Bolo de Abóbora com Chocolate – Celebrando a chegada do Outono!

IMG_2380

O Outono chegou e finalmente tudo começa a mudar aqui em Santiago. Os dias são mais curtos, o sol já não dura até as 21h (como no verão) e nasce por volta das 8h. As folhas das arvores começam  a mudar de cor e as temperaturas estão baixando.

Eu sempre tive o sonho de viver em um lugar onde as estações são marcadas, e para a minha felicidade, Santiago tem essa vantagem. Diferente de São Paulo, aqui as estações são mudanças notáveis na paisagem, e uma das coisas mais bonitas é que as frutas e verduras são de temporada. Os mercados estão recheados de abóboras, e já não se encontram frutas vermelhas, para mim, não ha coisa mais romântica na cozinha do que trabalhar com os produtos frescos que a temporada te traz. Sem contar, que com o frio, já não temos vontade de comer coisas tão geladas e frescas, queremos coisas mais quentes de sabor.

A abóbora é um ingrediente muito versátil, que na confeitaria se mistura com as especiarias e se transforma em um sabor reconfortante para os dias de frio, e não tão doce, o que para mim é ainda mais agradável! E é por isso que vou fazer algumas receitas com abóbora, como um “Especial de Outono” para mostrar as diferentes e melhores receitas com abóbora! Comecemos com esse bolinho maravilhoso que foi sucesso aqui em casa, mas antes da receita do bolo, precisamos fazer um purê com a abordar, e vou ensinar como eu gosto de fazer.

Purê de Abobora:

IMG_2296

Pré aqueça o forno a 180ºC.

Corte a abóbora em pedaços iguais e leve ao forno com um pouco de azeite. Eu levo ao forno com a casca e as sementes, para que o sabor se intensifique. Asse por 1 hora.

IMG_2304

Descasque, tire as sementes e passe a abóbora por uma processadora até obter a consistencia de purê. Você pode guardar em potinhos fechados no congelador ou na geladeira.

Bolo de Abóbora com Chocolate:

Rendimento: 1 fôrma retangular de 23cm x 13cm

Ingredientes:

IMG_2331

  • 2 3/4 xic. (350g) de farinha de trigo
  • 1 1/2 colh. de chá de fermento em pó
  • 1 1/2 colh. de chá de bicarbonato de sodio
  • 3 colh. de chá de canela em pó
  • 1 colh. de chá de noz moscada em pó
  • 1/2 colh. de chá de cravo em pó
  • 1/2 colh. de chá de sal
  • 1 xic. (225g) de açúcar refinado
  • 1 xic. (200g) de açúcar mascavo
  • 113g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 2 ovos grandes
  • 425g de purê de abóbora
  • 1 xic. (245g) de leite integral (pode sem sem lactose) + suco de 1 limão
  • 4 colh. (28g) de sopa de cacau em pó (eu usei alcalino “dutch processed”)

Modo de Preparo:

Comece misturando o suco de 1 limão no leite, para criar uma versão mais fácil do famoso “buttermilk” (que na verdade é o soro do creme de leite batido em manteiga). Deixe descansar.

Pré aqueça o forno a 175ºC. Unte uma fôrma retangular de 23cm x 13cm (eu usei uma forma de abóboras da nordic ware).

Em um bowl, junte a farinha, fermento, bicarbonato, canela, noz moscada, cravo em pó e sal.

Na batedeira, com a pá, bata a manteiga com os açúcares até ficar cremoso. Adicione os ovos, bata até incorporar tudo bem. Adicione o purê e misture até incorporar.

Por fim, adicione a mistura de secos e misture só até incorporar. Separe 1 xícara da massa em um recipiente e misture com o cacau em pó.

Para montar, faça uma primeira camada com metade da massa de abóbora, uma segunda camada com toda a massa de chocolate, e finalize com a outra metade da massa de abóbora. Com uma faca, movimente um pouco a massa, para criar um desenho mais natural.

Asse no forno pré aquecido por 50-60 minutos, para saber se está pronto é só fazer um furinho no centro do bolo com uma faquinha, se sair seco, está pronto! Deixe esfriar por 10 minutos na forma, desenforme e deixe terminar de esfriar.

Eu tive que cortar o topo do meu bolo, porque ele cresce um montão e ficou bem pra fora da minha fôrma (que era menor que 23×13). Mas se você fizer em uma forma sem desenho, ele fica com o topo lindo, com uma rachadura no meio e bem alto!

IMG_2396

IMG_2399

IMG_2403

Espero que vocês gostem desse bolinho outonal!! O sabor é perfeito para comer com um café quentinho ou um chocolate quente! Também servi com sorvete de baunilha, e foi o maior sucesso!! Se você curtiu, da like, compartilha com seus amigos e se inscreve aqui em baixo para saber sempre que tiver um post novo! Também podem me seguir no instagram! Beijos e nos vemos essa semana ainda com mais uma receita de abóbora deliciosa ❤

Anúncios

Um comentário sobre “Bolo de Abóbora com Chocolate – Celebrando a chegada do Outono!

  1. Pingback: Pãozinhos de Abóbora com Mel e Manteiga |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s