Pãozinhos de Abóbora com Mel e Manteiga

IMG_2499

Dando continuidade ao “Especial de Outono”, e para seguir mostrando a versatilidade da abóbora, resolvi fazer uma receita agridoce, que na verdade é salgada, mas tem um toque doce espetacular! Sou apaixonada por pão, e o Chile é o segundo maior consumidor de pão mundial (choquei), e como dizem que nós sempre devemos nos ajustar aos costumes do pais onde vivemos… nada mais justo do que comer pão também! hahaha

Existem milhões de maneiras de fazer pão, e hoje eu vou ensinar um pão fácil porém, muito mais complexo de ingredientes. Não chega a ser um brioche, mas também contem ovo, leite e manteiga. Nos EUA esse pãozinho é conhecido como “Dinner Rolls”, e na Europa “Panini” ou “Panino”.

É o pão perfeito para fazer sanduichinhos com carne desfiada ou com presunto e queijo! Eu gosto de fazer nos dias em que quero jantar um “lanche”.

Antes de começar a receita do pão, quero ensinar uma mistura de especiarias, que é chamada de “Especiarias do Outono”, o nome é porque essa mistura, é a mistura ideal para todas as receitas com abóbora, sejam doces ou salgadas.

Outono Mix:

IMG_2408

  • 1 colh. de sopa de Canela
  • 2 colh. de chá de gengibre
  • 1/2 colh. de chá de cravo em pó
  • 1/2 colh. de chá de pimenta preta
  • 1/4 colh. de chá de noz moscada em pó

Misture tudo e guarde o que sobrar em um recipiente fechado para usar depois!

Pão de Abóbora com Mel e Manteiga:

Rendimento: 14 pães de 50g / Tempo: 30min + tempo de descanso da massa

Ingredientes da Massa:

IMG_2419

  • 1/3 xic. (80ml) de leite integral
  • 2 colh. (40g) de sopa de manteiga sem sal
  • 1 ovo grande
  • 1/2 xic. (160g) de purê de abóbora (que você pode fazer como eu mostrei aqui)
  • 2 1/4 xic. de farinha de trigo
  • 2 1/4 colh. de chá (7g) de fermento biologico seco
  • 1 colh. de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colh. de chá do mix de outono
  • 1 colh. de chá de sal

Modo de Preparo:

No bowl da batedeira, ou em um bowl limpo, junte todos os secos.

Em uma panela pequena, aqueça o leite com a manteiga ligeiramente, só até a manteiga derreter. Tire do fogo, adicione o ovo, o purê e misture bem até estar tudo incorporado. Aquecer o leite no começo vai ajudar a ativar o fermento na hora de amassar.

Despeje essa mistura sobre os ingredientes secos e comece a amassar, ou com a amassadura da batedeira em velocidade media, ou com a mão. Amasse por 8 minutos, se você está amassando com a mão, quando a massa estiver junta, pode tirar do bowl e amassar em cima de uma superficie lisa polvilhada com farinha.

Passe um pouco de azeite em um bowl. Uma vez que a massa esteja lisa, transfira para o bowl com oleo, feche com plástico filme e deixe descansar por 60 minutos, ou até que a massa dobre de tamanho, em um ambiente quentinho (será necessário mais tempo se fizer frio).

Com a massa descansada, despeje sobre uma superficie limpa polvilhada com farinha e divida a massa em porções de 50g (eu sempre uso uma balança, assim fica mais uniforme). Boleie as porções e coloque sobre uma assadeira, dando um espaço de dois dedos entre elas.

IMG_2457

Cubra com um plástico filme e deixe descansar por mais 60 minutos, ou até dobrar de tamanho. Algumas pessoas gostam de deixar por uma noite em um ambiente fresco, isso ajuda seu pão a ter uma fermentação lenta deixando a massa com um sabor melhor. Enquanto isso, prepare a cobertura.

Cobertura de Mel e Manteiga:

IMG_2467

  • 2 colh. de sopa de manteiga com sal
  • 2 colh. de sopa de mel de abelha

Eu estou usando uma manteiga artesanal, feita aqui no sul do chile, bem gostosa de sabor e de leite de vaca feliz! O mel, eu estou usando um mel que eu já falei pra vocês AQUI, que vem da nossa fazenda de ervas (puro amor). Mas você pode usar os ingredientes que tem ao seu alcance, isso não vai mudar o sabor final.

Misture em banho maria os ingredientes até obter uma pasta liquida branquinha.

Com os pães descansados, pré aqueça o forno a 190ºC.

IMG_2480

Pincele a cobertura em cima dos pães e polvilhe um pouco de sal de mar, isso vai dar um toque salgado diferente em cada mordida, o que faz de tudo muito mais interessante! Leve ao forno pré aquecido por 17-20 minutos, ou até que tenham uma cor dourada.

IMG_2491

Eu deixei os meus por 18 minutos, e foi o suficiente para ficarem super fofos e com um pouco de umidade! Dependendo da potência do seu forno, pode ser que dure menos tempo.

IMG_2498

A cobertura de mel e manteiga da um sabor adocicado e uma textura de casquinha bem interessante, diferente da famosa pincelada de ovo, que só dá brilho, sem interferir no sabor. Você pode optar pela pincelada de ovo ao invés da cobertura nessa receita, mas eu diria que ao menos você precisa provar algum com a cobertura, para sentir a diferença!

A textura do pãozinho é bem macia, e o gostoso é comer quentinho, de preferência no dia em que foi feito! Ele dura no máximo 3 dias fofinho, guardado em um saquinho de papel ou plástico bem fechado!

IMG_2511

Espero que vocês tenham gostado! Compartilhem com os amigos, postem as fotos nas redes sociais com a hashtag #thinkingsweet e me marquem! Beijos ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s