Pesto alla Genovese

IMG_1983

Eu tenho muitas coisas favoritas na vida, não sou do tipo de pessoa que consegue ter uma única coisa que é super favorita. Entre as minhas coisas favoritas está essa receita, mas antes, vamos aclarar uma questão importante, sempre tem aquela pessoa que fala “Mas Carol, você é confeiteira, você sabe cozinhar comida salgada também?”

Algumas pessoas têm dificuldade de entender ou de aceitar que não é porque alguém é confeiteiro, que essa pessoa não vai saber cozinhar. Confeiteiros são cozinheiros que aprenderam a gastronomia como um todo, e em certo momento de suas vidas decidiram que o que lhes dava maior prazer na cozinha era a confeitaria! Um confeiteiro sabe sobre cozinha, mas se especializou em confeitaria! Eu por exemplo sou confeiteira, mas também cozinho comida salgada, sei limpar carne, sei desossar frango, sei fazer várias coisas que aprendi ao longo da minha vida na cozinha. Inclusive, a minha confeitaria foi aperfeiçoada dentro de uma cozinha salgada! E com esse desabafo, quero dizer que, às vezes, vou compartilhar com vocês as minhas receitas salgadas favoritas! Começando por esse Pesto maravilhoso!!

Pesto é um molho originado em Genova na Italia, a sua receita oficial é super restrita sobre a qualidade e origem dos ingredientes. Para ser sincera, eu também sou um pouco restrita quanto a isso na hora de preparar o meu pesto, isso por alguns fatores que eu considero importantes:

  1. O queijo deve sempre ser de boa qualidade, um bom queijo vai deixar a sua receita muito mais saborosa. Infelizmente no Brasil, os mercados estão recheados de queijos que fingem ser parmesão, uma dia é não usar queijos que digam “queijo tipo…”.
  2. Um bom azeite de oliva extra virgem é imprescindível para essa receita.
  3. A receita original é feita com pinholes, que no Brasil sao muito caros e pouco encontrados. Eu uso pistache, que além de ajudar no sabor também ajuda em textura! Outra boa opção é usar pinhão tostado!!
  4. O manjericão deve ser o mais fresco possível. Quanto mais verde as folhas de manjericão, mais verde vai ser seu pesto!

A dica mais importante que eu posso dar para vocês é: invista em bons ingredientes, afinal de contas, não é sempre que você vai fazer Pesto!!

Pesto alla Genovese:

Tempo de preparo: 20min

Ingredientes:

IMG_1937

  • 250g de folhas de manjericão fresco
  • 80g de pistache torrado
  • 300ml de azeite de oliva extra virgem
  • 200g de queijo Parmigiano-Reggiano
  • 2 dentes de alho
  • sal e pimenta preta a gosto

Modo de Preparo:

No liquidificador, ou em uma processadora, adicionar todos os ingredientes e processar até que tudo se transforme em uma pasta verde e cremosa.

IMG_1942

IMG_1948

IMG_1951

IMG_1957

Nesse ponto, você tem duas opções, utilizar ou guardar. Para guardar, você vai precisar de potinhos de vidro com tampa de metal esterilizados (em agua quente).

Encha os potinhos e feche com a tampa apertando bem.

Para fechar seu pesto à vacuo é bem simples: se você tem um forno combinado, use a função vapor e deixe seus potinhos fechados a 100ºC com 100% de vapor por 5 minutos. Se o seu forno é convencional, encha uma assadeira (mais alta que os potinhos) com água quente, afunde os potinhos na água e leve por 10 minutos ao forno a 100ºC.

IMG_1993

O meu forno é combinado então foi só deixar 5 minutinhos no vapor e pronto… o pesto estará fechado à vacuo e pronto para guardar. Dessa maneira o pesto não oxida.

IMG_1980

IMG_1977

Na próxima semana vou postar a minha receita de Pasta alla Genovese, que é a melhor “confort food” feita com essa receita de pesto. Perfeita para os dias de frio, cobertor e filmes! Beijos a todos ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s