Bolo Invertido de Framboesa

bolo invertido framboesa - final 2

A vida no Chile é bem interessante, as estações do ano são bem marcadas e o verão vem cheio de maravilhas da natureza, como as frutas vermelhas, que no sul nascem na beira da estrada… já parou para imaginar essa cena? Enquanto no Brasil pagamos caríssimo por 100gr de framboesa, aqui 1kg vale o equivalente a R$5,00!!! Então vá em frente e me inveje por alguns minutos.

Eu sempre gostei de aproveitar o que as estações tem de melhor para oferecer, adoro geléias porque são uma ótima maneira de guardar as frutas do verão para aproveitar no inverno… mas nesse caso, eu queria aproveitar agora! Para não usar a framboesa apenas como decoração, resolvi fazer esse invertido, que no final, manteve o frescor da framboesa com um toque adocicado mais leve do que a geleia proporcionaria. Vocês vão amar!!!

Bolo Invertido de Framboesa:

Rendimento: 1 fôrma de 25cm de diâmetro / Tempo total: 1h20min

bolo invertido - mise en place

Ingredientes:

  • 1kg de framboesa fresquinhas (pode ser congelada se essa for a única opção)
  • 1/2 xic. (110gr) de açúcar refinado
  • 190gr de manteiga sem sal
  • 1 1/4 xic. (275gr) de açúcar refinado
  • zest de 1 limão siciliano ou 2 limões verdes
  • 1 fava de baunilha (ou 1/2 colh. de chá de essência de baunilha)
  • 3 ovos grandes
  • 2 xic. (300gr) de farinha sem fermento
  • 1 1/2 colh. de chá de fermento em pó
  • 1/2 colh. de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xic. (60gr) de farinha de amêndoa (ou castanha do pará moída)
  • uma pitada de sal
  • 1 xic. (250ml) de leite integral
  • 1 colh. de sopa de vinagre

Modo de Preparo:

Pré aquecer o forno a 175ºC. Untar uma fôrma de 25cm com manteiga e farinha.

Em um recipiente, misturar o leite com o vinagre e deixar repousar por 5 minutos ou até utilizar. Esse método é utilizado para fazer o que nos EUA chamam de “buttermilk”, que na verdade é o soro que sobra quando batemos o creme de leite até virar manteiga. Esse buttermilk que estamos fazendo é a maneira mais fácil de substituir o original.

Espalhar as framboesas sobre a fôrma untada. Uma vez que o fundo da forma esteja coberto com framboesa, despejar 1/2 xic. de açúcar sobre as framboesas.

invertido de framboesa - montagem

Em um bowl, misturar a farinha, farinha de amêndoa, fermento, bicarbonato e sal.

invertido de framboesa - zestIMG_0452

Com um ralador pequeno ou um microplane, tirar o zest do limão, sem tirar a parte branca que tem um sabor nada agradável. Com uma faca pequena, abrir a fava de baunilha e raspar com o outro lado da faca para tirar todas as sementinhas. Eu guardo todas as minhas favas de baunilha em um vidro com álcool, assim eu tenho essência natural de baunilha e minhas favas não secam.

Na batedeira, com o globo, bater a manteiga, a outra parte de açúcar, a baunilha e as raspas de limão até a manteiga desfazer. Adicionar os ovos, um a um, e bater bem até ficar fofo e branco como o meu.

invertido de framboesa - batedeira

Adicionar os secos e o nosso “buttermilk” e bater só até combinar e ficar homogêneo, 2 min mais ou menos. Despejar a massa sobre as framboesas na fôrma e com a espátula alisar e nivelar a massa.

invertido de framboesa - montagem 2

Maravilhosa! Já da vontade de comer cru mesmo… mas a vida é feita de esperas, então pode colocar essa belezinha no forno e deixar por 40min, se o forno estiver muito alto, a massa vai começar a queimar e o centro ainda vai estar cru, por isso é muito importante que a temperatura varie de 170ºC a 180ºC. Sempre antes de tirar do forno, fazer o teste do palito para ter certeza que está cozido, porque cada forno é um forno e você tem que conhecer intimamente o seu!

Se você está usando fôrma de fundo removível é muito importante colocar uma assadeira por baixo antes de colocar no forno, porque vai pingar caramelo de framboesa!

Quando o bolo estiver pronto, deixe esfriar por 10min. Passe uma faca na lateral para ter certeza de que tudo vai soltar lindamente e dê volta na forma em um prato.

invertido de framboesa - final topo

Você vai ter framboesas sensuais coroando um bolo bem molhadinho e macio. O sabor é delicioso, a combinação perfeita de ácido e doce, com um toque de baunilha bem suave. Espero que vocês tenham gostado e postem fotos no instagram e no facebook com a hashtag #thinkingsweet até a próxima pessoal ❤

Anúncios

Um comentário sobre “Bolo Invertido de Framboesa

  1. Pingback: Bolo Invertido de Ameixa com Manteiga Tostada – Thinking Sweet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s