Pão de Chocolate, Avelã e Cerveja Preta

IMG_0767

Finalmente consegui postar essa receita!! Essa semana foi uma semana super corrida, mas cheia de novidades incríveis que eu vou contar pra vocês em outro post dedicado a essa novidade!!

Pão é uma das coisas mais fascinantes para mim, é um mundo de possibilidades que partiram da junção de grãos e água!! Obvio que nessa receita vamos das aquela incrementada, mas isso é o que torna o pão tão incrível… podemos criar muitas variedades partindo sempre da mesma base, e usando a matemática do equilíbrio sempre!

Essa foi a primeira tentativa que eu fiz desse pão de chocolate com cerveja, e ficou muito boa! Eu usei fermento biológico em pó porque era o que tinha aqui em casa, mas ha 2 dias eu resolvi me aventurar e fazer meu próprio fermento natural, e em alguns dias, vou refazer essa receita trocando o fermento químico por um fermentão natural maravilhoso! Dedos cruzados para dar certo e eu posto tudo aqui para vocês!!

A diferença entre usar o fermento biológico e o seu fermento natural é que você consegue uma fermentação muito melhor da massa, e com isso… uma massa cheia de ar e vida!! Essa fermentação também ajuda no sabor do pão, que no final, vai ter aquele toque amargo fermentado maravilhoso, como um pão de verdade deve ser! Mas vamos falar disso bem falado em um próximo post com a receita do fermento natural!

Vamos à receita!

Pão de Chocolate, Avelã e Cerveja Preta:

Rendimento: 1 pão grande / Tempo Total: 6h

Ingredientes:

IMG_0688

  • 135g de fermento natural ou 20g de fermento biologico seco
  • 433g de farinha
  • 75g de farinha de centeio
  • 25g de farinha integral
  • 128g de cerveja preta (eu usei Guinness)
  • 40g de cacau em pó
  • 349g de água (dividida em 290g + 59g)
  • 11,5g de sal
  • 115g de chocolate amargo
  • 58g de avelãs tostadas
  • 1/2 colh. de chá de canela

Em um recipiente de vidro, aquecer um pouco 290g de água e misturar com o fermento biológico.

IMG_0699

Em um bowl, misturar a farinha, farinha de centeio e farinha integral, Adicionar a cerveja preta e a mistura de água e fermento. Misturar até obter uma massa homogênea. Cobrir com um pano de cozinha e deixar essa massa crescer por 30min.

IMG_0710IMG_0723

Tirar a massa do bowl, adicionar o cacau e a canela e seguir misturando. Passar a massa para uma superfície limpa e enfarinhada e começar a amassar. Adicionar o restante da água, sempre dependendo da capacidade de absorção da sua farinha. Depois de 3-4 minutos amassando, colocar o pano de cozinha em cima da massa e deixar descansar por 5 minutos. O descanso vai fazer com que a massa absorva a agua mais rápido e fique mais fácil de amassar.

Adicionar o sal, voltar a amassar. Quando a massa estiver lisa e com “corpo”, adicionar o chocolate picado e as avelãs. Nesse ponto, amassamos apenas até juntar tudo, assim não quebramos as fibras do glúten.

Passar a massa para um bowl untado com um pouco de óleo, para não grudar. Tapar a massa com o pano de cozinha e deixar fermentar/descansar em um ambiente úmido e quente por 2-3 horas (quanto mais horas melhor).

IMG_0730IMG_0744

Quando a massa tiver crescido o dobro do tamanho original, moldar o formato do pão e deixar repousar já na assadeira por mais 2 horas.

IMG_0748

Pré aquecer o forno a 250ºC.

5 minutos antes de levar o pão para o forno, borrifar um pouco de água no forno para fazer vapor. Cortar o topo do pão com uma faca afiada (opcional).

Levar ao forno por 15 minutos, então baixar a temperatura para 230ºC por mais 10 minutos. Baixar a temperatura uma ultima vez para 190ºC e deixar por mais 20 minutos. No total, serão +- 50 minutos. Desligar o forno e deixar o pão por mais alguns minutos com a porta entreaberta.

IMG_0758

O pão ficou delicioso! Não é um pão doce e também não é um pão super salgado, com manteiga ficou espetacular, e como sanduíche também ficou bem legal!!

Espero que tenham gostado, e próxima semana volto com as novidades deliciosas que tenho pra contar!! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s