Crostata de Figo

IMG_3373

O dia das mães passou e foi um dia de saudade, boas lembranças e muita comida gostosa! Falando com a minha mãe por whatsapp (obrigada tecnologia) começamos a relembrar bons pratos que cozinhava a minha avó Maria Helena, famosa Lena Labaki, e numa reviravolta dessas receitas, minha resolvi fazer uma que além da minha vó amar, foi super importante na vida da minha mãe também!

IMG_0223

A historia da crostata na nossa familia começou com a minha avó, era um dos seus doces favoritos pra comer tomando um cafezinho, e era o que ela fazia melhor também! Além disso, a minha mãe e meu pai começaram a vida de casados vendendo crostatas para poder pagar o apartamento e a oficina do meu pai, o que torna essa receita ainda mais especial. Algo que minha vó e minha mãe fizeram com muito carinho e muito amor, agora é a minha vez!!

A receita original da minha avó é com geleia de damasco, como aqui em Santiago não é época de damasco e eu queria fazer a receita inteira do zero, comprei a fruta que era a favorita da minha avó, e que eu odiava e agora amo. Figos!! E eu também dei uma modernizada em algumas técnicas, para facilitar e melhorar a produção. Mas a receita continua intacta!

Geléia de Figo

Tempo total: 1h

Ingredientes:

IMG_3233

  • 500g de figos frescos
  • 3/4 xic. (200g) de açúcar mascavo
  • 1/4 xic. (60ml) de conhaque
  • 2 colh. de sopa de mel
  • suco de 1 limão

Modo de Preparo:

Lave e seque os figos, tire as pontas verdes e corte em metades.

IMG_3234

Em uma panela grossa, junte os figos, açúcar, conhaque, mel e suco de limão. Misture bem e deixe o figo soltar seus líquidos por 15 minutos.

Após 15 minutos, você vai notas a diferença de líquidos na panela, e ela vai estar como a minha.

IMG_3259

Leve a fogo médio/alto por aproximadamente 30 minutos, mas cuidado com os 15 minutos finais, você deverá mexer para garantir que o fundo não queime.

IMG_3272

O resultado final vai ser uma geleia grossa, você pode deixar a sua geleia mais liquida se quiser, basta cozinhar por menos tempo. Você sabe que a geleia esta pronta quando ela tem corpo, e passando o dedo na colher se forma um caminho que não se fecha!

IMG_3277

Você deve considerar também, que uma vez que a geleia esfrie, ela vai ser ainda mais grossa, como quando fazemos caramelo. Deixe a geleia esfriar. Se você não gosta de pedaços e quer uma geleia homogênea, pode passa-la por um liquidificador ainda quente. Eu gosto dos pedaços e acho que para a crostata dá uma textura melhor.

Guarde ainda quente em potes de vidro esterilizados e hermeticamente fechados. A geleia fechada, dura 1 ano e pode ser guardada em temperatura ambiente. Depois de aberta dura 3 meses e deve ser guardada na geladeira.

Crostata de Figo

Rendimento: 1 fôrma de 25cm de diâmetro / Tempo total: 2h

Ingredientes:

IMG_3291

  • 150g de açúcar refinado
  • 150g de manteiga sem sal gelada
  • 1 ovo grande
  • 2 gemas de ovo
  • 300g de farinha de trigo
  • raspas de 1 limão
  • pitada de sal
  • 1 ovo para pincelar
  • 1 receita de Geléia de Figo

Modo de Preparo:

Em uma procesadora, junte todos os ingredientes (com exceção do ovo para pincelar e a geleia) e processe até obter uma massa homogênea. Junte a massa com a mão e embrulhe em plástico filme. Leve para refrigerar por 30 minutos, isso previne que o gluten se ative e a massa fique elástica.

IMG_3306

Abra a massa com um rolo, entre dois pedaços de papel manteiga, até obter uma massa de 0,5cm de altura. Eu gosto de abrir entre papel manteiga porque assim, você não adiciona mais farinha à massa, e ela não gruda em nenhuma superficie.

IMG_3316

Pré aqueça o forno a 180ºC.

Unte um molde de torta de 25cm de diâmetro com manteiga e acomode a massa no molde, apertando bem as laterais para tirar o ar e tirando o excesso de massa com uma faca, ou com o dedo.

IMG_3328

Com um garfo, faça furos na superficie da torta. Abra a massa que sobrou e corte em tiras para decorar. Bata ligeiramente um ovo em um bowl para pincelar a massa no final.

IMG_3329

Despeje toda a geléia sobre a massa e espalhe bem por toda a torta.

IMG_3345

Decore a torta com as tiras de massa.

IMG_3353

Eu decorei também com algumas flores que cortei da própria massa! Pincele a massa com o ovo batido.

IMG_3354

Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 35-40 minutos, ou quando a massa tiver uma cor dourada mais escura.

IMG_3373

Deixe a massa esfriar e sirva! A consistência é deliciosa e o sabor é bem equilibrado. Eu amei a massa, bem crocante e desmancha na boca!

IMG_3377

IMG_3409

Foi um lindo dia de recordar e reviver antigas tradições! Espero que tenham gostado! ❤

Anúncios

Um comentário sobre “Crostata de Figo

  1. Pingback: Cheesecake de Figos com Gorgonzola – Thinking Sweet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s