Bolo Mármore

IMG_3051

Tem dias que  não ha nada mais gostoso do que sentar para tomar um chá/café quentinho com uma fatia de bolo “da vó”, como se costumava fazer todos os dias nas casas de antigamente. Um café passado na hora e aquele bolo simples e super saboroso para acompanhar, o Bolo Mármore fez parte da historia de todo brasileiro e já apareceu em mil versões pelo mundo afora, mas não tem bolo de arco-iris que ganhe do tradicional sabor branco com chocolate!

Eu estava a algumas semanas com vontade de compartilhar essa receita aqui com vocês, e aproveitei a segunda para matar essa vontade e o desejo de comer essa delicia.

Bolo Mármore:

Rendimento: uma fôrma de 20cm / Tempo total: 1h30min

Ingredientes:

IMG_3008

  • 3 xic. (375g) de farinha de trigo
  • 2 colh. de chá de fermento em pó
  • 1/2 colh. de chá de sal
  • 1/2 xic. (112g) de açúcar refinado
  • 1/2 xic. (60g) de cacau em pó
  • 6 colh. de sopa de água
  • 300g de manteiga sem sal
  • 2 xic. (450g) de açúcar refinado
  • 2 colh. de chá de extrato de baunilha
  • 5 ovos grandes
  • 1/2 xic. (120ml) de leite integral (pode ser sem lactose)

Pré aqueça o forno a 175ºC e unte uma fôrma de 20cm de diâmetro por 10cm de altura.

Comece juntando em um bowl pequeno a 1/2 xícara de açúcar, cacau em pó e a água, misture bem até formar uma pasta de chocolate. Reserve.

Em outro bowl, junte a farinha, fermento, e sal.

Na batedeira, com a pá, comece batendo a manteiga com as 2 xícaras de açúcar até parecer uma pomada branca. Adicione os ovos, o extrato de baunilha e bata até formar um creme.

Uma vez que tenha o creme pronto, adicione ao mesmo tempo a mistura de farinha, o leite e bata só até combinar tudo e não sobrar nenhuma pelotinha.

IMG_3021

Separe 2 xícaras dessa massa em um bowl. E misture com a pasta de chocolate.

Na fôrma já untada, faça camadas alternando entre a massa branca e a massa de chocolate. Quando toda a massa estiver na fôrma, com a ajuda de uma faca, misture um pouco a massa indo com a faca até o fundo da fôrma e fazendo movimentos zigue-zague em toda a massa.

IMG_3035

Asse por 50 – 60 minutos a 175ºC, para saber se o bolo está assado, enfie um palito no centro, se sair seco, está perfeito. O meu ficou 60 minutos, mas dependendo do seu forno pode ser menos tempo. Deixe esfriar 10 minutos dentro da forma, desenforme e deixe terminar de esfriar antes de decorar.

IMG_3048

E para dar aquela incrementada gordinha, porque eu não sei ser simples… fiz um ganache de chocolate amargo para jogar por cima! A receita do ganache é super fácil.

  • 200g de chocolate amargo de boa qualidade
  • 200g de creme de leite

Derreta o chocolate em banho maria e junte com o creme de leite. Só coloque o ganache em cima do bolo quando o bolo tiver esfriado.

IMG_3057

Me fala se essa imagem não é quase pornográfica?! As cores do bolo por fora ficam super lindas, parecendo mármore mesmo!

IMG_3064

E por dentro cada fatia é uma aventura, você nunca sabe quanto de chocolate você vai pegar! Ficou super lindo ❤

IMG_3074

IMG_3081

O sabor fica incrivelmente delicioso, muito melhor que esses bolinhos industrializados, e não é nada difícil!! É perfeito pra fazer pros filhos levarem de lanche, ou para o chá da tarde mesmo. Se você guardar ele fechadinho fora da geladeira, dura de 5 a 7 dias (não vai nem dar tempo de durar tanto acredite)!!

IMG_3095

Espero que vocês tenham gostado, façam e postem no insta com a hashtag #thinkingsweet ❤

Anúncios

2 comentários sobre “Bolo Mármore

  1. Olá! Adoro suas receitas..mas posso substituir a farinha de trigo por farinha de arroz que é sem glúten? Te agradeço a atenção. Parabéns pelos trabalho, lindos!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s