Especial de Páscoa: Pavlovas de Chocolate ao Leite

IMG_1897

A segunda receita do Especial de Páscoa aqui no TS parece uns mini ninhos de pássaros com ovinhos coloridos de amêndoa! Além de super fácil de fazer, o chocolate ao leite da aquele sabor de ovo de páscoa misturado com recheio!!

A Pavlova original é um merengue (que pode ser qualquer tipo de merengue), em formato de bolo, recheado com Chantilly e decorado geralmente com frutas. Ninguém sabe bem sobre a historia desse doce, e tem até briga de países para decidir de quem é a pavlova… porque né, quem não briga por comida?!

Quando estive na Bélgica o ano passado, haviam muitas vitrines com vários sabores de pavlovas, mas sem recheio, só o merengue e no lugar do chocolate tinha com geleia, com pistache, flores…

Na época não tinha a câmera para tirar fotos incríveis… mas mesmo assim, serve como inspiração!

Pavlovas de Chocolate ao Leite:

Rendimento: 8 mini pavlovas ou 1 grande / Tempo Total: 1h30min

Ingredientes:

IMG_1786

  • 3 claras de ovo
  • 175g de açúcar refinado
  • 1/2 colh. de chá de extrato de baunilha
  • 1/2 colh. de chá de suco de limão
  • 75g de chocolate ao leite derretido

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 100ºC e prepare duas assadeiras com papel manteiga. Se o seu forno não chega a 100ºC, deixe a porta entreaberta.

Na batedeira, ou em um bowl, bater as claras até começarem a espumar. Adicionar o açúcar, a baunilha, o suco de limão e continuar a bater até formar pico firme e estar super brilhante. Você sabe que o seu merengue está pronto quando, ao esfregar entre dois dedos, você não sentir nenhum grãozinho de açúcar.

IMG_1793

Despeje o chocolate derretido sobre o merengue e misture com uma espátula, fazendo movimentos envolventes para não perder a estrutura do merengue.

IMG_1796

Eu uso a medida de uma colher de sopa para fazer o formato da pavlova. Algumas pessoas usam bico de confeiteiro, mas eu prefiro o moimento orgânico que a colher deixa, assim nenhuma pavlova fica igual a outra!

IMG_1843

Faça os formatos na assadeira e leve ao forno pré aquecido a 100ºC por 1h ou 1h30min, dependendo do tamanho da sua pavlova.

IMG_1841

No forno, é normal que ela rache um pouco, mas é SUPER IMPORTANTE saber que o tempo que ela estiver no forno você NÃO DEVE abrir o forno, se não, ela vai murchar e ficar cheia de rachadurinhas feias… e você não quer isso!!

Para rechear você tem duas opções OTIMAS que eu já ensinei aqui, que são: o Chantilly de Chocolate que está aqui ou o Chantilly de Baunilha que esta aqui!! Eu usei o de baunilha, mas vou confessar que o de chocolate me tentou bastante.

E para decorar, eu comprei ovinhos de amêndoas, que me lembra tremendamente a casa da irmã do meu avô que era árabe e podia não ter papel higiênico, mas sempre tinha esses ovinhos. E também comprei uns ovinhos bem simples de chocolate com amêndoas. E em cima de tudo, você pode ralar um pouquinho do chocolate ao leite que usamos no merengue!!

IMG_1896

Se você gostou da receita, se inscreve aqui embaixo para receber emails toda vez que tiver um post novo, me segue no insta, e da like no face! E amanhã tem a ultima receita desse especial de Páscoa pra vocês aqui! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s