Bolo de Chocolate Fácil

IMG_1286

Eu não tenho nem palavras para começar esse post… estou me segurando horrores para nao comer a assadeira inteira desse bolo!! Mas, como todas as receitas, esse bolo tem uma história, e um futuro!!

Tudo começou quando eu nasci quando eu era mais nova e minha mãe tinha começado seu catering, ela cozinhava em casa e parecia uma louca, as vezes desesperada, de tanto trabalho com tão pouco espaço! Ela fazia tres bolos simples e super deliciosos, o bolo de cenoura, o bolo de chocolate (peteleco) e o bolo de iogurte. Eu comia todas as sobras/bordas para manter meu corpinho sensual de sempre! Mais tarde quando comecei a ajudar, aprendi milhões de receitas e uma delas foi o bolo peteleco, que é facílimo! Nessa época já tínhamos uma cozinha super implementada e muitas fontes de pesquisa. Eu como boa curiosa, sempre procurei o porque de tudo, e foi ai que comecei a fazer alguns ajustes na receita do bolo peteleco, para ver se alcançava melhores resultados. O processo continua o mesmo, só que agora é duplamente delicioso!

Na confeitaria moderna, muitos chefs usam na montagem de seus pratos o “whipped ganache”, que nada mais é do que um chantilly de ganache, que é super fácil e pode ser feito com diferentes tipos de chocolate! Como eu nao queria um creme de manteiga, mas também não queria um chantilly branco, resolvi coroar esse bolinho com o que eu chamei de “Chantilly de Chocolate”.

Com o fim de semana ai, você nao tem absolutamente nenhuma desculpa para não provar essa receita!

Bolo de Chocolate Fácil

Rendimento: 1 fôrma de 30cm x 25cm / Tempo Total: 1h20 (mais o tempo de esfriar)

Ingredientes:

Chantilly de Chocolate:

IMG_1192

  • 200g de chocolate amargo (eu usei 64% Costa Rica da marca Belcolade)
  • 120g de leite integral
  • 600g de creme de leite fresco (encontrado nas geladeiras dos mercados)
  • 50g de açúcar refinado

Bolo de Chocolate:

IMG_1257

  • 1 xic. (225g) de açúcar refinado
  • 1 xic. (200g) de açúcar mascavo
  • 1 3/4 xic. (220g) de farinha sem fermento
  • 2/3 xic. (90g) de cacau em pó
  • 2 colh. de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colh. de chá de fermento em pó
  • 1/2 colh. de chá de sal
  • 2 ovos grandes
  • 1 xic. (240ml) de leite integral + 1 colh. de sopa de vinagre branco
  • 1 xic. (240ml) de café quente
  • 1/2 xic. (120ml) de óleo
  • 2 colh. de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Chantilly de Chocolate:

Em um bowl, derreta o chocolate em banho maria ou no microondas (de 30 em 30 segundos até derreter) tomando cuidado para não queimar o chocolate.

Nesse chocolate, adicione o leite em temperatura ambiente e misture até incorporar, formando um ganache. Adicione também o açúcar e misture bem.

Em um bowl grande, misturar esse ganache com o creme de leite gelado até que tudo fique bem homogêneo.

Feche esse bowl com um plástico filme e leve a geladeira para que fique bem frio, isso leva o tempo de preparar e esfriar o bolo, mas se você quiser, pode fazer um dia antes e deixar na geladeira.

Bolo de Chocolate:

Pré aqueça o forno a 180ºC e unte uma fôrma de 30x25cm (eu usei uma fonte de ferro fundido)

No bowl da batedeira, juntar os açúcares, o óleo, os ovos e a essência de baunilha e bater até ficar suave e homogêneo, o açúcar mascavo nao deixa ficar branco, mas vai ficar mas claro que o normal.

IMG_1260

Peneire a farinha com o cacau em pó, adicione o fermento, o bicarbonato e o sal e comece a bater em velocidade média. Com a batedeira funcionando, adicione o café quente e a mistura de leite com vinagre. Deixe de bater quando a massa estiver homogênea. Essa massa é bem liquida, não se preocupe. Despeje a massa na fôrma untada e leve ao forno por 40-45 minutos.

bolo_chocolate

Para saber se esta pronto, basta fazer o teste do palito. A sua casa já vai estar tomada pelo cheirinho de bolo assado.

IMG_1276

Deixe o bolo esfriar na assadeira, ou tire da assadeira se você preferir. Uma vez que esteja frio, bater o creme de chocolate na batedeira, em velocidade media, até formar o chantilly. Cuidado para nao passar do ponto e cortar todo o creme.

Agora é só espalhar o chantilly por cima do bolo com uma espátula.

Com o chantilly por cima do bolo deixe tudo na geladeira por uns 30 minutos e decore antes de servir. Eu decorei com “sprinkles” misturados, mas também fica bonito com raspas de chocolate!!

Eu fiz a receita nessa assadeira de ferro fundido que é da nossa marca de ferro fundido Brann Cookware, para quem quiser conhecer. A vantagem de fazer no ferro fundido, assim como o aluminio fundido da Nordic Ware, é que o calor é absorvido pela fonte e espalhado de maneira uniforme, evitando que os bordes se queimem enquanto o centro continua cru.

Essa receita é perfeita para servir gelada ou em temperatura ambiente.

IMG_1312

Espero que tenham gostado e que provem fazer em casa! Beijos Beijos ❤

Anúncios

8 comentários sobre “Bolo de Chocolate Fácil

  1. Pingback: Especial de Páscoa: Pavlovas de Chocolate ao Leite – Thinking Sweet

  2. Paty Majewski

    Oi Carol! Valeu pela dica 😉 Acabei fazendo sua receita tradicional mesmo, a única diferença é que por ser um bolo de aniversário, eu usei um pouco do chantilly como recheio. FICOU MUITO BOM!!! Todos ADORARAM a receita. A massa fica leve e o bolo não é nenhum pouco enjoativo e que chantilly…rs
    Beijão

    Curtir

  3. Pingback: Bolo de Chocolate com Cardamomo – Thinking Sweet

  4. Patricia

    Ca, uma dúvida!
    Não é preciso “molhar” o bolo depois de pronto? Quando fiz pela primeira vez fiquei pensado nisso, fiz exatamente como na receita e achei uma delícia, mas fiquei curiosa para saber se essa receita combina ou não ser umedecida e com o que você recomendaria.
    Beijão

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s