Tortinhas de Framboesa Dourada com Baunilha

IMG_1576

Eu voltei!! O blog ficou meio parado por duas semanas, mas não foi por esquecimento não. Semana passada eu estava em SP e a semana acabou sendo mais corrida do que eu imaginava, por isso não consegui postar nada aqui pra vocês!!!

Cheguei em Santiago e mais uma vez o verão me fez uma pessoa feliz!! Estava passeando pelo mercado eis que eu me deparo com isso… caixinhas preciosas de “Framboesas Douradas”!! Vocês podem imaginar a minha reação que foi, mais ou menos, como encontrar um pote de ouro no fim do arco-íris, misturada com uma dancinha da felicidade e um grito desesperado ao meu namorado “Meu Deus, olha issooooo… vou levar!”. E ele como um bom apoiador da minha loucura, enquanto o mercado inteiro me julgava, me dizia “vai mesmo!!”

Pensando no que eu poderia fazer com as framboesas, eu cheguei a conclusão que não queria fazer nada que as destruísse e também queria fazer algo útil para as pessoas que talvez não encontrem essa framboesa em terras brasileiras. Então resolvi ensinar para vocês mais uma massa base maravilhosa, que é usada pelos melhores confeiteiros do mundo, e um recheio suave e fácil!!

A massa é feita com uma porcentagem de farinha de amêndoa (que pode ser substituída por farinha de castanha), é uma massa bem fácil e ela não baixa no forno, mantém a forma perfeita e tem um sabor delicioso que não interfere nos outros sabores. Aprendi essa massa com o Bachour e uso sempre!!

Antes de começar, eu tirei uma foto comparativa para mostrar a diferença de cor entre a framboesa normal e a framboesa dourada. Se a normal já era linda e gostosa, a dourada tem um sabor mais adocicado e bem gostoso.

IMG_1563

Eu diria que a framboesa dourada é mais rosada que dourada, mas enfim, quem sou eu para discutir com os doentes dos potes de ouro?! Vamos para a receita…

Tortinhas de Chocolate com Baunilha e Framboesa

Rendimento: 12 tortinhas individuais / Tempo Total: 1h30min

Massa de Chocolate:

Ingredientes:

IMG_1485

  • 120g de manteiga com sal
  • 95g de açúcar de confeiteiro (Glaçucar)
  • 1 ovo grande
  • 35g de farinha de amêndoa (pode ser com casca)
  • 1/4 colh. de chá de sal
  • 35g de cacao em pó (eu uso alcalino para deixar a massa bem escurinha)
  • 205g de farinha de trigo

Modo de Preparo:

No bowl da batedeira, e com a pá, misture todos os ingredientes por alguns minutos até que a massa tenha uma textura lisa e se despegue das paredes do bowl. Para fazer à mão, basta misturar bem em um bowl, os ingredientes secos com a manteiga até obter uma farinha grossa, adicionar o ovo e misturar com as pontas dos dedos (sem sovar) até formar a massa lisa e homogênea.

Antes de deixar a massa descansar na geladeira, eu gosto de abrir entre dois papeis manteiga. Deixar a massa na geladeira faz com que o glúten da massa descanse e ela não vire uma massa elástica. Também é um passo importante para uma massa crocante. Eu deixo 30min na geladeira.

IMG_1524

Uma vez gelada, Pré aquecer o forno a 160ºC.

Com o molde de mini torta, cortar a massa e apertar bem contra o molde para tirar o ar e deixar bem perfeitinho. Para tirar o excesso, muitas pessoas passam a faca, com este molde, eu acho muito mais fácil apertar com o dedo fazendo a bordinha.

IMG_1542

Faça furinhos com um garfo no fundo da forminha, para tirar o ar que se forma no forno e fazer com que a massa não suba. Se quiser, agora pode deixar mais 5min no congelador, para colocar a massa bem fria no forno.

IMG_1552

No forno, a massa fica pronta de 15-18 minutos. Se o seu forno chega só a 180ºC, vale deixar um dedinho do forno aberto. Deixe a massa esfriar e aproveite para fazer o recheio.

Chantilly de Baunilha:

IMG_1520

Ingredientes:

  • 400g de creme de leite fresco (35% gordura)
  • 1 fava de baunilha
  • 5 colh. de sopa de açúcar

Modo de Preparo:

Aqueça metade do creme de leite com a baunilha e deixe esfriar na geladeira. O creme para chantilly tem que sempre estar bem gelado.

Na batedeira, ou na mão (depende do seu nível de marombagem) bata tudo junto até formar o chantilly firme. Cuidado para não bater demais e terminar com uma manteiga de baunilha! Passe o chantilly para um saco de confeitar e deixe na geladeira até a hora de usar.

Dica: o que sobra da baunilha, você pode colocar dentro de açúcar, assim além da baunilha, você tem açúcar de baunilha! (quem quiser um post só sobre baunilha deixa um comentário aqui no blog).

Montagem:

IMG_1565

Bem fácil, convenhamos! Faça uma camada de chantilly e cubra com as framboesas! Eu até pintei um pouquinho com pó de ouro, porque né… framboesa dourada do fim do arco-íris merece ouro!

IMG_1569

IMG_1578

Quando estiverem prontas, guarde na geladeira para manter o chantilly bem geladinho! O ideal é comer fresca, mas na geladeira em um potinho fechado pode durar até 3 dias. Eu sei que no Brasil não tem essa framboesa, mas pode fazer com a framboesa normal, morango, amora, pêra, uva, maçã, salada mista!! ❤

Anúncios

2 comentários sobre “Tortinhas de Framboesa Dourada com Baunilha

  1. Pingback: Especial de Páscoa: Tiramivê de Morango – Thinking Sweet

  2. Pingback: Especial de Páscoa: Pavlovas de Chocolate ao Leite – Thinking Sweet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s