha.

IMG_3535

Chocolate Quente

Rendimento: 1 litro / Tempo total: 10 minutos

Ingredientes:

IMG_3488

  • 200g de chocolate meio amargo (53%)
  • 2 xic. (500ml) de leite integral
  • 1 1/2 xic. (375ml) de creme de leite fresco
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Em uma panela, junte o leite, creme de leite, baunilha e leve a fogo médio até começar a ferver as bordas. Não deixe ferver!

IMG_3499

IMG_3497

Com a mistura de leite quente, adicione o chocolate e não misture por 5 minutos, para que o calor do leite derreta o chocolate por completo.

IMG_3506

Misture tudo quando o chocolate tiver derretido. Se for preciso pode usar um fouet (batedor manual).

IMG_3516

Sirva quente e coloque um marshmallow no topo. Ele vai boiar e derreter lentamente, deixando uma espuma grossa na superficie!! E isso meus caros amigos… é o paraíso invernal traduzido em bebida!!

IMG_3519

IMG_3529

Espero que vocês gostem!! Compartilhem os seus chocolates quentes no instagram com a hashtag #thinkingsweet … mas não compartilhem seus chocolates quentes com outras pessoas!

Até a próxima ❤

Anúncios

Um comentário sobre “Chocolate Quente com Marshmallow de Baunilha

  1. Pingback: Dia dos Namorados: Muffins de banana e Beijão de Nutella | Thinking Sweet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s